Connect with us

Pelotas e RS

Os primeiros 100 dias da Nova Gestão da UFPel: entre Incertezas e Proposições

Publicado

on

Abaixo, Nota da Gestão da UFPel divulgada nesta segunda-feira (3):

Os primeiros 100 dias da Nova Gestão da UFPel: entre Incertezas e Proposições

Na cidade do doce e do tambor de sopapo, não são doçuras que temos vivido nestes dias, e o som que ouvimos é de um clamor por mais atenção com tudo o que construímos, até agora, na cinquentenária UFPel. A narrativa dos primeiros 100 dias na gestão da UFPel (2021-2025) traz um misto de impasse, incertezas, mas também esperança de que possamos, com a equipe qualificada que temos, dar continuidade a um perfil de gestão propositiva e exemplar.

Impasse porque começamos com o fato de ter um reitor eleito não nomeado, Prof. Paulo Ferreira, que foi o primeiro a defender que a proposta eleita pela comunidade precisava ser implementada. Assim, nossa colega e legítima proponente conosco do programa UFPel Diversa, Profa. Isabela Fernandes Andrade, tomou posse como reitora de nossa UFPel, pondo em prática o que já estava em curso: um trabalho desenhado a várias mãos, na busca compartilhada por melhores soluções.

As incertezas se configuram em um cenário de grave pandemia, de uma crise econômica e de embates políticos. Além deste contexto, não podemos esquecer onde estamos: em uma cidade universitária, que se desponta como principal na Região Sul do Estado, e se desenvolve com a colaboração das universidades, e de sua ciência, suas pesquisas, suas ações junto à comunidade, e, no caso da UFPel, do impacto de sua presença e dos mais de 20 mil estudantes que dela fazem parte. A pandemia da COVID-19 mantém praticamente todos os servidores e estudantes realizando suas atividades acadêmicas e administrativas de modo remoto há mais de um ano. Além disso, um corte orçamentário na ordem cerca de 25%, em custeio, torna 2021 um ano de muitas dificuldades para a nossa instituição.

Durante esse período a gestão tem se manifestado publicamente contra os cortes e a desvalorização do ensino superior público, mantendo a prioridade no atendimento às políticas de permanência dos estudantes e as ações de enfretamento a pandemia.

Publicidade

Muito temos falado em autonomia e é com a esperança de que nossa existência, como Instituição pública, que forma profissionais em todas as áreas do conhecimento, que são suporte ao crescimento da sociedade, que temos realizado nossas ações. E muitas destas que estão no programa já se configuram efetivando os três aspectos que sublinhamos para promover uma UFPel integrada, acolhedora e contemporânea. Destacamos a seguir algumas das ações realizadas nestes 100 dias iniciais de gestão.

A UFPel já está mais integrada.

Integrar internamente unidades acadêmicas e administrativas e externamente, nossa Universidade com a comunidade, é o caminho que estamos apostando para qualificar mais nosso espaço formativo. Já está em andamento um cronograma de conversas com a comunidade acadêmica para debater sobre as demandas oriundas deste momento de pandemia e do pós-pandemia, colocando em diálogo as Pró-Reitorias Acadêmicas, bem como a participação do COCEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), CID, PRAE e Vice-Reitoria. Deste modo chegamos ao terceiro calendário proposto desde o início da pandemia. A UFPel está na metade de seu semestre 2020/2, na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE), com todas as ofertas de disciplinas e turmas, possíveis para esse meio, em andamento, já nos preparando para planejar o 2021/1. Foi intensificada a formação de servidores docentes e técnicos administrativos, professores substitutos, alunos e monitores para o uso de plataformas e ferramentas online por meio de cursos, rodas de conversa, lives, materiais informativos e manuais instrucionais.

Houve a valorização do CONSUN como espaço de debate das grandes questões da UFPel, com a definição de uma agenda anual de reuniões, tendo a pauta e a convocação sendo sempre enviadas com antecedência de uma semana ao encontro onde os temas serão tratados.

