Crianças de 2 a 4 anos começam a receber a vacina contra gripe

Nesta segunda-feira (19), crianças de 2 a 4 anos completos passaram a integrar o público-alvo da imunização contra a Influenza em Pelotas. A inclusão do grupo foi possível devido à chegada de uma remessa com mais de 9,6 mil doses na última semana. 

Fazem parte do grupo prioritário da 1ª etapa de vacinação:
– crianças de seis meses a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– gestantes (em qualquer idade gestacional);
– puérperas (até 45 dias após o parto); e
– indígenas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 9 de julho em todo o país. A vacina deste ano é a do tipo trivalente, que protege contra três cepas de Influenza: H1N1; H3N2 e B (victoria).

Onde se vacinar

A imunização contra o vírus da gripe pode ser feita no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.420, das 13h30min às 16h, ou em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Na Zona Rural, o processo será das 13h às 15h.

As UBSs atenderão mediante distribuição de fichas e conforme a capacidade diária operacional. Em caso de público excedente, será feito o agendamento para o próximo dia, de acordo com a quantidade de doses disponíveis. Os endereços podem ser conferidos em: https://www.pelotas.com.br/storage/servicos/coronavirus/PLANILHA%20UBSs%20(2).pdf

Fique atento às recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que, no caso de algum integrante desse grupo ter tomado a vacina contra a Covid-19 ou estiver agendada a vacinação, deve-se aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das vacinas.

Caso a pessoa apresente algum sintoma de infecção pelo coronavírus, é necessário adiar a vacinação contra a Influenza até a recuperação clínica total e, ao menos, um período de quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas após o diagnóstico em pessoas assintomáticas.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.