Connect with us

Pelotas e RS

Parada da Diversidade Sexual em Pelotas vai imitar o estilo “tapete vermelho do Oscar”

Haverá shows de drag queens, atores, bailarinos, cantores, rappers, etc.

Publicado

on

A Semana da Diversidade de Pelotas deste ano terá algumas inovações. Segundo a prefeitura, “a grande novidade será a Parada da Diversidade em novo formato, ao estilo Red Carpet, no Theatro Guarany, que prevê de 15 a 25 apresentações de artistas – os que forem contemplados pelo edital -, entre shows de drag queens, atores, bailarinos, cantores, rappers, etc”.

Continua a prefeitura:

“Será um evento mais teatral. Queremos mostrar a seriedade do Movimento, que pode ocupar qualquer espaço e promover eventos de qualidade”, adiantou Gengiscan Pereira, do Coletivo Juliana Martinelli, um dos organizadores da Semana. 

A prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura), é apoiadora da Semana da Diversidade, uma realização conjunta de instituições, ONGs, OSCs e coletivos do movimento LGBT de Pelotas.

“Poucas Paradas do nosso país têm o apoio institucional do Poder Público, que é muito importante para a realização de um bom evento”, destacou Pereira, artista que ficou conhecido por meio de sua personagem, a drag Abigail Foster.

No final da tarde desta quinta (25), a equipe organizadora da Semana da Diversidade concedeu uma coletiva à imprensa para divulgação da programação do evento, que ocorre de 28 de novembro a 5 de dezembro, e terá atividades remotas e presenciais.

O secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, enalteceu a importância da Semana da Diversidade, que está em sua 5ª edição e alcança a 20ª Parada. 

Uma das organizadoras, a trans Marcia Monks, integrante da Ong Vale a Vida, falou sobre o tema desta edição, Sobre(viver), que vai abordar a sobrevivência em diversos sentidos. “É um tema transversal, que atravessará todas as mesas de conversas da Semana. Vamos falar de nossas vidas, de nossos corpos e também das nossas vivências, de tudo o que temos que enfrentar no dia a dia, devido ao preconceito.”

Marcia explicou que a edição quer homenagear as sobreviventes e todas aquelas que foram brutalmente assassinadas pelo preconceito – a ativista recordou que a expectativa de vida de transexuais no Brasil é de 35 anos.

“O Brasil é o país que mais mata transexuais e travestis no mundo e, ironicamente, também é o que mais acessa sites de conteúdo erótico envolvendo trans e travestis, o que demonstra a hipocrisia do nosso país”, ponderou Marcia.

Marcos Ronei Fernandes, do Grupo Também, que integra a organização, recordou que desde julho foram realizadas reuniões semanais para planejar, minuciosamente, a programação da Semana da Diversidade.

Confira a programação:

Domingo 28/11 às 17h

– Abertura Oficial – Memórias da Diversidade.

Mediadora da mesa, a drag Abigail Foster entrevistará convidados que irão resgatar a história do Movimento LGBT em Pelotas, tanto das quatro edições passadas da Semana da Diversidade quanto da Parada, que teve início em 2002. Local: Canal do Youtube.

Segunda-feira 29/11

Às 10h – Ato de hasteamento da bandeira LGBT no Paço Municipal.

Às 14h – O Legado de Juliana Martinelli: Ativismo e Assistência Social.

Participação da ONG Vale a Vida, OSC Gesto e Coletivo Juliana Martinelli. 

Local: Canal do Youtube.

Às 19h – Ato de hasteamento da bandeira LGBT no Colégio Municipal Pelotense.

Terça-feira 30/11

Às 17h – Diversidade, Inclusão e Permanência de LGBTQIA+ na Escola.

Integrantes do Grupo Também e a convidada Bárbara, egressa do Colégio Pelotense, vão conversar sobre políticas públicas voltadas à permanência da população LGBTQIA+ na Escola.

Local: Canal do Youtube.

Quarta-feira 1°/12

Das 13h às 19h – Prep na Rua – Ação de rua em Alusão ao Dia Mundial de combate à Aids.

Evento abordará a doença, com aconselhamento e distribuição de preservativos. Organização da Rede de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Grupo PositHIVes (grupo de estudos do curso de Psicologia da UFPel), Rede Equidades, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Ainds (RNP+C).Local: Largo Edmar Fetter (Mercado Central).

Quinta-feira 02/12

Às 9h30min – Fórum do Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT em Pelotas.

Diálogo e prestação de contas da atuação do primeiro mandato do Conselho, durante os dois anos de gestão, e preparação das chapas para a nova eleição.

Local: Secretaria de Cultura.