A Pós-Graduação propôs a criação de dois novos núcleos, o Núcleo de Interdisciplinaridade, Planejamento e Avaliação da Pós-Graduação, com o objetivo de estimular uma maior interdisciplinaridade institucional, e o núcleo de Planejamento e Infra-estrutura em Pesquisa, que visa o desenvolvimento e efetivação de políticas de planejamento, utilização e manutenção da infra-estrutura de pesquisa multiusuário.

Foi dado início à implantação da Superintendência do Campus Capão do Leão, a qual já terá em sua estrutura o Biotério Central e o Centro Agropecuário da Palma, que deixam de pertencer ao Gabinete da Vice-Reitoria. O futuro superintendente, que será o braço da gestão central presente permanentemente no Campus Capão do Leão, ocupa hoje o cargo de assessor da reitoria e já está liderando inúmeras atividades de integração e governança.

A Linha UFPel ampliou seu leque de produtos na Coleção 2021. A campanha de lançamento, realizada exclusivamente através das redes sociais, apresentou novas categorias de produtos como garrafinhas do tipo squeeze, ecobags em 3 diferentes modelos, cadernetas de anotações, chaveiro em metal escovado, caneca térmica, entre outros.

Publicidade

Já estamos em uma nova fase de divulgação de publicações com o selo da UFPel. Foram divulgadas nas redes sociais, durante o mês de março, a divulgação de mais de 20 publicações de mulheres autoras e/ou organizadoras de nossa instituição, sob a hashtag #mulheresautoras.

Através da estruturação da Agência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, a Universidade avança em sua atuação na promoção do desenvolvimento tecnológico. Várias novas ações estão em andamento: um Edital de bolsas institucionais de mestrado e doutorado na indústria será lançado nos próximos dias; a Incubadora Conectar passará para novo espaço no Parque Tecnológico e triplicou o número de vagas oferecidas; quatro novas patentes foram concedidas e três novas parcerias foram fechadas com empresas, refletindo na captação de recursos para a Instituição.

No Hospital Escola o início do ano foi marcado pela execução do Plano Diretor Estratégico do HE; a instalação de um sistema de monitoramento eletrônico de ambientes por circuito fechado de televisão – CFTV, que trouxe a um nível maior de segurança e o recebimento de equipamentos adquiridos através de recursos provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) e de emendas parlamentares. Está em andamento o projeto de Governança, que tem como objetivo viabilizar a construção dos Blocos 1 e 2 do novo HE. E ainda, conforme ação proposta no plano de gestão, já foi implementado o Colegiado Gestor de Ensino, que tem como objetivo a identificação das necessidades dos cursos com atuação na Instituição, aproximando o HE da UFPel.

A UFPel já está mais acolhedora.

Com o compromisso de dar acesso qualificado e inclusivo, temos trabalhado para que cada vez mais pessoas possam ter a Universidade como um projeto e oportunidade de crescimento em suas vidas. Uma ação que reflete este propósito trará, nesta semana, para a apreciação no Conselho Universitário, a Resolução para acesso afirmativo de pessoas travestis e transexuais nos programas de pós-graduação. Será uma grande conquista para a sociedade no sentido de propiciar as mesmas condições de acesso à Universidade para todas as pessoas.

Durante a pandemia, o atendimento aos estudantes e servidores da Universidade foi mantido nos Restaurantes Universitários da Santa Cruz e do Campus Capão do Leão, além da entrega de refeições aos moradores da Casa do Estudante e da Residência dos Estudantes Indígenas e Quilombolas. Ainda, há a entrega semanal kits de Hortifruti (adquiridos junto às Cooperativas de Produtores da Agricultura Familiar) aos estudantes de maior vulnerabilidade.

