Connect with us

Eleições 2022

Leite presidente!? Não duvido de nada

Tudo é possível, até mesmo, como pesquisas vêm apontando, a volta do Lula

Publicado

on

De vez em quando me perguntam, por ser jornalista, se acredito que Eduardo Leite vencerá as prévias tucanas. Mais longe, indagam se o pelotense de 37 anos, atual governador do RS, tem chance de ser presidente da República.

Faz tempo que parei de menosprezar quem quer que seja, principalmente os que sobem a rampa do Planalto.

Tudo é possível, até mesmo, como algumas pesquisas vêm apontando, a volta do Lula. Segundo um Instituto (não lembro qual, pois têm surgido às pencas), “Lula é, para a maioria, o líder mais apto a enfrentar a corrupção no governo”. Duvidar de quê?

Se Leite levar a vaga de candidato, terá vencido algo mais: a tradição da força de São Paulo, estado mais rico, mais poderoso e influente politicamente. Será possível?

Até onde pode chegar o ex-suplente do ex-vereador Cururu?

Cururu criticava os políticos, os próprios colegas. Acabou cassado por quebrar o decoro, ao protagonizar uma estonteante sessão de vodu em plenário.

Publicidade

Vestindo túnica branca, crucifixo no peito e uma coroa de espinhos, e a pretexto de livrar a todos do mal, ele arrancou alfinetes de bonequinhos que representavam os colegas vereadores, encontrados dentro de um caixãozinho de madeira no porão da Câmara.

Nunca se soube quem depositou o caixãozinho no porão, quando ou o motivo, muito menos por quê Cururu se lançou em empreitada cênica tão espinhosa, ao ponto de ser crucificado e perder o mandato.

O fato histórico é que, ao perder a cadeira, Cururu “abriu a porta” aos cargos eletivos para o suplente Leite, que tomou posse no lugar de Cururu. Daí até o fim do mandato pôde então desfrutar de maior visibilidade antes da eleição seguinte à Câmara.

Na sequência, Leite se elegeu vereador pelas próprias pernas, prefeito e governador.

Antes de ir morar no Piratini, perdeu só uma eleição, para deputado estadual, em 2010, ficando na sexta suplência. Uma derrota obscurecida pela sucessão de vitórias eleitorais.

Qualidades, Leite já deixou claro que têm, inclusive pela intimidade com os círculos de poder, incluindo partes da chamada grande mídia, que veem nele uma boa aposta.

De qualquer forma, para quem gosta das coisas esotéricas, não deixará de ser interessante, se um dia Leite acordar no Alvorada, imaginar que tudo tenha começado com um vodu.

Publicidade

Já pensou?

Jornalista. Editor do Amigos. Ex-funcionário do Senado Federal, do Ministério da Educação e do jornal Correio Braziliense. Prêmio Esso Regional Sul de Jornalismo. Top Blog. Autor do livro Drops de Menta.

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Brasil & Mundo

Moro visita Leite

Publicado

on

Sergio Moro e a deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, visitaram o governador Eduardo Leite, neste sábado (4). Moro veio a Porto Alegre para a convenção estadual do Podemos.

Nas redes, Leite registrou.

“Tivemos uma boa conversa. O combate às desigualdades, a retomada da economia e a importância da construção de convergências políticas para trazer o país de volta ao equilíbrio e ao bom senso estiveram na pauta. Obrigado pela visita!”

Falou ainda que, se houver compatibilidade de agendas, programas e projetos com Moro, poderá estabelecer uma aliança futura com o presidenciável do Podemos.

Continue Reading

Brasil & Mundo

Pesquisa Sensus dá Lula com 42%

Na pesquisa espontânea, a vantagem diminui um pouco

Publicado

on

Pesquisa Sensus/IstoÉ, divulgada na manhã desta sexta (3), confirma outras pesquisas e dá o ex-presidente Lula na liderança das intenções de voto.

O petista aparece com 42,6%, enquanto Bolsonaro, recém filiado ao Partido Liberal, tem 24,2%. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de novembro.

O ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro (Podemos), está em terceiro lugar, com 7,5%, seguido por Ciro Gomes (PDT), que tem 5,3%, e João Doria (PSDB), com 1,8%. 2,8% dos entrevistados disseram pretender votar em outros candidatos.

Na pesquisa espontânea, a vantagem diminui um pouco. O ex-presidente é citado por 33,6% das pessoas e Bolsonaro por 21,5%. 38% do eleitorado se disse “indefinido”. Além disso, 61,9% dos eleitores dizem que, se tivesse outra opção, não votariam em nenhum dos dois.

Segundo turno

No levantamento sobre o segundo turno, Lula vence em todos os cenários que participou (contra Bolsonaro, contra Doria e contra Moro).

O único cenário em que Bolsonaro venceria seria contra o governador de São Paulo. Ele perderia, em um eventual segundo turno, para Lula, Ciro e Moro.

Publicidade

Continue Reading

Brasil & Mundo

Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL

Publicado

on

O presidente Jair Bolsonaro se filiou hoje (30) ao Partido Liberal (PL). O ato de assinatura da ficha de filiação foi realizado nesta manhã durante uma cerimônia promovida pela legenda.

Eleito em 2018 pelo PSL, Bolsonaro deixou o partido em novembro de 2019 e não estava filiado a nenhum partido. A condição é necessária para a disputa das eleições gerais de 2022. Até o momento, a eventual candidatura do presidente à reeleição não foi oficializada.

Durante o evento, Bolsonaro destacou que a cerimônia foi uma simples filiação ao partido e que não estava “lançando ninguém a cargo nenhum”.

“Estou me sentindo aqui em casa, dentro do Congresso Nacional, aquele plenário da Câmara dos Deputados, tendo em vista a quantidade enorme de parlamentares aqui presentes. Vocês me trazem lembranças agradáveis, lembranças de luta, de embate, mas, acima de tudo, momentos em que nós, juntos, fizemos pelo nosso país. Eu vim do meio de vocês. Fiquei 28 anos dentro da Câmara dos Deputados”, disse.

Pelas redes sociais, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, confirmou que também se filiou ao partido e que será pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte.

Publicidade
Continue Reading



Publicidade
Publicidade

Mais lidas em três dias