Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Pelotas & RS

Pessoas com comorbidades serão as próximas a receber vacina contra Covid-19 no Estado

Publicado

on

Assim que os municípios terminarem de vacinar idosos (pessoas com 60 anos ou mais) contra a Covid-19, poderão iniciar a imunização de adultos de 18 a 59 anos que têm alguma comorbidade. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, explica que a vacinação desse novo grupo depende do ritmo do recebimento de doses do Ministério da Saúde e do fluxo de aplicação nos municípios.

De acordo com a diretora do Centro Estadual de Saúde, Cynthia Molina Bastos, comorbidades são doenças ou condições de saúde que aumentam o risco de condições mais graves. A estimativa no Rio Grande do Sul é de 1.150.997 pessoas com pelo menos alguma das seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial ou pulmonar, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

“A tendência é que o Ministério da Saúde adote o mesmo sistema de organização por idade para as pessoas com comorbidades. Primeiro irão se vacinar as pessoas deste grupo que tenham 59 anos, depois 58, e assim por diante, em ordem decrescente”, diz a secretária.

Para comprovar a doença, a pessoa deverá levar ao posto de saúde um documento médico (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.). Poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas Unidades de Saúde.

“É imprescindível que cada paciente leve um comprovante da doença crônica que possui. Os municípios têm um grande desafio pela frente, que é o monitoramento de quem efetivamente será vacinado”, falou o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), Maicon Lemos. “O Cosems está trabalhando e se articulando para definir a melhor metodologia para esse monitoramento”, acrescentou. “A ideia é favorecer a população e não burocratizar”, completou a diretora Cynthia.

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Pelotas & RS

Inscrições para alunos com deficiência abrem segunda

Vagas estarão disponíveis nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da rede municipal. Para o Ensino Médio, inscrições serão aceitas nos dias 28 e 29

Publicado

on

Entre segunda-feira (25) e quarta (27), estará aberto o prazo de inscrição para as novas vagas para estudantes com laudo de deficiência, para o ano letivo de 2022, na rede municipal de ensino.

Pais ou responsáveis legais devem se dirigir à escola pretendida para fazer as inscrições. Será necessário apresentar um documento de identidade do aluno e o laudo. O horário será o mesmo de funcionamento de cada escola.

Tanto para as escolas de Educação Infantil (Emeis), quanto para as de Ensino Fundamental (Emefs), o sorteio das vagas está previsto para a quinta-feira (28). Os educandários informarão o dia de retorno para a matrícula.

Ensino Médio

As inscrições para novas vagas de alunos com laudo, no Ensino Médio do Colégio Municipal Pelotense, serão realizadas nos dias 28 e 29 deste mês. O sorteio ocorrerá no dia 3 de novembro. A instituição informará a data de retorno para a realização da matrícula e a documentação necessária.

Confira o cronograma para inscrições

  • Emeis

Dias 25, 26 e 27 – para Educação Infantil, alunos de zero a 3 anos; berçário, maternal 1 e 2; pré 1 e pré 2

Local – todas as escolas de Educação Infantil

Horário – de acordo com o funcionamento das escolas

  • Emefs

Dias 25, 26 e 27 – para pré 1; pré 2; 1º ano, e do 2º ao 9º ano

Local – todas as escolas de Ensino Fundamental

Horário – de acordo com o funcionamento das escolas

  • Ensino Médio

Dias 28 e 29

Local – Colégio Municipal Pelotense

Horário – de acordo com o funcionamento da escola

Continue Reading

Pelotas & RS

Por um metro, UFPel e UCPel ausentes do Conplad há mais de meia década

Seis anos de ausência, mais de meia década, por um metro de trena

Publicado

on

O Conselho Municipal do Plano Diretor (Conplad), responsável por zelar e formular soluções relativas ao planejamento urbano da cidade, continua sem a participação das Universidades Federal e Católica.

Até 2018 as instituições participaram. Naquele ano porém abandonaram o Conselho, após serem vencidas numa votação. Foram contra a elevação de um metro na altura dos edifícios, não gostaram do resultado e deram adeus ao grupo.

Hoje saiu o edital da nova composição do Conselho, que tem mandato de dois anos. Como nem UFPel nem UCPel aparecem na relação, ficarão mais um biênio sem participar das definições.

Seis anos de ausência, mais de meia década, por um metro de trena.

Pelotas ganha ou perde? Que te parece?

Continue Reading

Pelotas & RS

Tucson derrapa e mata quatro da mesma família

A caminhonete Tucson, que levava a família, sentido capital-interior, saiu da pista, capotou, rolou e ficou submersa em um banhado

Publicado

on

Um acidente rodoviário matou quatro pessoas de uma mesma família de Jaguarão.

Eram cerca de 14h30 da tarde deste sábado de chuva.

Km 550 da BR-116, altura do Capão do Leão.

A caminhonete Tucson, que levava a família, sentido capital-interior, saiu da pista, capotou, rolou e ficou submersa em um banhado.

Morreram um homem de 41 anos, uma mulher de 47 e duas crianças, uma menina de seis e um garoto de quatro anos.

Após os trabalhos dos policiais rodoviários, o trânsito foi liberado.

PUBLICIDADE

Clique aqui para um tour pela Escola Mario Quintana

https://marioquintana.com.br/tourvirtual/

Continue Reading

Em alta