Connect with us

Brasil e mundo

Maurício, o beijo gay do novo Super-Man e os preconceitos

Foi uma tolice? Para mim, no frigir dos ovos, foi. Que diferença faz se Super-Homem é hetero ou gay? Nenhuma. O que importa é o trabalho que ele faz.

Publicado

on

Pela primeira vez o “cancelamento” de uma pessoa, por opinião reprovável pelo politicamente correto, me despertou mal-estar.

É complicado… Vou tentar me explicar.

O jogador de vôlei Maurício postou nas redes um quadrinho-divulgação da DC Comics de um beijo gay do filho do Super-Homem no namorado, perguntando: “Para onde estamos indo?”

Acabou punido com a perda do emprego no Minas Tênis Clube, após a ameaça da retirada de patrocínios fundamentais. Sumário.

Vi a foto de Maurício, em quem identifiquei um espanto qualquer, uma expressão parecida com a de presos fotografados na polícia.

Discordo da manifestação, embora veja fundamento (crítica à política identitária). Pareceu-me ambígua o suficiente para sugerir preconceito, apesar de seu direito à expressão.

Mas hoje está assim, uma “bola fora” e pronto: por causa de um “deslize”, toda uma vida de qualidades e superações é apagada. Foi fora mesmo a bola ou terá batido na linha?

Receoso de consequências, pediu desculpas. Usou uma rede com menos seguidores que a da postagem original, passando a ser chamado, agora, de covarde. Confuso, tornou a invocar seu direito de expressão, mas era tarde: CANCELADO.

Vê: não estou a advogar por ele. Estou dizendo que a situação pela qual passou me pareceu exagerada para o que ele fez.

Alguém ainda duvida que o homem erre pelos séculos, acerte, erre de novo? Assim é porque o homem, como espécie, é precário, e, sendo assim, não pode ser responsável pelo que sente. Pelo menos assim eu vejo.

Vou tentar explicar adiante por que considero que errou o alvo.

Critica à politica identitária

Nem todo mundo concordou, igualmente, com o cancelamento. Muita gente pensa que não manifestou preconceito ao personagem gay, mas sim ao movimento crescente de transformar tudo em política identitária (“de repente as pessoas não têm mais o direito de ser hétero?“).

Da noite para o dia, Maurício ganhou 1 milhão de seguidores. Se o continuarem cancelando, encontrou uma massa de apoiadores capaz de levá-lo ao Congresso Nacional.

Primeira infância

Ao menos na primeira infância, as diferenças comportamentais não são um problema. Bebês e primos infantes não percebem nem a si mesmos, vivem como se estivessem paradoxalmente mortos, numa espécie de antecipação terrestre do paraíso cristão.

A partir de certo momento, por alguma razão que estudiosos de psicologia veem como fruto do processo de “desenvolvimento”, a criança começa a perceber, além de si, as “diferenças entre os semelhantes”, e a se agrupar em tribos.

Em certo ponto parecemos fundar e firmar a nossa personalidade sobre preconceitos, rejeitando condutas nos outros, inclusive pelo exemplo dos pais. É uma falha do desenvolvimento, mas é assim.

E é uma falha porque a rejeição ao outro é cruel. Negar a vida como ela é?

Olha em volta e confirmarás uma famosa fala de filme: “Tudo se dá de maneira tão imprevisível, tão injusta, que a felicidade não parece ter sido incluída na Criação.”

O mistério da sexualidade

Se o novo Super-Homem que sucederá o pai supostamente machão (supostamente, por causa do conjuntinho azul e da capa vermelha), gosta de meninas e meninos é um direito de seu criador, e não há nada de errado nisso. Ser bi ou gay não diminui ninguém. As pessoas são como são.

A sexualidade sempre foi um mistério, como costumavam ser misteriosos os próprios Super-Heróis, dos quais a vida sexual nunca foi motivo de interesse público, a não ser por especulações tolas, como a suscitada em relação a Batman e o Menino Prodígio, parceirão Robin, sempre pronto a apoiar o Morcegão, ainda assim um “prodígio”.

Por resultado daquelas distorções que nos afastaram do paraíso dos primeiros anos da nossa vida, um barbado Maurício resolveu questionar o beijo do filho do Super-Homem em outro garoto. Foi uma tolice? Para mim, no frigir dos ovos, foi. Que diferença faz se Super-Homem é hetero ou gay? Nenhuma. O que importa é o trabalho que ele faz.

Pergunto-me, porém, se igualmente não é uma estupidez a severidade da reação; se, em vez de apagar a pessoa, não deveríamos ser mais compreensivos com os equívocos de formação a que todos estamos submetidos.

De novo, Maurício, até onde vi, não foi agressivo. Fez uma pergunta incômoda, apenas isso. E deveria ter o direito de fazê-la. Homofobia é crime, ok! Se na postagem houve crime, me pergunto se é justa a pena de morte numa fase em que a tipificação é nova.

Se o preconceito é um pilar estrutural da psicologia, creio que deveríamos ter a humildade de procurar entender certos gestos com maior serenidade.

Intimo e pessoal

Sou do tempo em que os personagens de histórias de quadrinho eram eternos. Uma vez criados, nunca envelheciam. Também não mudavam de personalidade nem de estado civil. Se surgiam solteiros, continuavam assim. Os Super-Heróis eram os mesmos tipos heroicos, misteriosos e solitários. Também não havia sexo, apenas aventura, conflitos e resoluções, com o bem vencendo o mal.

Não havia ainda revelação de identidades, muito menos de intimidades, pois não vinham ao caso. A regra na vida real também era assim: impulsos de julgamento podiam ser sentidos, não verbalizados. Nunca foi perfeito, mas costumava haver um respeito, uma etiqueta de convivência social. Ao menos era assim, sempre me pareceu certo que assim fosse, ainda me parece.

Até pouco mais de 10 anos, antes do surgimento das redes sociais, as intimidades eram artigo de luxo. Costumava-se dizer com orgulho: “Eu não devo satisfações a ninguém”. De repente, todo o mundo passou não apenas a dar satisfações públicas sem ninguém pedir, mas a tirá-las uns dos outros.

Talvez seja uma nova fase do desenvolvimento, dar vazão a rancores recalcados por séculos. Mas me pergunto se não deveríamos fazer um esforço para compreender as intolerâncias que todos somos passíveis de manifestar, especialmente quando estamos zangados. Não se mudam comportamentos de uma hora para a outra, exige esforço, tempo. De repente parecemos todos muito confusos e ansiosos por inclusão, talvez não por acaso numa hora em que o mundo está mais hostil economicamente.

Saudades do Paraíso

Tenho que o desassombro e o respeito em relação aos outros deveriam ser a próxima etapa, posterior a da rejeição dos comportamentos, que começamos a exercitar em certo ponto da infância, por razões tão inexplicáveis como a própria vida. Será que estou idealizando as possibilidades humanas?

Às vezes minha impressão – o que explicaria as atuais exaltações – é de que, depois de tantos rosários de injustiças, andamos com saudades do tempo em que éramos bebês e conhecíamos o paraíso, sem nos darmos conta dele. Alguma memória parece ter ficado como registro de um tempo em que aceitávamos uns aos outros sem julgamento, sem precisar apelar para a necessidade de pregar rótulos na testa de ninguém para que nos sentíssemos distintos.

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading