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Pelotas & RS

Grupo da UFPel apresenta análise da pandemia em Pelotas

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Os pesquisadores do GDISPEN apresentam um resumo da situação atual da pandemia de COVID-19 na cidade de Pelotas/RS, usando como base os dados divulgados diariamente pela Prefeitura Municipal nas suas redes sociais e no site oficial.

A cidade de Pelotas registrou o primeiro caso de COVID-19 no dia 25/03/2020 e o primeiro óbito no dia 20/06/2020.  Abaixo pode-se ver o tempo que levou para atingirmos os 500 óbitos na data de 31/03/2021.

  • 20/06/2020 – óbito 1
  • 10/09/2020 – 101 óbitos – 83 dias após o óbito 1
  • 09/12/2020 – 204 óbitos – 90 dias após o 100º óbito
  • 10/01/2021 – 301 óbitos – 32 dias após 0 200º óbito
  • 09/03/2021 – 401 óbitos – 58 dias após o 300º óbito
  • 31/03/2021 – 500 óbitos – 22 dias após o 400º óbito

Na mesma data em que Pelotas atinge 500 óbitos, o número acumulado de casos confirmados chegou a 28.210 casos da doença (um aumento de mais de 5.500 casos no período de 1 mês).  Na média, de 01 a 31/03, a cidade registrou 180 casos/dia e 3,9 óbitos/dia.

incidência atual é de 8.239 casos e a mortalidade é de 146 óbitos por 100.000 habitantes, com uma taxa de letalidade aparente de 1,77%. Além disso, em 31/03, Pelotas possuía 25.262 pessoas recuperadas (89,5%) e 2.448 casos ativos (8,7%).

Passado 1 ano do 1º caso de COVID-19 confirmado em Pelotas, mesmo com sucessivos aumentos de leitos, bem como medidas tomadas pelos governantes, vivemos um dos piores momentos da pandemia. A ocupação dos leitos de UTI e enfermaria, exclusivos COVID, é total a algumas semanas.

Abaixo seguem os gráficos de óbitos diários, óbitos por semana epidemiológica, óbitos por mês e ocupação dos leitos de UTI e enfermaria para Pelotas*.

*O comitê interno para acompanhamento da evolução da pandemia da COVID19 da UFPel, em nota do dia 24/03/2021 , apresentou um infográfico para ajudar a população na interpretação dos gráficos de internações e óbitos (https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2021/03/Nota-comite_apendice_24.03.21.pdf ).

Abaixo segue o gráfico da projeção de casos até o dia 15/04 para a cidade de Pelotas. Se a taxa de crescimento seguir como está (R= 0,93), estima-se que até o dia 15/04, Pelotas tenha aproximadamente 29.700 infectados por COVID-19.

A epidemia não acabou. Evite sair de casa sem necessidade e ao sair, use máscara de proteção e passe álcool gel nas mãos. Se proteja. Proteja a sua família!

Os gráficos diários com a evolução da pandemia em Pelotas podem ser acompanhados no site do GDISPEN através do link https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte/covid-19-graficos-com-relacao-ao-rs/covid-19-pelotas/ou acessando o QR code ao lado.

Este estudo tem finalidade puramente acadêmica e científica, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais. As discussões, opiniões, ideias e publicações geradas a partir dos resultados do modelo utilizado são de autoria dos respectivos autores, e não necessariamente representam aquelas das instituições a que estes pertencem.

Responsáveis: Daniela Buske, Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros

Gráficos iterativos: Gustavo Braz Kurz

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Especial

Aplicativo com mulher motorista, para levar crianças, surge numa hora ruim para o Uber

Objetivo é atrair os clientes insatisfeitos do Uber

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O novo serviço – de transporte por aplicativo de crianças e mulheres por motoristas exclusivamente do sexo feminino, o LadyDriver – é um desdobramento do modelo de negócio do Uber, do 99, do Cabify. É um exemplo de inovação criativa.