Foi criado o PIAPE (Programa Institucional de Acompanhamento e Apoio Pedagógico) junto à Pró-reitorias de Assuntos Estudantis oferecendo apoio de cunho permanente, em três formas: por e-mail, atendimento individual ou coletivo através da interação em ambiente virtual. Diferentes temáticas são abordadas pelas pedagogas, atuando ativamente na promoção da qualidade de vida do aluno.

Publicidade

Ainda temos o apoio do NATE (Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais) para atendimento a servidores e estudantes, para dúvidas e capacitações no ambiente virtual. Já o sistema de bibliotecas evidenciou a ampliação de acesso e consultas em seu acervo virtual, o que nos permite ver cada vez mais a importância de nosso repositório e das assinaturas feitas em bancos de acesso virtuais.

A recepção virtual também foi o meio de acolhimento dos estudantes na Calourada 2021, num movimento criativo, coordenado pela equipe da Coordenação de Comunicação Social (CCS) com apoio das Pró-reitorias, Vice-Reitoria, Reitoria e colaboradores. Neste evento, houve a apresentação da Instituição em sua organização, com diversas atividades artístico-culturais, que deram um pouco da dimensão da UFPel.

No dia 20 de janeiro foi realizada a inauguração da nova casa dos estudantes indígenas e quilombolas. O prédio novo, localizado próximo ao Campus Anglo, foi alugado com o intuito de proporcionar uma moradia acolhedora, na qual haja respeito aos costumes e diversidade dos estudantes que ingressaram na Universidade por meio de processo seletivo específico para indígenas e quilombolas.

A UFPel aderiu ao Programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES e divulgou edital de chamamento para cursos a serem oferecidos em língua estrangeira a parceiros internacionais, na modalidade virtual, de forma a proporcionar aos participantes uma experiência de imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira.

Está pronto para ser lançado este mês um inédito edital exclusivo para bolsas de extensão para projetos desenvolvidos nos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFPel. Um primeiro passo para a promoção do incremento na qualidade de nossos na modalidade EaD, como do pertencimento dos alunos destes cursos à UFPel.

Foram realizadas homenagens aos aposentados, em formato virtual, coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Os homenageados foram presenteados com produtos da nossa linha UFPel, enviados a suas casas. O evento é de extrema importância como reconhecimento aos servidores que construíram conosco a UFPel.

A UFPel já está mais contemporânea.

Publicidade

Estar no cenário contemporâneo significa poder identificar e atender demandas que podem dar impulso ao desenvolvimento da Universidade, projetar crescimento, tanto em recursos humanos quanto em temas pertinentes à contemporaneidade, em educação, cultura, ciência e tecnologia.

Através de uma ação que movimentou todas as Universidades Federais e o MEC, demonstrando o domínio técnico da UFPel sobre os temas de gestão de pessoas, a Universidade recebeu novas vagas docentes, disponíveis para a contratação a partir de 2022, em um número que não ocorria desde o REUNI. Esta novidade nos traz a felicidade de poder consolidar cursos e elaborar novas estratégias que atendam à comunidade.

A ampliação da qualidade acadêmica, comprovada pelo Índice Geral de cursos de graduação, segue em andamento, apresentando crescimento contínuo. Do ponto de vista pedagógico destaca-se a melhoria dos resultados do ENADE, além da qualificação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, que neste ano foram todos digitalizados, eliminando os documentos físicos e facilitando sua atualização e adequação.

A UFPel passou a administrar a Estação de Tratamento de Água do Campus Capão do Leão, atuando em parceria com a Embrapa, promovendo ações de qualificação de estrutura, alterando o ponto de coleta de água, o que está qualificando em muito a qualidade da água nesse Campus. O planejamento que vem sendo planejado prevê que toda a água do Campus seja provida integralmente pela CORSAN a partir da metade do próximo ano.

