Invocação do mal 3. Por Déborah Schmidt

Lançado pelo diretor James Wan em 2013, Invocação do Mal é um dos melhores filmes de terror dos últimos anos e abriu as portas para a maior franquia de horror do cinema. Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio é o oitavo filme do universo que é compartilhado com filmes como Invocação do MalInvocação do Mal 2AnnabelleAnnabelle 2: A Criação do MalAnnabelle 3: De Volta para CasaA Freira e A Maldição da Chorona.

Baseada em fatos reais, a trama mostra os investigadores paranormais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) em um dos casos mais conhecidos do casal. Arne Johnson (Ruairi O’Connor) foi acusado de homicídio após esfaquear um colega. No tribunal, ele alegou que cometeu o crime por conta de uma possessão demoníaca, marcando a primeira vez na história dos Estados Unidos que um suspeito de assassinato alega ter tido uma possessão demoníaca como defesa.  

Para lidar com um caso delicado desses, a tradicional fórmula da casa assombrada dos antecessores é deixada de lado, e o longa coloca os protagonistas em uma investigação policial para tentar reunir evidências que justifiquem o crime cometido pelo rapaz de 19 anos. Sem a direção de Wan, o filme é comandado por Michael Chaves, de A Maldição da Chorona, que conseguiu dar continuidade à saga de forma bem-sucedida, adicionando um tom investigativo que domina boa parte da narrativa.  

O filme abre mão dos sustos para focar no suspense, em uma mudança que pode desagradar os fãs do gênero. Além disso, a produção opta por não explorar as provas apresentadas pelos Warren no tribunal, e nem como o acusado se defendeu, em um julgamento na qual pena de morte é uma das possíveis sentenças. Abordar o sobrenatural com a realidade, como em O Exorcismo de Emily Rose, teria sido uma opção mais interessante.  

Com um início que presta homenagens para O ExorcistaInvocação do Mal 3: A Ordem do Demônio aposta também no romance e no ótimo visual para mais uma boa história dos Warren.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.