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Pelotas & RS

Prorrogadas inscrições para Doutorado em Epidemiologia na UFPel

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O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGEpi/UFPel) prorrogou as inscrições do edital de seleção de candidatos ao curso de doutorado com ingresso em 2022. Todo o calendário restante e o regulamento do processo de seleção permanecem inalterados. Os editais estão disponíveis aqui.

Com o novo prazo, os candidatos têm até o dia 17 de setembro para submeter as inscrições exclusivamente online via endereço eletrônico secretaria.ppge@gmail.com. São obrigatórios o preenchimento e o envio do requerimento de inscrição, acompanhado da documentação descrita no edital de seleção.

Podem se inscrever candidatos graduados em qualquer área do conhecimento que possuam mestrado na área de Saúde Coletiva ou em áreas de formação relacionadas às linhas de pesquisa do programa. Candidatos não residentes no Brasil podem participar das etapas de seleção de forma remota em ambiente virtual.

São até 24 vagas, em quatro áreas de concentração: Epidemiologia do Ciclo Vital, Epidemiologia dos Serviços de Saúde, Equidade em Saúde e Determinantes Sociais do processo Saúde-Doença-Cuidado.  A homologação das inscrições será divulgada até 15 de outubro no site do programa.

O processo de seleção terá três etapas: a primeira será a aplicação de quatro provas escritas nas áreas de Epidemiologia, Estatística, Saúde Pública e Inglês, a ser realizada em 6 de dezembro; a segunda terá por base avaliação de Curriculum vitae, no dia 8 de dezembro, sem necessidade de presença do candidato; e a terceira, defesa de memorial descritivo, presencial ou por videoconferência, com os aprovados nas fases anteriores.

O resultado será informado até o dia 14 de dezembro, na página do programa. Dúvidas sobre a seleção podem ser enviadas para secretaria.ppge@gmail.com, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

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Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Pelotas & RS

Prefeitura nomeia 122 e convoca 36 profissionais para a Educação

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A Prefeitura publicou no Diário Oficial dos Municípios de sexta-feira (24), quatro editais de nomeação de profissionais para a área da Educação. São professores, auxiliares de educação infantil, merendeiras, orientadores educacionais, monitores, cuidadores e arquitetos.

A secretária de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Tavane Krause, diz que as convocações possibilitam a integralização das equipes da rede municipal de ensino, seja por necessidades de natureza permanente ou temporária, e fortalecem o sistema educacional com reforço de pessoal qualificado.

Para a titular da pasta de Educação e Desporto, Adriane Silveira, a nomeação era imprescindível. “Na medida em que iniciamos no sistema híbrido e que o número de alunos que retornam à presencialidade vem aumentando, a chamada de novos trabalhadores da educação é fundamental, sob o ponto de vista da qualificação dos processos pedagógicos e das medidas sanitárias e protocolos de segurança contra a Covid-19”, afirma Adriane.

Os candidatos nomeados assumem vagas decorrentes de reposição, deixadas por aposentadoria, demissão ou morte. Por definições do governo federal, neste momento, não podem ser criadas novas vagas, ainda que necessárias, para esses casos e para cobrir afastamentos temporários de servidores, como no caso de licença maternidade ou de saúde, foram oferecidos contratos administrativos temporários aos aprovados nos concursos, sem prejuízo da nomeação, quando for possível.

A perspectiva é que os novos servidores assumam as atividades assim que o processo de admissão for concluído. Para isso é necessário que os candidatos enviem a documentação necessária por e-mail, e o prazo depende do cargo. Essas e outras informações oficiais podem ser conferidas no site da Prefeitura:

Edital nº 237/2021 – retomada do prazo de posse

Edital nº 238/2021 – reposição e nomeação

Edital nº 239/2021 – reposição e nomeação Smed

Edital nº 240/2021 – convocação Smed 

Confira os nomeados

Merendeira

Concurso Nº 02/19 – prazo para envio da documentação por mail: quarta-feira (29)

Noris Maria da Silva Gonçalves

Claudia Coelho Fagundes

Cuidador

Concurso Nº 01/19 – prazo para envio da documentação por mail: quarta-feira (29)

Adriane Porto

Deividi Julio Machado Gonçalves

Monitor de Escola

Concurso Nº25/17 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Eloisa Elena Rodrigues Lessa

Monitor de Escola

Concurso Nº25/17 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Marcos Roberto Silva De Souza