Pelo que apurei, o transporte de nicho (só para crianças e mulheres) surge no vácuo do serviço de Uber e assemelhados, que hoje enfrentam o descontentamento dos motoristas.

Os novos empreendedores teriam percebido que os motoristas de Uber etc. estariam abandonando esses aplicativos, ao perceber que os lucros não estão compensando os custos de manutenção dos veículos. Isso explicaria um fato que se tem repetido mais e mais: motoristas de Uber, após chamados pelo cliente, estão cancelando a corrida, escolhendo as que lhe convém, quando convém.

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Concorrência

A ideia do serviço exclusivo para crianças e mulheres, só com motorista mulher, é uma tentativa de entrar no mercado de transporte por aplicativo e concorrer com o Uber etc.

Ao se propor levar e trazer crianças, cuja integridade não tem preço (daí motorista só mulher: para afastar a ideia de assédio sexual infantil), o novo negócio deverá ter tarifa cerca de 30% mais cara que a da Uber.

Os empreendedores apostam que motoristas mulheres insatisfeitas do Uber vão migrar para a novo aplicativo de nicho, por esse motivo: ganhar mais.

A ideia seria aos poucos “roubar” clientes dos aplicativos sem nicho e, no médio prazo, abrir a condução a pessoas de todos os gêneros e idades, concorrendo com o Uber e outros, mesmo cobrando mais caro.

Parece até que estamos nos Estados Unidos. Iniciativa típica de livre mercado, soluções novas que se propõem a ser melhores que as oferecidas. Inovação buscando superar inovação em velocidade muito rápida, como nos EUA.

Para os empreendedores do novo aplicativo de nicho, as pessoas estariam dispostas a pagar mais caro pelo transporte, desde que o serviço seja bom, seguro e não falte quando chamado. Começarão pelas crianças e mulheres. Daqui a pouco estarão conduzindo todo mundo.

O que farão a Uber e seus colegas?

Foto divulgação do LadyDriver

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Pelotas & RS

UFPel seleciona professores substitutos

Há 11 vagas para diversas áreas do conhecimento

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Estão abertas até domingo (31) as inscrições para processo seletivo de professores substitutos.

Há 11 vagas para diversas áreas do conhecimento, sendo que destas, duas são reservadas para candidatos autodeclarados negros e uma para pessoa com deficiência.

O período provável de provas é de 1º a 8 de dezembro, incluindo o final de semana. Esse prazo poderá ser ampliado em decorrência da quantidade de candidatos com inscrições homologadas.

Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível neste link.

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Pelotas & RS

Aplicativo para transporte de crianças procura motoristas mulheres

Criada em 2017, LadyDriver pretende criar 100 oportunidades de trabalho nas próximas semanas

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Prefeitura divulga: “Está chegado a Pelotas e região o primeiro aplicativo de transporte de mulheres e crianças com apenas motoristas mulheres”.

Segundo a prefeitura, ao propagar o serviço, o objetivo é trazer igualdade de gênero a este segmento, atender as necessidades do universo feminino, ser uma ferramenta para alavancar a independência financeira desse público e trazer mais segurança ao público feminino na hora de se locomover”.

O novo serviço surge num momento ruim para a Uber e assemelhados.

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O aplicativo começa suas operações em Pelotas pelo cadastramento de motoristas com o objetivo de atingir mais de 100 registros nas próximas semanas. A motorista precisa acessar o aplicativo LadyDriver no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.ladydriver.driver) e, após o cadastro, a  pessoa recebe as instruções para dar continuidade ao interesse de registro. 

Segundo Andressa Curtis, representante da empresa, ela será um grande diferencial da plataforma está na possibilidade de a motorista poder cadastrar um número de telefone de emergência para qualquer eventualidade. “Não bastasse a questão da segurança, também há uma preocupação com o retorno financeiro, pois somos a única empresa do setor onde a motorista começa a ganhar desde o momento em que a corrida é aceita.”

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