Foi constituída comissão que está organizando o Programa de Formação para Gestores. Neste momento está se realizando o diagnóstico de necessidades junto às Unidades Administrativas e sua primeira edição está prevista para acontecer entre julho e novembro 2021.

Está sendo proposta a criação do Núcleo de Governança e Controle dentro de Gabinete da Reitoria, tendo atuação, entre outros, no sistema de controle de auditorias da Controladoria Geral da União (CGU) em que a UFPel precisa atualizar um passivo de ações realizadas para por em dia sua relação com este órgão de controle. Além disso, esse núcleo passa a gestar um processo para promover ações de governança para melhorar processos institucionais.

Foram implementadas as ações iniciais necessárias ao ajuste da UFPel às orientações previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, tema extremamente relevante dada a quantidade de dados que a instituição processa, envolvendo diferentes níveis de confidencialidade.

Publicidade

Em parceria com o Centro de Letras e Comunicação estabeleceu-se a reserva de 10% vagas nos cursos de línguas estrangeiras para os servidores da Universidade, permitindo a qualificação dos trabalhadores pelas competências da própria instituição.

Enfim, estas são algumas das ações que já deram início à nova Gestão da UFPel, neste momento atenta e na luta pela sobrevivência e crescimento da Universidade pública, gratuita de qualidade, com grande inserção social nesta cidade e Região com a qual colabora.

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Especial

Imunização: confira os locais de vacinação desta semana

As aplicações contra a Covid-19 ocorrem em mais de 50 locais, de segunda (24) até sábado (29)

Publicado

on

As ações de vacinação contra a Covid-19 e outras doenças terão continuidade nesta semana em Pelotas. A partir de segunda-feira (24), mais de 50 locais seguirão aplicando os imunizantes disponíveis que protegem do coronavírus e o ‘Trailer da Vacina‘ também estará em diversos bairros da cidade, conforme calendário organizado pela Prefeitura, para que a população adulta possa receber as proteções disponíveis.

O processo de imunização das crianças de cinco a 11 anos, com comorbidade e deficiência, seguirá na próxima semana na Unidade de Vacinação Infantil, montada na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes. O processo está sendo realizado por agendamento no site da Prefeitura. Neste primeiro momento, de acordo com o Informe Técnico nº 01/2022 da Secretaria Estadual da Saúde, o sistema só permitirá o agendamento de crianças inseridas nos quadros previstos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que, para deixar a carteira de vacinação em dia, é necessário apresentar a documentação exigida para cada situação, que pode ser conferida abaixo no texto.

Confira o cronograma completo e compareça:

Dose de reforço da Janssen

Para pessoas que completaram dois meses ou mais desde a aplicação da primeira dose.

– De segunda a sexta-feira

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h

Publicidade

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

– Aos sábados

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h

1ª dose

* Crianças de cinco a 11 anos com comorbidade ou deficiência previstas.

Unidade de Vacinação Infantil, montada na Ubai Navegantes

Mediante agendamento no site da Prefeitura dedicado ao coronavírus

* Pessoas com 12 anos ou mais.

Publicidade

Será utilizado o imunizante disponível no momento e local.

– De segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 8h30min às 11h – exceto nas unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto – das 8h30min às 15h

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

* No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9h às 17h

Publicidade

– Aos sábados

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h

2ª dose

Disponível para pessoas com 12 anos ou mais, de acordo com o período de intervalo indicado para a vacina de cada um dos laboratórios – Coronavac, Pfizer e Astrazeneca.

– De segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 8h30min às 11h – Astrazeneca e Pfizer – exceto nas unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto – das 8h30min às 15h – Astrazeneca e Pfizer

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h – Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac

Publicidade

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h – Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac

* No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9h às 17h, todos os imunizantes

– Aos sábados

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h, todos os imunizantes

3ª dose

Indicada para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham completado quatro meses da segunda dose, e para imunossuprimidos com a segunda dose há pelo menos 28 dias, com o atestado-padrão disponível no site da Prefeitura. A vacina utilizada será a da Pfizer.

– Segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 8h30min às 11h – exceto as unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro).

Publicidade

* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto – das 8h30min às 15h

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

* No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9h às 17h

– Aos sábados

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h

4ª dose

Disponível para pessoas imunossuprimidas, com 18 anos ou mais, que tenham recebido a terceira dose há quatro meses.

Publicidade

De segunda a sexta-feira

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 8h30min às 11h – exceto as unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindóia e Porto – das 8h30min às 15h

Aos sábados

* Na Escola Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h

Publicidade

As aplicações também poderão ser feitas no Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9h às 17h.

Saiba os endereços dos pontos de vacinação e compareça:

Laboratório Municipal – rua Lobo da Costa, 1.774 – Centro

Shopping Pelotas – avenida Ferreira Viana, 1.526 – Areal

Escola Coronel Pedro Osório – rua General Osório, 818 – Centro

Unidade de Vacinação Infantil / Ubai Navegantes – rua Dona Darcy Vargas, 212 – Porto

UBS Arco-Íris – avenida Pery Ribas, 523 – Três Vendas

UBS Areal I – rua Apolinário de Porto Alegre, 290 – Areal

Publicidade

UBS Areal Fundos – avenida Domingos José de Almeida, 4.265 – Areal

UBS Barro Duro – praça Aratiba, 12 – Laranjal

UBS Bom Jesus – avenida Itália, 350 – Areal

UBS Caic – avenida Leopoldo Brod, 3.220 – Pestano

UBS Cascata – estrada Cascatinha 1, s/n – 5º distrito

UBS Cerrito Alegre – estrada Cerrito Alegre, s/n – 3º distrito

UBS Cohab Guabiroba – rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352 – Fragata

Publicidade

UBAI Lindoia – avenida Ernani Osmar Blaas, 344 – Três Vendas

UBS Cohab Pestano – avenida Leopoldo Brod, 2.297 – Pestano

UBS Cohab Fragata – rua Paulo Simões Lopes, 230

UBS Colônia Maciel – acesso Colônia Maciel, s/n – 8º distrito

UBS Colônia Osório – 4º distrito

UBS Colônia Triunfo – Colônia Triunfo, s/n – 8º distrito

UBS Colônia Z-3 – rua Rafael Brusque, 147 – Laranjal

Publicidade

UBS Corrientes – BR-116

UBS Cordeiro de Farias – 5º distrito

UBS CSU Areal – rua Guararapes, 50 A – Areal

UBS Dom Pedro l – rua Ulisses Batinga, 749 – Fragata

UBS Dunas – avenida Ulysses Silveira Guimarães (avenida Um), s/n – Areal

UBS Fátima – rua Baldomero Trápaga, 480 – São Gonçalo

UBS Fraget – rua Três, 81 – Vila Real/Fragata

Publicidade

UBS Getúlio Vargas – rua Sete, 184 – Getúlio Vargas

UBS Grupelli – 7º distrito

UBS Jardim de Allah – avenida Fernando Osório, 7.430 – Centro

UBS Laranjal – rua São Borja, 683 – Laranjal

UBS Leocádia – rua David Canabarro, 890 – Areal

UBS Monte Bonito – 9º distrito

UBS Navegantes – rua Dona Darcy Vargas, 212 – Porto

Publicidade

UBS Obelisco – rua Doutor Francisco Ribeiro Silva, 505 – Areal

UBS Osório (Loteamento) – rua Barão de Mauá, 217

UBS Pedreiras – 9º distrito

UBS Posto Branco (anexo Vila Princesa) – Estrada Porto Alegre antiga, Granja Retiro, s/n

UBS Porto/Puericultura – rua Doutor João Pessoa, 240 – Centro

UBS Py Crespo – rua Marquês de Olinda, 1.291 – Três Vendas

UBS Sanga Funda – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 5.025 – Três Vendas