Juliana Gularte Coutinho

Carolina Cestito de Araujo

Tatiana Medeiros dos Santos

Jennifer da Silva Rocha

Tais de Araujo

Marcio Braun de Freitas

Everton Garcia da Costa

Gabrielly de Moraes Teixeira

Diego Portella

Vivian Luci Ratto Gonçalves da Luz

Jacqueline da Silva Scaglioni

Berenice Tavares Nogueira

Valeria Borges

Daniela Hartwig de Oliveira

Carlos Eduardo Vasconcellos Rodrigues

Lucas Fiss Paap

Liciara Rockembach Nunes

Rodrigo de Souza Iunes

Francisco Cleber Alexandre Nunes

Alex Sander da Silva Maia

Natalia Garcia Pinto

Boni Insaurriaga Batista

Regis Guilherme Beduhn Luckow

Vanessa Kams

Ciro Osmari Cardoso Gonçalves

Paula Jandt Baschi

Micael Pieper Albrecht

Fabiane Ferreira de Moraes

Simone Harter Hornke Rasch

Mariana Fernandes Pereira

Monitor de Escola

Concurso Nº25/17 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Josiane Silveira Silveira

Kalleu Schmidt Mendes

Jeanne Dias Silveira Cardozo

Ana Paula Fernandes Cardoso

Vitor Gabriel Coimbra Farias

Criziane Soares Pinto

Josiane Cavalheiro de Souza Borges

Nadia Avila Brito

Vanderson Goulart Pinheiro

Arquiteto

Concurso Nº 02/17 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Waleska Andrzejewski Avozani

Leonardo Dziekaniak de Aguiar

Professor I

Concurso Nº 08/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Virginia Conceição Domingues Pinto

Professor II – Educação Física

Concurso Nº13/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Grace Coswig Baysdorf Scheunemann

Cuidador

Concurso Nº 01/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Fernanda Albuquerque Vaz

Charline Tomazzoni

Marcio Braun de Freitas

Alessandra Xavier Mathias

Cuidador

Concurso Nº 01/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Diego da Silva Ferreira

Merendeira

Concurso Nº 02/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Andrea Lacau Macedo

Laura Josiane Garcia Moreira

Elenita da Silva Gonçalves

Lucia Helena Ferreira de Souza

Jacqueline da Silva Basilio

Karine Hahn Rodrigues

Lara Almeida Macedo

Marcia Raquel Luna Santana

Vitoria Vasconcellos Duval

Fabiele Ludtke Radmann

Cassio Gabriel Froner Signorini

William Xavier Coitinho

Claudia Hernandes Weymar

Raquel Angela da Silveira Fonseca

Telma Rosi Soares Pederzolli

Jeanette Paglini Guilherme

Ana Paula da Silva Machado

Carla Gularte Quincozes

Andreia Levien Zanini

Narelina Valadao Morales

Luana Furtado

Larissa Gabriela Vara Baiersdorf

Valeria Raffi Silveira Gomes

Aline Moraes Ortiz

Clarice Henke dos Santos

Samoa Nunes Laner

Rejane Pinheiro

Rosilene Pereira Conceicao

Karine Silveira Lopes

Suelen Domingues Munoz

Michele Silveira Rodrigues

Auxiliar da Educação Infantil

Concurso Nº 03/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Debora Schwonke Martins

Fernanda Fischoder da Silva Wile

Lucia Elaine Teixeira Dias

Islair Vieira Mendes

Cristina Silva Souza

Veronica Carniato Moreira

Marina Werhli Guterres

Rodrigo Cardozo Barcelos

Vanessa Viana Martins

Monica Vieira Ribeiro

Orientador Educacional

Concurso Nº 06/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Ana Paula Goulart Bonat

Nadia Cristina Neves da Rosa

Vinicius Lacerda Pinto

Daiane Dutra Radies

Lidiane Pereira Seixas

Vivian Xavier Camargo

Iara Maria Belem Teixeira

Orientador Educacional

Concurso Nº 06/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Adriana da Silva Carvalho

Professor da Educação Infantil

Concurso Nº 07/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Daniela da Silva Xavier

Fabiana Farias Nogues

Jucileia Quevedo da Silva

Professor II – Alemão

Concurso Nº09/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Thalyta Bruna Costa do Lago

Professor II – Ciências

Concurso Nº11/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Ane Martiele Taborda Parodes Pinto

Juliano Lessa Pinto Duarte

Professor II – Dança – Concurso Nº12/19

Andressa da Silva Bitencourt

Sandra Dias da Silva

Professor II – Ensino Religioso

Concurso Nº14/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Lairton da Silva Oliveira

Professor II – Espanhol

Concurso Nº15/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Nara Elizete Pires da Silva

Carolina de Macedo Martins

Milene Gomes Romero

Claire Lemos Hernandes

Professor II – Matemática

Concurso Nº20/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Juliana Boanova Souza

Daiane Leal da Conceição

Luiz Carlos Lemos Junior

Professor II – Música

Concurso Nº21/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Roberta Domingues Machado

Professor II – Teatro

Concurso Nº24/19 – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Mariana Passos Dutra

Marina Xavier Paes

Confira os convocados – prazo para envio da documentação por mail: sexta-feira (1º/10)

Monitor de Escola

Concurso Nº 25/17

Melina Medeiros Felix

Lauren Luiza Cassol Prestes

Anelise Silva Oliveira

Daniela da Silva Aguiar

Cristiane Blank

Monitor de Escola

Concurso Nº25/17

Gabriela Garcia Azevedo

Cuidador

Concurso Nº 01/19

Elis Jocieli da Costa Garcia

Merendeira

Concurso Nº 02/19

Cleia Bergmann

Auxiliar da Educação Infantil

Concurso Nº 03/19

Angelcia Bonow Dummer

Keila Duarte dos Anjos

Thaisa Bozzetti Gauterio

Eldio Feijo Gonçalves Junior

Isabel Santos da Cruz

Professor da Educação Infantil

Concurso Nº 07/19

Ana Keler Farias de Carvalho

Fernanda Lima Pereira

Katia Medran Rangel

Francine Duarte Motta

Bruna Mendes da Rosa

Rejane Sperling Sell Mackedanz

Viviane Elizabete Brocco Gandra

Petrya Briao Bischoff

Luana Bittencourt Ribeiro

Juliane Nunes de Lemos

Rosemeri Junquer Orcelli

Marilyn Melo Menezes

Professor I

Concurso Nº 08/19

Claudia Boldt

Flavia da Silva Bitencourt

Bruna Nornberg Vaniel Berneira

Professor II – Artes Visuais

Concurso Nº10/19

Cristiane Bandeira Aldavez

Professor II – Ciências

Concurso Nº11/19

Juliana Dos Santos Carvalho

Professor II – Educação Física

Concurso Nº13/19

Sinval Martins Farina

Angela Goulart

Professor II – Espanhol

Concurso Nº15/19

Valeska Monteblanco Leal

Thais Luzardo Rodrigues Colvara

Professor II – História

Concurso Nº19/19

Celoi Pereira

Professor II – Português

Concurso Nº22/19

Paula Penteado de Davi.

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Pandemia

Confira cronograma de vacinação contra Covid-19 nesta semana

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A vacinação em Pelotas avança com programação bastante intensa nos próximos dias, com ações já estipuladas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As aplicações serão no drive-thru no Centro de Eventos e nos quatro pontos nos bairros, para proteção com primeira, segunda e terceira doses para diferentes públicos. Acompanhe as datas e locais e não deixe de buscar a imunização.

Veja o cronograma completo com datas, locais e horários

Drive-thru – das 9 às 17h

Centro de Eventos (com entrada pela avenida Pinheiro Machado)

* Segunda-feira (27) – 2ª dose para pessoas com 18 anos, que receberam a primeira dose da CoronaVac no dia 26 de agosto

* Terça-feira (28) – 2ª dose para pessoas com 50 anos, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 26 de junho

* Quarta-feira (29) – 2ª dose para pessoas com 49 e 48 anos, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 27 de junho

* Quinta-feira (30) – 2ª dose para pessoas com 47 e 46 anos, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 28 de junho

* Sexta-feira (1º/10) – 2ª dose para pessoas com 45 e 44 anos, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 1º de julho

Nos bairros – das 10 às 15h

– Segunda-feira (27) – 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão

* Terça-feira (28) – 1ª dose para pessoas com 16 anos ou mais

* Quarta-feira (29) – 2ª dose para pessoas com 51 e 50 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca nos dias 28 e 29 de junho

* Quinta-feira (30) – 2ª dose para pessoas com 49 e 48 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 30 de junho 

* Sexta-feira (1º/10) – 2ª dose para pessoas com 47 e 46 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 1º de julho

Documentação necessária

Para 1ª dose de adolescentes

– Documento de identidade;

– CPF ou Cartão SUS;

– comprovante de residência ou declaração de moradia assinado pelo proprietário; e,

– declaração assinada pelos pais ou responsável legal autorizando o jovem a receber a imunização.  

Declaração dos pais ou responsável legal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que todos os jovens deverão apresentar a declaração que autoriza a imunização e, preferencialmente, devem comparecer com os pais ou responsável legal. Aqueles que não estiverem acompanhados, obrigatoriamente, deverão apresentar o documento preenchido e assinado. Assim como o comprovante de vacinação, a autorização também está disponível nos pontos de vacinação e poderá ser acessada no site do coronavírus para impressão. 

Para 2ª dose

– Documento de identidade; e,

– comprovante de vacinação para comprovar a 1ª dose.

Para 3ª dose

Idosos com 70 anos ou mais

– Documento de identidade; e,

– comprovante de vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com seis meses de intervalo desde a última aplicação.

Imunossuprimidos

– Documento de identidade; e,

– novo atestado padrão, confeccionado pela Prefeitura, disponível no site do coronavírus. Esse documento é diferente daquele exigido para a primeira dose do grupo de pessoas com comorbidades. Para emitir o documento, os pacientes devem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou algum outro serviço de saúde. A esse grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que o intervalo entre a segunda ou a dose única, e a 3° dose, seja de 28 dias.

Veja os pontos de vacinação nos bairros

– Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

– Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro 

– Associação Rural – Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

– Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata

Orientações importantes

A SMS informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta. 

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

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Pelotas & RS

UFPel recorre ao Sol para economizar energia

A operação do sistema deve ocorrer até novembro, quando os módulos fotovoltaicos já estarão todos instalados e testados e serão entregues para vistoria por parte da concessionária de distribuição de eletricidade

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A Universidade Federal de Pelotas está prestes a se tornar geradora de parte de seu consumo de energia elétrica. Nas últimas semanas, estão sendo instaladas usinas de energia solar em três unidades da UFPel na cidade: Campus Anglo, Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM) e Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (Cehus).

São 13 usinas distribuídas nesses três locais, que gerarão um total nominal de 200 quilowatts de pico, sendo 75 no Campus Anglo e na ALM e 50 no Cehus.

A operação do sistema deve ocorrer até novembro, quando os módulos fotovoltaicos já estarão todos instalados e testados e serão entregues para vistoria por parte da concessionária de distribuição de eletricidade.

As usinas contratadas geram a energia e entregam para o sistema elétrico, no qual estão integradas. “Nesse sistema, podemos instalar os módulos em qualquer local, mas obter o desconto em outro”, explica o engenheiro eletricista João Luis Ramos, ligado à Coordenação de Obras e Projetos para Estrutura Física da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

A escolha dos pontos a receber a estrutura foi estratégica, conforme explica o engenheiro eletricista Liader Oliveira, especialista em Eficiência Energética ligado ao Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) e ao Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

A Agência Lagoa Mirim foi escolhida, por exemplo, devido ao fato de ter uma ligação de baixa tensão, o que aumenta o preço da energia consumida. Outros fatores envolvidos na escolha dos locais é o de apresentar uma boa insolação, com pouco sombreamento, e ter uma orientação preferencial para o norte, o que gera mais energia com menos módulos.

“A captação da energia luminosa do sol, transformada em energia elétrica, trará um impacto positivo, de economia na conta de luz da nossa Universidade”, comemora a reitora da UFPel, Isabela Andrade.

De fato, cálculos do laboratório apontam que, em um ano típico, as usinas instaladas podem gerar até 4% do consumo de toda a Universidade, o que traz uma economia que pode chegar a R$ 250 mil. Considerando que o gasto com o sistema foi de cerca de R$ 1 milhão, o resgate do investimento pode ser feito em cerca de quatro anos e meio. A vida útil dos módulos é de 25 anos.

A previsão é que o Campus Anglo consuma toda a energia gerada; no entanto, segundo Oliveira, considera-se que os outros dois pontos produzam um excedente. “Essa sobra é convertida em crédito”, explica ele; esse bônus pode ser acumulado para meses seguintes ou ser descontado em contas de energia de outras instalações feitas sob o mesmo CNPJ.

A instalação dos painéis fotovoltaicos teve financiamento direto do Ministério da Educação, que, em 2019, realizou um repasse para as instituições federais de ensino superior com o fim específico de uso na energia solar. O projeto encomendado pela UFPel teve um atraso ocasionado pela pandemia de Covid-19. Para complementar o valor necessário, houve o aporte de valor advindo do Orçamento Participativo da UFPel.

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Eficiência e sustentabilidade

Na opinião do coordenador de Obras e Projetos para Estrutura Física, Cleidi Victoria, além de gerar economia para a UFPel, a adoção do sistema de geração solar de energia faz com que a instituição participe desse processo de inovação.

A opinião é compartilhada por Oliveira: “Se não usarmos o sol, essa energia se perde”. Além disso, ele destaca que, como a eletricidade é gerada no próprio local de consumo, não há o custo com o transporte da energia.

Mas, segundo ele, a ideia é ir além da geração, causando cada vez menos impacto: “Temos que deixar o sistema eficiente”. Por isso, estão sendo investidos recursos em iluminação do tipo LED e em sensores de presença.

Integrado por diversas IFES, o contrato de instalação das usinas permite a ampliação da quantidade de módulos instalados em qualquer momento de sua vigência, o que significa que há a chance de que novos pontos recebam usinas. Além disso, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o Centro de Artes já tem projetos aprovados junto à empresa de energia para instalação de unidades, por meio de programas de eficiência energética da própria concessionária.

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