Idosos acamados podem agendar vacinação contra gripe

A Prefeitura de Pelotas deu início ao agendamento para vacinação domiciliar da Influenza (vacina da gripe) de idosos acamados. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou o número de telefone (53) 3284-7745, para solicitação da vacina em casa, para pessoas que residem em pontos centrais. Usuários das áreas de cobertura de Estratégia de Saúde da Família, devem fazer o agendamento diretamente com a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou com seu agente comunitário de saúde.

A SMS destaca que a aplicação da vacina da gripe deve ser realizada com intervalo mínimo de 14 dias da imunização contra a Covid-19.

Vacinação em números

Em Pelotas, a campanha de vacinação contra Influenza já atendeu, neste ano, 11.079 pessoas dos grupos prioritários, representando 7,1% do público-alvo. 

Quem pode se vacinar

Podem receber a vacina idosos a partir dos 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), e indígenas, além de profissionais da saúde e professores na ativa.

A imunização contra a gripe pode ser feita no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria,1.420, e nas UBSs do Município, com exceção das Unidades Jardim de Allah, CSU Areal e Balsa, que funcionam somente pela manhã. A vacina deste ano é a do tipo trivalente, que protege contra três cepas de Influenza: H1N1; H3N2 e B (victoria).

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.