O que abre e o que fecha no feriado e período de restrições

A Prefeitura informa o regramento das atividades durante o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (3). De acordo com o Decreto nº 6.413, a partir das 22h de quarta-feira (2), até às 6h de segunda (7), as atividades não excepcionadas pelo Decreto deverão permanecer fechadas em Pelotas. Sendo assim, serviços essenciais determinados pelo Decreto serão mantidos, com atendimento garantido nas áreas da saúde, transporte, saneamento, assistência social, segurança, entre outros.

Como vai funcionar entre os dias 2 e 7

– De quarta (2) até segunda-feira (7): estabelecimentos devem permanecer fechados, com exceção daqueles que exercem atividades consideradas essenciais pelo Decreto nº 6.413;

– O que está proibido: a permanência de pessoas em lugares públicos abertos e sem controle de acesso, como as praias da Lagoa dos Patos.

– O que está permitido: além das atividades essenciais listadas abaixo, está mantido o funcionamento por tele-entrega, pegue-leve e drive-thru de restaurantes, bares, lanchonetes e similares, além da realização de jogos de futebol em campeonatos esportivos profissionais.

Atividades essenciais permitidas pelo Decreto nº 6.413

– Farmácias e drogarias, para venda apenas de medicamentos;

– Clínicas e consultórios médicos, clínicas e consultórios veterinários e odontológicos, em regime de urgência e emergência;

– Distribuidoras de gás, exclusivamente mediante tele-entrega e take away;

– Postos de combustíveis;

– Comércio em geral, exclusivamente mediante tele-entrega;

– Serviços públicos essenciais, tais como: o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) em atividades urgentes, Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Assistência Social (SAS), Guarda Municipal, fiscalização de trânsito, fiscalização em geral;

– Hospitais, postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde, unidade de pronto atendimento;

– Forças de segurança e forças armadas;

– Meios de comunicação, preferencialmente em teletrabalho;

– Manutenção e funcionamento de caldeiras e secadores de grãos em indústrias que desempenham atividades essenciais, com, no máximo, dois funcionários por empresa;

– Indústria de equipamentos médicos;

– Atividade de segurança patrimonial privada;

– Manutenção de servidores, banco de dados e data centers;

– Hotelaria e atividades congêneres;

– Atividade de suporte a hospitais, postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde e unidade de pronto atendimento, limitada a exames, análises laboratoriais, e serviços que não podem sofrer interrupção na área da saúde;

– Manutenção de urgência em redes de telefonia e internet nas atividades essenciais previstas no Decreto;

– Indústria da alimentação, cujo funcionamento ocorra 24 horas por dia;

– Indústria conserveira e atividades em câmaras frias;

– Serviço de inspeção nos frigoríficos;

– Comercialização de peças para veículos pesados e máquinas agrícolas, exclusivamente mediante tele-entrega;

– Comercialização de medicamentos de uso veterinário, exclusivamente por tele-entrega;

– Atividades relacionadas à pesquisa acerca do coronavírus;

– Transporte coletivo e individual de passageiros (táxis e transporte por aplicativo);

– Coleta de resíduos e limpeza urbana;

– Serviços portuários limitados a carga e descarga;

– Serviços funerários e cemitérios;

– Correios

– Borracharias, oficinas mecânicas e autoelétricas em regime de urgência – mantendo-se de portas fechadas quando não estiverem realizando o atendimento; e

– Distribuição, manutenção e reparo de energia elétrica.

Casos especiais

– Entre os dias 2 e 7, estabelecimentos como supermercados, padarias e açougues poderão funcionar somente mediante tele-entrega.

Veja como se dará o funcionamento dos serviços

Saúde

* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – atendimento ininterrupto, durante 24h. Fica na rua Barão de Santa Tecla, 834.

* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 24 horas. Chamados pelo telefone 192.

* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta 24 horas, para atendimento exclusivo de pacientes adultos com sintomas gripais. Está localizada na avenida Ferreira Viana, 2.231.

* Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) – funcionamento ininterrupto, na avenida Bento Gonçalves, 4.590. Atendimento exclusivo para adultos e crianças com sintomas de síndromes gripais.

* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – fecham na quinta-feira (3) e retornam com os atendimentos na sexta-feira (4). Não funcionam no final de semana.

