Connect with us

Pelotas e RS

Estado paga metade do 13º nesta segunda, 29

Publicado

on

O governo do Estado pagará na segunda-feira (29/22) a metade do 13º salário de 2021 dos servidores do Executivo, cuja parcela está estimada em R$ 700 milhões. Um total de 50% da remuneração líquida será creditado neste final de novembro e o restante do valor será depositado em 20 de dezembro, quitando a folha natalina. O pagamento em dia do 13º não ocorria no Estado desde 2015.

Com o depósito nas datas corretas, o Tesouro do Estado terá uma economia significativa em 2022, estimada em cerca de R$ 140 milhões que seriam decorrentes das indenizações pelo atraso aos servidores.

O pagamento foi viabilizado por uma série de reformas, contenção de gastos, modernização de receitas e uma gestão de fluxo de caixa que já haviam possibilitado o pagamento em dia da folha de cada mês desde novembro do ano passado e a quitação de três parcelas que ainda estavam pendentes do 13º de 2020.

O subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, explica que colocar o 13º em dia foi mais uma etapa de um conjunto de pagamentos que vinha sendo regularizado.

“Era um grande desafio, um esforço que envolveu diversas equipes do Tesouro do Estado, da arrecadação, do controle e de todos os órgãos, que têm dado importante contribuição ao controle de despesas”, disse Jatene.

O subsecretário lembra que ainda há grandes passivos a serem enfrentados pelo Estado, mas que o pagamento do 13º era uma das mais relevantes metas da gestão que agora se concretiza.

Publicidade

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Pandemia

Pelotas tem 342 infectados em 24 horas. Internação em leitos sobe

Publicado

on

Pelotas registrou 342 novos infectados pela covid nas últimas 24 horas, sem mortes.

A ocupação está em 68.9% dos 61 leitos gerais disponíveis.

  • 63.2% dos 19 leitos de UTI disponíveis.
  • 71.4% dos 42 leitos de enfermaria disponíveis.

Continue Reading

Pandemia

Estado recebe primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos

Publicado

on

O Rio Grande do Sul recebeu, nesta sexta-feira (12/1), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 destinada ao uso pediátrico, para crianças de cinco a 11 anos. A remessa com 59,1 mil doses chegou ao Aeroporto Salgado Filho às 13h30, separada em dez caixas térmicas de alta resistência.

Os imunizantes tiveram a primeira avaliação realizada por técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) ainda na pista. Depois a carga foi encaminhada ao Centro de Abastecimento e Distribuição da Secretaria da Saúde (SES), onde avaliou-se a temperatura do acondicionamento dos frascos, atingindo nível adequado com -44 ⁰C.

As doses passarão por processo de estabilização e separação durante o final de semana. Os imunizantes serão encaminhados para as regiões e municípios na segunda (17/1) e terça-feira (18/1). O quantitativo de doses de cada município será divulgado no início da próxima semana.

Conforme pactuação realizada entre os municípios gaúchos, a aplicação para este público terá início simultâneo em todo o Estado na quarta-feira (19/1). Até lá, os municípios trabalharão na estruturação das salas de vacinas para garantir a segurança das crianças e seus familiares.

Vacina para crianças 2
A carga foi encaminhada do aeroporto para o Centro de Abastecimento e Distribuição da Secretaria da Saúde – Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Os primeiros vacinados serão os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. As 862.747 crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo e a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos, conforme cronograma acertado. A imunização de crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.188) ocorrerão de acordo com orientação futura do Ministério da Saúde.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a secretaria aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Caso ocorram eventos adversos após a vacinação, eles precisarão ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

Publicidade

Capacitação de vacinadores

Como preparação para o novo momento da campanha de vacinação, a Secretaria da Saúde, em parceria com o TelessaúdeRS-UFRGS, promoveu nesta semana uma capacitação virtual às equipes de imunização. Os tópicos abordados foram as estratégias de adesão e aceitação da vacinação para esse público infantil e suas famílias.

Continue Reading

Especial

Pelotas registra 667 novos casos de covid em 24 horas

Publicado

on

Pelotas registrou nas últimas 24 horas o maior número de casos de infectados em um dia, em toda a pandemia: 667 casos.

Em compensação, não registrou mortes, que permanece em 1.275.

Pelotas tem 3.043 pessoas isolados em casa.

A taxa de transmissão está em 1.68 (100 pessoas contaminam outras 168).

49,2% dos 61 leitos gerais estão ocupados.

  • 42,1% dos 19 leitos de UTI disponíveis.
  • 52,4% de 42 leitos de enfermaria.

Publicidade
Continue Reading



Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em alta