Aulas na rede municipal de ensino recomeçam nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (25), tem início o retorno, de forma híbrida, das escolas da rede municipal de ensino de Pelotas. De acordo com o calendário estabelecido pela Prefeitura, em conjunto com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e equipes diretivas, os primeiros alunos a voltar às instituições de ensino são da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O processo será intercalado, sendo uma semana desenvolvida de maneira remota e, outra, presencial. O Município encontra-se, dessa forma, preparado para a retomada, com o cronograma definido, materiais de higiene e proteção recebidos e capacitações realizadas.

A semana iniciou-se com a distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para professores e trabalhadores da Educação, além da ambientação sobre os protocolos e medidas sanitárias na escola e a realização de reuniões das diretorias, com professores e servidores, na segunda-feira (23). Na terça-feira (24), os encontros entre os profissionais da Educação se repetiram, a fim de alinhar as questões finais para o retorno.

Segundo a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, “o retorno às escolas tem sido um processo de construção de um trabalho em rede e, principalmente, de aprendizagem para todos nós, equipes da Smed, equipes diretivas das escolas, trabalhadores da Educação, professores, alunos e comunidade. Estou certa que as dificuldades e adversidades que enfrentaremos serão superadas pela qualidade do trabalho que os professores vêm realizando no sistema remoto, que se estenderá no sistema de ensino híbrido”. É importante ressaltar que cada escola definiu a ordem do processo, a partir de pesquisas internas, com pais e alunos.

Próximas semanas

De acordo com o cronograma definido pela Prefeitura, Smed e equipes diretivas, na quarta-feira (1º/9), será a vez dos estudantes que pertencem aos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental retornarem às aulas de forma híbrida. Por fim, o dia 8 de setembro, será marcado pela volta dos alunos de 6º a 9º anos, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.

Pais e alunos devem estar atentos

Apesar do Município e as instituições de ensino estarem preparados – por meio das capacitações dos profissionais envolvidos, EPIs e materiais pedagógicos adquiridos, máscaras laváveis e merenda escolar prontas para distribuição -, os alunos, pais e responsáveis também precisam estar atentos e seguir as recomendações:

– o uso de máscara durante todo o tempo de permanência é obrigatório a partir dos 10 anos;

– a partir dos cinco anos de idade, o uso de máscara é indicado;

– todos os estudantes devem levar, pelo menos, uma máscara extra para trocar;

– distanciamento e higienização são obrigatórios;

– pais e responsáveis não devem enviar os filhos às escolas, caso algum membro da família apresente sintomas gripais; e,

– a escola deve ser comunicada se o aluno for considerado um caso suspeito ou testar positivo para a Covid-19.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.