* Centro de Especialidades (CE) – fechado na quinta (3) e sexta-feira (4).

* Sala de vacinas do Centro de Especialidades – fecha na quinta-feira (3) e retorna na sexta-feira (4). O CE fica na rua Voluntários da Pátria, 1436.

* Hemocentro Regional – na quarta-feira (2), o funcionamento será das 8h às 17h30. De quinta (3) a domingo (6), permanece fechado, retornando na segunda (7), na avenida Bento Gonçalves, 4.569.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia – não terá atendimento na quinta-feira (3), retornando na sexta-feira (4), das 7h30min até 21h. No sábado (5) e domingo (6) fecha. Fica na avenida Ernâni Osmar Blass, 344.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – na quinta (3) e sábado (5), funciona das 8h às 18h. Na sexta (4), o horário é normal, das 8h às 23h. No domingo (6), a unidade permanece fechada. Fica na rua Dona Darcy Vargas, 212.

* Farmácia Municipal – fechada na quinta (3). Na sexta-feira (4) o horário é normal, das 8h às 16h45.

Assistência social

* Casa de Passagem – localizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá plantão social, durante 24 horas. Telefone: (53) 3279-3154.

* Restaurante Popular – funcionará na sexta-feira (4). Nos dias 3, 5 e 6 permanece fechado.

* Centro Pop – funcionará na sexta-feira (4). Nos dias 3, 5 e 6 permanece fechado.

* Plantão Social – funcionará de modo emergencial, através do telefone (53) 3279-3154 (da Casa de Passagem).

Segurança

* Defesa Civil – atendimento 24 horas. Telefone 153.

* Guarda Municipal – efetivo em serviço durante 24 horas. Telefone 153.

* Agentes de Trânsito – expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento pelos telefones (53) 3227-5402 e 991188402.

Transporte coletivo

* Ônibus urbanos – de quinta-feira (3) a domingo (6), realizarão viagens direcionadas aos profissionais da área da saúde, no mesmo formato já realizado em outras ocasiões. Os coletivos irão transitar em horários específicos de trocas de plantão. A grade de horários pode ser conferida no site http://www.pratipelotas.com.br.

* Ônibus rurais – de quinta-feira (3) a domingo (6), somente a linha Bachini serão mantida, com tabela de domingo. Na sexta-feira (4), também terá a linha Maciel, seguindo a tabela de sábado. A grade de horários pode ser conferida no site http://www.empresasantacruz.com.br.

* Ônibus intermunicipais – a Empresa Municipal do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel) estará aberta para embarque e desembarque de passageiros com regime de plantão, com número reduzido de servidores.

Sanep

* Recolhimento de lixo orgânico e reciclável – será normal.

* Departamentos de Água, Esgoto, Casas de Bombas – plantões para emergências, como vazamentos ou falta de água. Contatos pelo telefone 115.

* Sede – atendimento presencial fechado na sede da rua Félix da Cunha na sexta-feira (4), por conta do fechamento das atividades.

* Atendimento online – se mantém das 8h às 18h30min na sexta-feira (4). O atendimento pelo WhatsApp (53) 98417-0008 também ocorre neste horário, assim como pelo telefone (53) 3026-1144.

Comércio

Pop Center – seguindo o Decreto nº 6.413, as lojas funcionarão somente por tele-entrega.

Shopping Pelotas – seguindo o Decreto nº 6.413, as lojas funcionarão somente por tele-entrega, das 10h às 22h. Já a Praça de Alimentação funcionará por pegue-leve e tele-entrega, com permanência proibida para consumo no local. A farmácia segue com atendimento presencial sem alteração.

Estabelecimentos comerciais – seguindo o Decreto nº 6.413, os estabelecimentos, que não exercem as atividades essenciais elencados pela norma, funcionarão por tele-entrega.

Mercado Central – seguindo o Decreto nº 6.413, as bancas do Mercado funcionarão somente mediante tele-entrega. Já os restaurantes, poderão funcionar por tele-entrega e pegue-leve, pela rua Tiradentes.

Serviços bancários

* Agências – fechadas para o público, retornando na segunda-feira (7). Os bancos poderão chamar os funcionários para trabalhar internamente.

* Terminais eletrônicos – atendimento nos caixas mantidos em funcionamento, a critério de cada agência.

* Lotéricas – fechadas.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.