Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Brasil & Mundo

É virtualmente impossível que o Congresso não intervenha no Facebook

Posts falsos, agressivos e geradores de ódio criam mais engajamento e são mais compartilhados nas redes sociais

Publicado

on

Qualquer pessoa bem informada sabe perfeitamente que:

1. Posts falsos, agressivos e geradores de ódio criam mais engajamento e são mais compartilhados nas redes sociais do que posts legítimos, razoáveis e ponderados (este é um fenômeno natural).

2. Os algoritmos das redes sociais dão maior destaque aos posts que criam mais engajamento e compartilhamento.

3. A conjunção dos dois itens acima cria um círculo vicioso que leva à viralização do que há de mais tóxico e perigoso nas redes.

4. Pessoas e empresas mal intencionadas se aproveitam das características acima para influenciar, com propósitos ilegítimos, os usuários.

5. Alguns dos efeitos resultantes são ódio político; manipulação de eleições; crescimento de movimentos fascistas; violência contra minorias; escravização e tráfico de seres humanos; ansiedade, depressão, anorexia, bulimia e tendências suicidas em adolescentes.

(Quem ainda não sabe isso, precisa ler, com urgência, o livro “Os Engenheiros do Caos”, de Giovanni Da Empoli.)

O que não se sabia é o quanto, em que nível de detalhe, o Facebook compreende o problema e o que ele faz para impedir que a rede seja usada para propósitos tóxicos e/ou criminosos.

O que Frances Haugen, ex-chefe da área de combate à desinformação da empresa, com base em milhares de documentos, revelou foi que o Facebook compreende rigorosamente tudo a respeito e sabe perfeitamente o que poderia ter sido feito para reduzir a toxicidade da rede.

E, em virtualmente 100% dos casos, preferiu não fazer exatamente nada. (Há um bom resumo nos seis episódios de “The Facebook Files” do podcast do Wall Street Journal (https://www.wsj.com/podcasts/the-journal).

E Mark Zuckerberg, deliberadamente, mentiu aos acionistas, à SEC (a comissão de valores mobiliários americana), à imprensa, ao público e ao Congresso. (O paralelo que tem sido feito é com a indústria de tabaco, que ocultou a informação de que o cigarro provoca câncer.)

É virtualmente impossível que o Congresso não intervenha pesadamente na empresa. Ainda não se sabe como, mas já se sabe que não será agradável para Mark Zuckerberg.

PUBLICIDADE

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Brasil & Mundo

Disparos em shopping nos EUA deixam dois mortos e quatro feridos

O tiroteio terminou com o único suspeito sob custódia

Publicado

on

Duas pessoas morreram e quatro, incluindo um policial, ficaram feridas nessa segunda-feira (25) por disparos em um shopping de Boise, no estado norte-americano de Idaho. O tiroteio terminou com o único suspeito sob custódia, disseram autoridades.

Os detalhes do incidente ainda eram escassos, mas o chefe de polícia de Boise, Ryan Lee, disse a repórteres que a polícia reagiu a relatos de disparos no Boise Towne Square pouco antes das 14h locais.

Os policiais que chegaram ao local “encontraram um indivíduo que correspondia à descrição do suspeito”, o que levou a uma troca de tiros com o agressor. Um policial ficou ferido e o atirador foi preso, disse Lee.

“Acreditamos que só havia um único atirador envolvido, e não existe ameaça à comunidade como um todo”, disse Lee.

Nenhuma informação sobre o suspeito foi fornecida, e nenhuma das vítimas foi identificada. Lee também não detalhou as circunstâncias do incidente, acrescentando: “Realmente não podemos, a esta altura, falar de qualquer motivação por trás disso”.

Joey Bernal, que estava no local, disse ao jornal Idaho Statesman que estava na praça de alimentação do shopping quando ouviu de cinco a oito tiros e que seguranças o escoltaram para fora do prédio antes de a polícia chegar.

O Boise Towne Square se localiza no extremo oeste da capital de Idaho e sua área metropolitana mais populosa, uma cidade de cerca de 250 mil habitantes.

Continue Reading

Brasil & Mundo

CPI quer Bolsonaro banido das redes por associar covid e Aids

A CPI quer a retratação do presidente da República e que ele seja banido das redes sociais

Publicado

on

Na última sessão da CPI da Covid, agora, a maioria dos senadores aprovou dois requerimentos pedindo a responsabilização de Jair Bolsonaro pela mentira de ter associado a vacina contra a Covid à Aids.

A CPI quer a retratação do presidente da República e que ele seja banido das redes sociais.

“O senador Jorginho acha que as palavras do presidente estão corretas”, provocou o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD). “Eu não pedi comentário”, rebateu o governista.

Aziz:“A Presidência é uma instituição, não é um cargo de boteco, em que você fala o que quer, tomando cerveja e comendo churrasquinho.”

Continue Reading

Brasil & Mundo

Custo da construção sobe 0,80% em outubro, informa FGV

Com o resultado, o indicador acumula taxas de inflação de 12,88% no ano e de 15,35% em 12 meses

Publicado

on

O Índice Nacional de Custo da Construção–M (INCC-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,80% em outubro deste ano. A taxa é superior ao 0,56% do mês anterior, mas inferior ao 1,69% de outubro do ano passado.

Com o resultado, o indicador acumula taxas de inflação de 12,88% no ano e de 15,35% em 12 meses, de acordo com a FGV.

A alta da taxa, de setembro para outubro, foi puxada pelos materiais e equipamentos, cuja inflação subiu de 0,89% para 1,68% no período. Entre os itens com maiores altas de preços estão os materiais metálicos, cuja taxa subiu de 0,37% em setembro para 4,36% em outubro.

Por outro lado, os serviços tiveram queda na taxa de inflação, de 0,56% em setembro para 0,36% em outubro. A mão de obra também teve recuo na taxa, ao passar de 0,27% para 0,10% no período.

Continue Reading

Em alta