Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Opinião

A geração mimada

Published

on

Milhões de famílias brasileiras não têm o que comer, em outras milhões de famílias há crianças que dão “show” à mesa não querendo a comida de casa e pedindo Nutella e similares ao invés da alimentação saudável. Tenho visto cenas assim, entre muitas outras, de falta de limites, que mostram que estamos criando uma “geração mimada” de filhos.

Mães, pais, professores, cada vez são funções mais difíceis. Crianças que exigem direitos sem querer aceitar responsabilidades mínimas, as que seriam adequadas para cada faixa etária. Não querem compreender que a família não tem dinheiro para os produtos que elas querem, nem respeitar pais e irmãos. Só querem os direitos que acreditam que têm, pelo que assistem na TV e na internet.

A causa disso é a “sociedade de consumo”, os patrocinadores precisam que as pessoas exijam os seus produtos nas suas casas. Isso torna mais difícil a situação dos pais, aliás geralmente das mães, porque grande parte das famílias brasileiras tem a presença só da mãe em casa, as vezes com apoio dos avós. Tarefa difícil na prática, portanto.

Essa geração mimada pelo consumismo causa como reação o sentimento de conservadorismo de muitas famílias, as saudades dos tempos de autoritarismo, o que se reflete até mesmo na política. São dois extremos, a falta de limites de hoje e o autoritarismo do passado.

É preciso muita coragem e personalidade para manter a autoridade em casa e cobrar responsabilidades dos filhos. Muito difícil mesmo. Mas necessário. Nada funciona sem educação, sem limites, responsabilidades. Difícil ser mãe, pai, professor. Mas necessário.

Click to comment

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Puro prazer