Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Cultura & entretenimento

Cinema: Em um bairro de Nova York. Por Déborah Schmidt

Published

on

Adaptação da peça “In the Heights”, Em um Bairro de Nova York levou mais de uma década para chegar aos cinemas e foi o primeiro musical criado por Lin-Manuel Miranda, o gênio por trás do premiadíssimo (e imperdível) sucesso da Broadway Hamilton (disponível no Disney+). Com um elenco majoritariamente latino, o longa é dirigido por Jon M.Chu, de Podres de Ricos, e está disponível na HBO Max.

O filme acompanha alguns dias de uma comunidade latina no bairro de Washington Heights, em Nova York. A partir do protagonista Usnavi (Anthony Ramos), dono de uma mercearia local que planeja voltar para sua terra natal, a República Dominicana, vemos personagens em busca de seus sonhos.  

Através de uma jornada colorida e, acima de tudo, otimista, a produção conta com o roteiro da autora do livro original, Quiara Alegría Hudes. Como deixa claro em seus primeiros minutos, o longa leva o espectador a uma viagem repleta de oportunidades, as quais são agarradas pelos moradores com todas as forças, pois muitos deles sofrem com a falta de perspectiva dos imigrantes latinos nos Estados Unidos.  

Usnavi pode ser o protagonista, mas o filme é formado por diversos personagens carismáticos que também ganham espaço na narrativa. Nina (Leslie Grace) é uma jovem universitária que sente pressão para voltar à faculdade, mas não sabe o que deseja. Seu interesse amoroso é Benny (Corey Hawkins), um taxista empregado na empresa de seu pai. Vanessa (Melissa Barrera) trabalha no salão de beleza da comunidade, mas sonha em sair do bairro e fazer carreira no mundo da moda. Salão que é comandado pelo trio de cabelereiras Daniela (Daphne Rubin-Vega), Carla (Stephanie Beatriz) e Cuca (Dascha Polanco). Vemos também os marcantes Kevin (Jimmy Smits), pai de Nina, e a Abuela Claudia (Olga Merediz), avó de Usnavi e de praticamente toda a comunidade. Ainda no elenco, Lin-Manuel Miranda faz uma breve e divertida participação como o Piragüero.  

Através da contagiante trilha sonora, o longa aposta em ótimos números musicais. Os destaques vão para “96.000”, um espetáculo gigantesco na piscina com dezenas de dançarinos sincronizados e “When the Sun Goes Down”, onde Benny e Nina desafiam a gravidade.  A emotiva “Paciencia y Fe”, canção solo da Abuela Claudia, relata todas as dificuldades dos imigrantes, enquanto é cercada por coreografias e luzes em um túnel de metrô. Porém, a cena que mais representa o filme é “Carnaval del Barrio”, um longo musical que expressa o orgulho latino, com danças típicas em uma grande mistura, até que todo o elenco se reúne em uma mesma coreografia. O amor à pátria de origem dos personagens termina em uma linda homenagem com as bandeiras hasteadas ao fundo (inclusive a brasileira).  

Em um Bairro de Nova York representa a força de uma comunidade baseada na união e no orgulho de suas origens.

Click to comment

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Puro prazer