Publicidade

UBS Sansca/Vila Castilho – rua Doutor Amarante, 919 – Centro

UBS Santa Silvana – Colônia Santa Silvana, s/n – 6º distrito

UBS Santa Terezinha – rua São Miguel, 5 – Três Vendas

UBS Simões Lopes – avenida Viscondessa da Graça, 107 – Centro

UBS Sítio Floresta – rua Ignácio Teixeira Machado, 299 – Sítio Floresta

UBS União de Bairros – rua 1, s/n – Loteamento dos Municipários

UBS Vila Municipal – rua Luciano Galleti, 600 – Três Vendas

Publicidade

UBS Vila Nova – 7º distrito – Vila Nova

UBS Vila Princesa – rua Quatro, 3.205 – Três Vendas

UBS Virgílio Costa – rua Epitácio Pessoa, 1.291 – Fragata

*Todos que optarem por realizar a vacinação no Shopping Pelotas estarão isentos do pagamento da taxa de estacionamento do local. A gratuidade será concedida a quem apresentar a Carteira de Vacinação. Além disso, quem comparecer para a vacina e adquirir um ingresso para o cinema, para a data, ganhará outro sem custo algum.

Esteja com a documentação necessária em mãos

Para 1ª e 2ª dose

Crianças de cinco a 11 anos com comorbidade ou deficiência

– Atestado (simples – não precisa ser padrão) da criança que comprove a comorbidade ou deficiência

– Documento de identidade com foto da criança

Publicidade

– Comprovante de residência do responsável

– Declaração de ciência do responsável legal (disponível no link)

– Caso a criança não tenha documento com foto, poderá ser preenchida uma declaração (disponível no link)

– Carteira de Vacinação da Criança (para confirmar o intervalo de 15 dias entre essa vacina e qualquer outra do calendário)

– Comprovante do agendamento da vacinação (pode ser impressa a tela com protocolo do sistema ao final do agendamento ou apresentar print da tela).

Pessoas com 12 anos ou mais

– Comprovante de residência

Publicidade

– Documento de identidade

– Cartão SUS ou CPF

– Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda)

Para 3ª dose

Pessoas com 18 anos ou mais

– Documento de identidade

– Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação

Para 4ª dose de imunossuprimidos

– Documento de identidade

Publicidade

– Carteira de Vacinação, a fim de comprovar a imunização com a terceira dose há quatro meses

– Atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus

Para o reforço da Janssen

– Documento de identidade

– CPF ou Cartão SUS

– Carteira de Vacinação para comprovar o prazo da primeira dose

Lista de comorbidades para vacinação de crianças entre cinco e 11 anos, conforme previsto pela Secretaria Estadual da Saúde:

– Obesidade

– Pneumopatias Crônicas Graves

Publicidade

– Outros imunodeprimidos

– Hemoglobinopatia grave

– Doença cardiovascular

– Doença neurológica crônica

– Diabete Mellitus

– Doença Renal crônica

– Síndrome de Down

Publicidade

– Cirrose Hepática

* Importante ressaltar que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão inseridas entre os casos de deficiência previstos pelos órgãos de saúde.

Orientações da SMS

A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Continue Reading

Brasil e mundo

Instituto Capitalismo Consciente fará webinar sobre “despertar da consciência empresarial gaúcha”

Evento de lançamento da filial do ICCB no Rio Grande do Sul vai abordar os
pilares que sustentam o movimento através de quatro empresas da região

Publicado

on

O Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) vai lançar a Filial Regional do Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul, por meio do Talk Consciente O Despertar da Consciência Empresarial Gaúcha, que promete abordar os pilares que sustentam o movimento através de quatro empresas gaúchas.

O evento será realizado virtualmente, na próxima quarta-feira (26), de 19h às 20h, pela plataforma Zoom. O trabalho das filiais, na visão do ICCB, é uma necessidade para todos os estados do Brasil com o objetivo de promover a conscientização dentro das empresas, acelerando o processo de transformação.