Às 20h30min – Movimento LGBTQIAP+ e PVHA: Uma História a ser Resgatada. Uma mesa redonda com ativistas e vereadores sobre a história do Movimento LGBT. Participação da vereadora de São Paulo Érika Hilton; Lázaro Silva, da Rede de Jovens Vivendo com HIV/Aids no Rio de Janeiro; Rafaela Queiroz, psicóloga que integra o Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas, e a artivista Maria Sil.

Local: Canal do Youtube.

Sexta-feira 03/12

Às 14h – Intersexo: Precisamos conversar.

Pela primeira vez a Semana da Diversidade fará uma mesa para conversar sobre as pessoas intersexuais, aquelas que naturalmente desenvolvem características sexuais que não se encaixam nas noções típicas de sexo feminino ou sexo masculino, não se desenvolvem completamente como nenhuma delas ou desenvolvem naturalmente uma combinação de ambas. Local: Canal do Youtube.

Sábado 04/12

Às 14h – Caminhada da Diversidade.

Local de concentração: Calçadão da Andrade Neves esquina com Voluntários da Pátria.

Percorrerá diversas ruas centrais até o Largo de Portugal, na antiga Estação Férrea de Pelotas, onde será inaugurada a pintura nas cores da diversidade na passarela que passa sobre o leito da viação férrea, fazendo ligação ao bairro Simões Lopes.

Domingo 5/12

Às 16h – Parada da Diversidade.

Local: Theatro Guarany.

Com público limitado a 300 pessoas, os ingressos para a Parada serão distribuídos no dia do evento, a partir do meio-dia, na portaria do Guarany, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. O evento respeitará as normas de segurança da pandemia do novo coronavírus, com distanciamento social, uso de máscaras dentro do theatro – somente os apresentadores e artistas poderão ficar sem máscaras enquanto estiverem no palco – e será exigida a apresentação de comprovante de vacinal na entrada. 

A Parada terá cinco apresentadores: Marcia Monks, as drag queens Abigail Foster e Cassie, o ator Raquim e a cantora Colibrisa. O evento será transmitido pelo canal do YouTube.

***

A Semana da Diversidade é uma realização da ONG Vale a Vida; Organização da Sociedade Civil (OSC) Gesto; Grupo Também; Coletivo Juliana Martinelli; Núcleo de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (Nugen-UFPel); Núcleo de Gênero e Diversidade do Instituto Federal sul-rio-grandense (Nuged-IFSul); Grupo Autônomo de Mulheres de pelotas (Gamp) e Conselho de  Direitos da Cidadania LGBT de Pelotas.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Cultura e entretenimento

UnaMúsica inicia temporada com show da Gafieira do Clube

Publicado

on

O projeto UnaMúsica inicia sua temporada 2024 com show da Gafieira do Clube nesta quinta-feira, dia 18, às 18h. A apresentação será ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Una e coincide com a abertura da Semana Nacional do Choro em Pelotas.

O evento, que ocorrerá de 18 a 27 de abril, celebra o  10º aniversário do Clube do Choro de Pelotas e o reconhecimento pelo Iphan do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Durante o período, diversas atividades acontecerão em diferentes locais da cidade.

UnaMúsica

O UnaMúsica surgiu em 2020 com a intenção de valorizar a produção musical local ao promover shows de diferentes estilos no Anfiteatro do Parque Una. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi reestruturado e, dos cinco shows selecionados para aquela temporada, quatro foram realizados de forma virtual. Em 2022, o plano original foi retomado e a última apresentação foi realizada presencialmente.

Tendo o espaço público do Parque Una como cenário, o projeto retorna em 2024, buscando  levar boa música aos moradores e visitantes do bairro.

Gafieira do Clube

O projeto Gafieira do Clube reúne instrumentistas participantes do Clube do Choro e foi concebido com base nas tradicionais bandas de gafieiras do Rio de Janeiro que se destacavam em casas noturnas renomadas, como as estudantinas, oferecendo um repertório especialmente elaborado para a dança, com arranjos de músicas populares e composições instrumentais.

Apresentando uma formação moderna que combina os instrumentos do choro com nuances jazzísticas, incluindo contrabaixo, bateria e instrumentos de sopro, a Gafieira do Clube surge com o propósito de proporcionar uma experiência musical instrumental mais vibrante e envolvente, mesclando os ritmos do choro, maxixe, samba e outros, para o deleite dos apreciadores da música brasileira.

Participam do projeto: Rafael Velloso (sax), Rui Madruga (violão 7 cordas), Fabrício Moura (violão de 6 cordas/cavaquinho), Pedro Nogueira (cavaquinho solo), Paulinho Martins (bandolim), Gil Soares (flauta), Paulo Lima(contrabaixo) e Everton Maciel (percussão).

O QUÊ: Projeto UnaMùsica 2024 – Show Gafieira do Clube

QUANDO: Dia 18 de abril, às 18 horas

ONDE: Anfiteatro do Parque Una

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading