Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Pelotas & RS

Serviços essenciais serão mantidos no feriado Farroupilha

Publicado

on

Na próxima segunda-feira (20), o Rio Grande do Sul terá o tradicional feriado de 20 de Setembro, em alusão à Revolução Farroupilha. Nesta data, os serviços essenciais serão mantidos, como saúde, segurança, transporte, assistência social e saneamento. 

Durante o final de semana e feriado, a Prefeitura alerta que é importante cumprir as medidas de proteção ao coronavírus, como o uso da máscara para a proteção individual e coletiva, pois a pandemia ainda não acabou.

A higiene das mãos – com lavagens frequentes ou com álcool – e o distanciamento físico de outras pessoas também é fundamental, mesmo para quem já está vacinado. Os órgãos de fiscalização continuam atuando para garantir que os decretos municipais e estaduais relacionados à pandemia sejam respeitados. 

Confira os serviços que funcionam no feriadoSaúde

* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – atendimento 24 horas à rua Barão de Santa Tecla, 834.* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta 24 horas à avenida Ferreira Viana, 2.231.

* Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) – funcionamento ininterrupto à avenida Bento Gonçalves, 4.590. Atendimento exclusivo para adultos e crianças com sintomas de síndromes gripais.

* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – atendimento 24 horas. Contato pelo telefone 192.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – Funcionará no feriado, das 8 às 18h, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes.* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia – não abrirá na segunda-feira.

* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – não funcionarão no feriado.

* Farmácia municipal e distritais – não funcionam no dia 20, segunda.* Setor de Vigilância Epidemiológica (Vigiep) – não funciona no feriado.

* Hemocentro Regional – não atenderá no feriado.

Sanep

* Não terá atendimento ao público no feriado.* Departamentos de Água, Esgoto e Eletromecânica – plantão para atendimento de emergências. Contato pelo telefone 115.* Casas de Bombas – monitoramento ininterrupto pelo Setor de Drenagem.* Recolhimento de lixo – não sofrerá alterações, mantendo os horários habituais em todas as regiões da cidade.

Mercado Central

* Mercado aberto no feriado e o funcionamento das bancas estará a critério dos permissionários.

Comércio

* O comércio está liberado para funcionar na segunda-feira, no entanto a definição cabe a cada estabelecimento.

Pop Center

* Aberto domingo e segunda-feira, das 10h às 18h.

Transporte coletivo

* Ônibus urbanos e rurais – no feriado de 20 de Setembro, circularão de acordo com as tabelas de horários de domingo. As grades de horários podem ser conferidas nos sites http://www.pratipelotas.com.br e http://www.empresasantacruz.com.br.

* Ônibus intermunicipais – no dia 20, haverá carros disponíveis para atender à demanda de passageiros. As empresas estão preparadas para oferecer carros extras, caso seja necessário. O setor de Passagens funciona das 4h30min às 23h30min. O setor de Encomendas funcionará sábado 7h às 19h, domingo estará fechado, e segunda atende das 9h às 15h.

Assistência Social

* Casa de Passagem – localizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá plantão social, durante 24 horas. Telefone: (53) 3279.3154.

* Restaurante Popular – não abrirá no feriado.

Segurança

* A Prefeitura manterá os serviços normais e as Operações Integradas, considerando o feriado como domingo no planejamento das ações.* Defesa Civil – atendimento 24 horas. Telefone 153.* Guarda Municipal – efetivo em serviço durante 24 horas. Telefone 153.* Agentes de Trânsito – expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento (53) 3227-5402 ou, ainda, pelo telefone (53) 99118.8402.

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Especial

Paula assina termo cedendo área pública no Parque Una para construção da Câmara

A decisão de levar o prédio para o Una foi administrativa, não passou em plenário

Publicado

on

Atualizado: 12h55 | 26/10

Prefeita Paula Mascarenhas e presidente da Câmara, vereador Cristiano Silva, ambos do PSDB, assinaram há pouco um termo de compromisso em que o Município se compromete a ceder à Câmara a área institucional do bairro Parque Una para construção da sede própria da Câmara.

A decisão de levar o prédio para o Una foi administrativa, não passou em plenário. Decisão do vereador-presidente e da prefeita.

Silva apresentou dois esboços ilustrativos diferentes de como poderá ser o projeto do prédio. Não são os projetos definitivos, apenas esboços. O projeto arquitetônico será escolhido em concurso que pagará R$ 100 mil ao autor da ideia vencedora.

Segundo Silva, a Idealiza Cidades se comprometeu a fazer três pontes para facilitar o acesso do centro ao bairro e, portanto, à Câmara.

Abaixo, o que falou Fabiano de Marco, da Idealiza, por teleconferência. Mais abaixo, as ilustrações.

Ilustração 1
Ilustração 2

Continue Reading

Brasil & Mundo

Disparos em shopping nos EUA deixam dois mortos e quatro feridos

O tiroteio terminou com o único suspeito sob custódia

Publicado

on

Duas pessoas morreram e quatro, incluindo um policial, ficaram feridas nessa segunda-feira (25) por disparos em um shopping de Boise, no estado norte-americano de Idaho. O tiroteio terminou com o único suspeito sob custódia, disseram autoridades.

Os detalhes do incidente ainda eram escassos, mas o chefe de polícia de Boise, Ryan Lee, disse a repórteres que a polícia reagiu a relatos de disparos no Boise Towne Square pouco antes das 14h locais.

Os policiais que chegaram ao local “encontraram um indivíduo que correspondia à descrição do suspeito”, o que levou a uma troca de tiros com o agressor. Um policial ficou ferido e o atirador foi preso, disse Lee.

“Acreditamos que só havia um único atirador envolvido, e não existe ameaça à comunidade como um todo”, disse Lee.

Nenhuma informação sobre o suspeito foi fornecida, e nenhuma das vítimas foi identificada. Lee também não detalhou as circunstâncias do incidente, acrescentando: “Realmente não podemos, a esta altura, falar de qualquer motivação por trás disso”.

Joey Bernal, que estava no local, disse ao jornal Idaho Statesman que estava na praça de alimentação do shopping quando ouviu de cinco a oito tiros e que seguranças o escoltaram para fora do prédio antes de a polícia chegar.

O Boise Towne Square se localiza no extremo oeste da capital de Idaho e sua área metropolitana mais populosa, uma cidade de cerca de 250 mil habitantes.

Continue Reading

Cultura & entretenimento

Museu Diários do Isolamento lança exposição “Bordando Memórias”

A exposição tem como mote as atividades do grupo de bordadeiras “Doces Linhas”

Publicado

on

Nesta quinta-feira (28), às 19h, o Museu Diários do Isolamento (MuDI), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), abrirá ao público a exposição “Bordando Memórias: Doces Linhas na pandemia”, uma parceria com o projeto de extensão Bordados e Memórias no Museu do Doce – Grupo Doce Linhas.

A exposição tem como mote as atividades do grupo de bordadeiras “Doces Linhas” como forma de superar o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

O grupo de bordadeiras “Doces Linhas” teve início no ano de 2017, a partir de uma disciplina sobre o bordado oferecida pela Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel). A disciplina intitulada “Bordaduras – a vida bordada” transformou-se em um projeto de extensão realizado no Museu do Doce, e passou a chamar-se “Doces Linhas: Bordados no Museu do Doce”. Esse projeto reúne um grupo de mulheres, que uma vez por semana se encontravam no Museu para desenvolver os seus trabalhos de bordado. Com a pandemia, os encontros deixaram de ser presenciais, mas o grupo continuou a se encontrar de forma virtual e encontrou nessa atividade uma forma de superar o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Na exposição o público vai conhecer o histórico do grupo, as pessoas que o compõem e as ações de solidariedade desenvolvidas antes e durante a pandemia. O acesso será pelo site do MuDI.

Continue Reading

Em alta