A ideia é que a presença regionalizada aproxime ainda mais estes empresários brasileiros, criando uma corrente do bem dentro dos negócios. No Rio Grande do Sul, o instituto chega através dos empreendedores Eliane Davila e Solon Stahl.

“Nosso estado é inovador e está se desenvolvendo muito para ser referência em
educação e inovação. Mas o nosso principal desafio é sensibilizar os empresários,
empreendedores e lideranças locais, para que percebam que o Capitalismo Consciente
é uma filosofia sustentável que entende o negócio para além do lucro. Que empresas
apoiadas nos quatro pilares do movimento são mais rentáveis, a longo prazo, e
impactam positivamente a sociedade e o mundo”, diz Eliane Davila.

Para conversar sobre a mudança que o despertar da consciência empresarial pode fazer no Sul e falar sobre os pilares do Capitalismo Consciente, o Instituto convida os
palestrantes Suzane Girondi Culau Merlo, Solon Stapassola Stahl, Soraia Schutel e
Guilherme Massena. O evento ainda terá mediação de Eliane Davila, colíder da Filial
Regional do Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul.

Para se inscrever neste evento, basta preencher um formulário disponível no site:
https://landingpage.ccbrasil.cc/lp-inscricao-talk-consciente-rio-grande-do-sul-26-01-2022-19h00

Os convidados:

Publicidade

Suzane Girondi Culau Merlo – Advogada e empresária fundadora da Capim na Pele.
Mestre em Direito Ambiental. Conselheira e Coordenadora da Filial Regional do
Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul. Embaixadora do Instituto Capitalismo
Consciente Brasil e Certified Conscious Business Change Agent.

Solon Stapassola Stahl – Diretor Executivo da Sicredi Pioneira. Administrador de
Empresas. Embaixador do Capitalismo Consciente. Colíder da Filial Regional do
Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul.

Soraia Schutel – Empreendedora e Cofundadora da Sonata Brasil. Doutora em
Administração. Conselheira da Filial Regional do Capitalismo Consciente no Rio Grande
do Sul.

Guilherme Massena – Cofundador da Dobra. Bacharel em Administração. Gestão da
Inovação e Liderança. Conselheiro da Filial Regional do Capitalismo Consciente no Rio
Grande do Sul.

Eliane Davila (mediadora) – Mentora de Carreiras e de Negócios Conscientes. Doutora
em Processos e Manifestações Culturais. Colíder da Filial Regional do Capitalismo
Consciente no Rio Grande do Sul e embaixadora Certificada do Capitalismo Consciente

Sobre o Instituto Capitalismo Consciente Brasil

Fundado em 2013, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil incentiva, inspira e ajuda
empreendedores e líderes a aplicarem os princípios do capitalismo consciente em suas
organizações. Com o intuito de ajudar a transformar o jeito de fazer investimentos e negócios no Brasil, para reduzir a desigualdade, o Instituto realiza programas de conscientização, inspiração e educação. Em 2020 a instituição alcançou a marca de 200 corporações associadas, e o número de associados pessoa-física ultrapassou a marca de 2 mil pessoas.

Site: https://www.ccbrasil.cc/

Publicidade

Continue Reading

Especial

Covid: Pelotas tem mais de 1000 infectados e ocupação de UTI chega a 97,7%

Publicado

on

Pelotas registrou 1009 infectados pela covid nas últimas 24 horas, maior registro diário até hoje. E três pessoas morreram. Dois idosos e um garoto de 12 anos de idade.

Pelotas chega a 1278 mortos pela doença.

5682 infectados estão isolados em casa.

94.7% dos 19 leitos de UTI estão ocupados.

45.2% dos 42 leitos de enfermaria estão ocupados.

Publicidade
Continue Reading



Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em alta