Connect with us

Brasil e mundo

FAURGS aponta ataque hacker como causa provável de falha no aplicativo das prévias tucanas

Publicado

on

Nota de esclarecimento – Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS)

24/11/2021

Com experiência de mais de duas décadas atuando no desenvolvimento de softwares, a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) reitera seu compromisso com a excelência de seus projetos. Em relação às instabilidades verificadas no aplicativo das prévias do PSDB, reforça que:

1) A FAURGS respondeu a uma carta-convite do PSDB para o desenvolvimento de um sistema de eleição visando atender às necessidades específicas dos filiados ao partido, com prioridade para a segurança, facilidade de uso e acessibilidade. O prazo solicitado foi de 90 dias, a partir da assinatura do contrato.

2) Durante o processo, a FAURGS adequou sua solução às novas demandas apresentadas e produziu dez versões preliminares do sistema até chegar à final, que se divide em aplicativo de celular (app) e outro para a web.

3) A empresa independente que acompanhou o processo, escolhida pelo cliente, apresentou dois relatórios de avaliação. Como resposta, a FAURGS corrigiu, mitigou e controlou os riscos apontados. Todos os testes preliminares realizados na FAURGS demonstraram resultados satisfatórios de operação, considerando normas internacionais de segurança e performance.

Publicidade

4) A primeira parte do sistema foi disponibilizada pela FAURGS ao cliente dia 10 de outubro. Ao todo, 44.828 eleitores se cadastraram com sucesso no aplicativo — cumprindo, assim, 60% do objeto contratado.

5) O teste do sistema nas instalações do cliente ocorreu dia 18 de novembro e todas as medidas para viabilizar a operação foram implementadas. Em 21 de novembro, dia da votação, foi verificada uma demanda atípica de capacidade de processamento de dados entre 8h e 18h.

6) A apuração da FAURGS apontou como causa mais provável um congestionamento de acessos incompatível com o número de eleitores cadastrados. Portanto, a FAURGS considera muito plausível a ocorrência de um ataque de hackers ao aplicativo, a partir das 8h15 — uma vez que desde às 7h o sistema funcionou perfeitamente, com cerca de dois mil votos computados. Após isso, até o final da votação, ainda mil votos foram computados.

7) Diante disso, a FAURGS esclarece que, nas condições normais contratadas, o software desenvolvido funcionou perfeitamente. A plataforma utilizada (Azure Microsoft) tem capacidade para muito mais acessos do que o tamanho do colégio eleitoral. A instabilidade, portanto, se deu por condições externas ao aplicativo.

8) A apuração das causas da anormalidade do sistema deve ser confirmada por iniciativa do cliente. Para isso, ela deve contar com empresas especializadas nesse tipo de auditoria e, principalmente, de forma independente da FAURGS.

9) A FAURGS reitera que os cerca de três mil votos registrados no sistema estão assegurados, com sigilo absoluto e contagem preservada.

10) Garantidas as condições normais, o aplicativo está apto para sua utilização.

Publicidade

Como empresa privada sem fins lucrativos, a FAURGS desenvolve softwares com domínio tecnológico de sistemas de proteção de dados de classe mundial. Seus processos de desenvolvimento são certificados pela ISO 9001 e estão atualizados para atenderem à LGPD. Sistemas de inteligência artificial são utilizados para validação de usuários por biometria facial e análises de anormalidades em fluxos de informações, dentre outras aplicações.

A instituição reforça seu compromisso com a transparência e a responsabilidade social, seguindo sempre aberta a prestar qualquer tipo de esclarecimento.

Hugo F. Müller Neto, Dr.
Diretor de Projetos da FAURGS

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Brasil e mundo

Vídeo: Helicóptero cai na praia de Canasvieiras

Publicado

on

 Um helicóptero caiu na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, na tarde desta quarta-feira. Três pessoas ficaram feridas no acidente. Todas foram socorridas e, sem ferimentos graves, foram levadas para hospitais da capital catarinense, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, confirmou nas redes sociais que havia três pessoas na aeronave e que todos estão bem. Loureiro também disse que agentes da Guarda Municipal estiveram no local do acidente “dando suporte às equipes de resgate”.

Continue Reading

Brasil e mundo

BBB, a pobreza amada

Publicado

on

Não sabia quem era Naiara Azevedo. Soube por alto, hoje, que é do BBB e já foi “cancelada por ser bolsonarista”, parece.

Digo que não a conheço não porque a menospreze. Realmente não sabia quem era; a rigor, continuo não sabendo. Devo estar fora de moda, apenas isso.

Até mesmo o termo “cancelar”, no sentido que vem sendo empregado (para gente), é recente para mim. Conhecia o termo “gelar”, que me parece, aliás, mais estimulante: figurativamente, significa embarcar uma pessoa em um trem e despachá-la para a Sibéria.

Respeito quem gosta do BBB. Pelo que divulgam, é muita gente, de todas as classes e níveis educacionais. Se há mercado, há de ter valor comercial e razão de ser.

Aparentemente os espectadores se veem na posição de cientistas. Podendo verificar as alterações do comportamento humano sob confinamento, como fazem, em gaiolas, com animais de laboratório.

Vi o primeiro programa mais ou menos. Talvez um pouco do segundo. Não me fisgou.

Publicidade

Realmente não me toca, não me acrescenta nem me diverte.

Continue Reading

Brasil e mundo

Cidade do Rio de Janeiro bate recorde de temperatura

Publicado

on

Pelo segundo dia consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro registrou recorde de temperatura, com a máxima de 39,2°Celsius (ºC), às 16h15, em Santa Cruz, na zona oeste. Foi a mais alta temperatura do ano e do verão, até agora.

A sensação térmica chegou a 50,8°C, às 16h, na estação Barra/Riocentro, outro recorde da estação.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, na segunda-feira (17), a máxima chegou a 37,8°C, às 15h15, em Santa Cruz, e a sensação térmica a 49,7ºC, às 15h30, na mesma estação.

Segundo o Alerta Rio, entre esta quarta-feira (19) e sábado (22), o posicionamento de um sistema de alta pressão vai favorecer a variação de nebulosidade, com céu claro a parcialmente nublado e temperaturas elevadas, mas sem previsão de chuva.

Para a quinta-feira (20), feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, o sistema prevê que uma corrente de ventos mais frescos vindos do oceano amenizará um pouco o calor. A temperatura máxima deve ficar em torno de 34°C.

Continue Reading



Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em alta