Connect with us

Pelotas e RS

Bachettini será reitor da UCPel por mais quatro anos

Recondução foi anunciada na sexta-feira (26) pelo chanceler da UCPel e arcebispo Dom Jacinto Bergmann

Publicado

on

O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o médico José Carlos Pereira Bachettini Júnior, será reconduzido ao cargo para o próximo quadriênio 2022-2025. Segundo a UCPel, “Bachettini, reconhecido pelo trabalho voltado à recuperação financeira da instituição e sua reestruturação, também foi um dos responsáveis por transformar a Faculdade de Medicina na maior escola médica do Rio Grande do Sul.”

Anunciada na sexta-feira (26) pelo chanceler da UCPel e arcebispo metropolitano, Dom Jacinto Bergmann, a decisão também reconduz o padre Marcus Bicalho Pinto Rodrigues ao cargo de vice-reitor. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 14 de dezembro, ocasião em que também serão nomeados os demais gestores da Universidade. 

Somados os próximos quatro anos, Bachettini se tornará o reitor mais longevo da história da universidade. O anúncio de recondução foi recebido com honra e alegria, avalia o reitor. “Graças ao empenho da nossa equipe, pró-reitorias, direções, gerentes, professores, colaboradores, tivemos muitas conquistas ao longo dos últimos quatro anos, responsáveis por garantir o futuro da UCPel”, diz.

À frente da Católica desde 2012, coordenou o grupo de trabalho responsável pela elaboração e implantação das ações de planejamento prevendo os próximos 20 anos da instituição. Em conjunto com as pró-reitorias, orientou a reestruturação da universidade contemplando questões como qualidade, sustentabilidade, tendo o diálogo e a gestão participativa como norte de trabalho. 

Além das vitórias, o último período do mandato também foi marcado por inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19. “Devido ao engajamento de nossa comunidade universitária conseguimos implantar as adequações necessárias sem prejuízo ao calendário acadêmico”, lembra. 

Assim que os protocolos sanitários foram estabelecidos, a UCPel retornou com as aulas acadêmicas e os atendimentos à comunidade. Projetos e programas de extensão foram ampliados devido às novas dificuldades impostas pela pandemia à população. “Mesmo em um período de muitas incertezas, conseguimos continuar ensinando e atendendo”, frisa.

Gestão do quadriênio 2022 – 2025 

De acordo com Bachettini, os próximos quatro anos serão marcados pelo trabalho voltado à consolidação de um modelo pedagógico de qualidade e tecnológico. Também, terá prosseguimento a reestruturação acadêmico-administrativa, com foco cada vez mais direcionado ao fortalecimento do vínculo da UCPel e comunidade local e regional. 

Ao tornar o curso de Medicina a maior escola médica do estado, novos desafios foram impostos. “Do sonho de Dom Antônio Zattera, fundador da UCPel, nasceu o primeiro curso de Medicina do interior gaúcho. Para consolidar esse sonho, não basta ser a maior escola médica. O nosso projeto é ser a melhor escola médica do estado. Esse será o nosso desafio”.  

A designação do chanceler foi baseada na consulta à Arquidiocese, à UCPel e à sociedade, e recebeu unanimidade na aprovação pelo Conselho Superior, reunido na manhã desta sexta-feira (26).    

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading