Connect with us

Pelotas e RS

Pelotas começa a vacinar pessoas com 40 anos de idade

Publicado

on

Dando continuidade no processo de vacinação contra o Covid-19 por faixa etária, a Prefeitura de Pelotas organizou um novo cronograma de imunização que prevê a ampliação de aplicações, alcançando pessoas com 40 anos ou mais. Essa evolução foi possível devido à chegada de uma nova remessa com 8.620 doses da AstraZeneca e 1.776 doses do imunizante Pfizer, enviadas pelo governo estadual.

A primeira ação ocorre neste sábado (3), com drive-thru para pessoas com 43 e 42 anos. Na segunda-feira (5), será a vez da população com 41 anos ou mais. Já na terça-feira (6), o drive será destinado àqueles com 40 anos. Quem não conseguir comparecer aos pavilhões da Fenadoce poderá receber a proteção nos bairros. A partir de segunda-feira (5), essas faixas etárias poderão fazer a vacina nos sete pontos espalhados pela cidade.

Confira a programação

Drive-thru

Centro de Eventos (entrada pela avenida Pinheiro Machado), das 9 às 17h

* Sábado (3) – 1ª dose para pessoas com 43 e 42 anos

* Segunda-feira (5) – 1ª dose para pessoas com 41 anos

*Terça-feira (6) – 1ª dose para pessoas com 40 anos

Bairros

Das 10 às 15h

* Quinta-feira (1º/7) – 1ª dose para pessoas 47 e 46 anos

* Segunda-feira (5) – 1ª dose para pessoas com 43 e 42 anos

* Terça-feira (6) – 1ª dose para pessoas com 41 anos

* Quarta-feira (7) – 1ª dose para pessoas com 40 anos

Endereços dos pontos de vacinação

– Paróquia São José – avenida Duque de Caxias, 520 – Fragata  

– CTG Negrinho do Pastoreio – avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal

– União Gaúcha – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada

– CTG Os Farrapos – rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha

– Associação Rural – Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

– Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

– Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes – salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

Documentação necessária

– Documento de identidade

– Comprovante de residência

– CPF ou Cartão SUS

Para agilizar o processo de imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza no hotsite do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo.

Orientações importantes

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que quem tiver recebido a vacina contra outras doenças deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações. Caso a pessoa apresente sintomas gripais ou tenha positivado para a Covid-19, deve aguardar 30 dias do início desses sinais para receber a vacina. Além disso, pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana devem se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo para evitar interferência na resposta imunológica.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading