Vereadora Marisa Schwarzer (PSB) é eleita presidente da comissão da proteção animal

A comissão da proteção animal, proposta pela vereadora Marisa Schwarzer (PSB), marca a abertura de um novo espaço para discussão dos direitos dos animais dentro da Câmara de Vereadores de Pelotas.

Na manhã de hoje, em votação, a vereadora foi eleita presidente da comissão temática que agora está prevista no regimento da casa, e é um legado que irá perdurar em Pelotas mesmo após os quatro anos de mandato da parlamentar. A comissão irá abordar políticas públicas necessárias para os animais, além de definir a equipe de vereadores que ficará responsável por fiscalizar as denúncias do município. 

Marisa

Ao pesquisar sobre as comissões nas demais Câmaras de Vereadores, percebe-se que são poucos os municípios que contam com uma Comissão da Proteção Animal. Porém, o cenário dos animais na maioria dos municípios, não se compara à realidade dos animais comunitários pelotenses.

“A rua é cruel, e ao olhar para o lado a visão é torturante. São muitos animais não-castrados procriando, disseminando zoonoses das quais várias têm consequências gravíssimas também para o ser-humano – como a Esporotricose, cujo surto em Pelotas preocupa a UFPel e o Centro de Zoonoses, mas da qual não se ouve tanto falar nesta Casa. O controle da população de animais e zoonoses é uma questão de saúde pública, e Pelotas têm deixado esse problema para depois, não percebendo que a reprodução desses animais é exponencial, e um dia este será um problema que já não poderemos controlar”, disse a vereadora.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.