Connect with us

Especial

Pelotas abre novos postos de testagem para Covid-19

Publicado

on

Prefeitura de Pelotas vai abrir três novos postos de testagem para Covid-19, no município, visando o incremento das ações de diagnóstico e rastreio da doença, durante o verão, até março de 2022.

A medida atende a uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a terceira fase do projeto Testar RS. As ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começam na próxima terça-feira (21), no Mercado Central e no parque Tecnológico. O terceiro ponto de testagem será a Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjal, que atenderá aos sábados e domingos, a partir do dia 8 de janeiro.

Nesses novos pontos serão realizados testes rápidos de Antígeno (proteína) TR-Ag. A ideia é rastrear e ampliar a testagem por demanda espontânea de sintomáticos e assintomáticos, em locais e horários que facilitem o acesso ao diagnóstico oportuno da Covid-19.

“Esses novos pontos integram uma estratégia muito importante para ampliar a testagem, garantindo assim o isolamento para os positivos, e, consequentemente, rompendo cadeias de transmissão”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado da Silva.

Os pontos de testagem

Em Pelotas, os testes estarão disponíveis a partir de terça-feira (21), das 8h às 18h, de segunda a sexta, no Mercado Central, na torre de esquina das ruas Tiradentes e Quinze de Novembro, e, também, no Parque Tecnológico, situado na avenida Domingos de Almeida, 1.785, no Areal. Já na praia do Laranjal, os testes serão realizados a partir do fim de semana dos dias 8 e 9 de janeiro, sempre aos sábados e domingos, na UBS Laranjal, na rua São Borja, 683.

Confira o cronograma e os locais:

Mercado Central – a partir de 21/12, de segunda a sexta, das 8h às 18h

Publicidade

Pelotas Parque Tecnológico – a partir de 21/12, de segunda a sexta, das 8h às 18h

UBS Laranjal – a partir de 08/01, sábados e domingos, das 8h às 18h

Quem pode fazer o teste

Os testes serão gratuitos e estarão disponíveis para demanda espontânea da população em geral, independente de sintomas, contatos, ou prescrição médica. Será realizada uma triagem, questionando os dados pessoais, se teve contato ou não com algum caso confirmado, e se o indivíduo teve ou não sintomas.

Como funciona o teste de antígeno

Testes de Antígeno (TR-Ag) são exames que detectam o antígeno (proteína) viral do SARS-CoV-2 em amostras do trato respiratório, podendo utilizar como amostra swabs (haste flexível) nasal, nasofaríngeo ou saliva. São opções mais baratas, rápidas e de fácil execução para detectar uma infecção ativa.

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Brasil e mundo

Vídeo: Helicóptero cai na praia de Canasvieiras

Publicado

on

 Um helicóptero caiu na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, na tarde desta quarta-feira. Três pessoas ficaram feridas no acidente. Todas foram socorridas e, sem ferimentos graves, foram levadas para hospitais da capital catarinense, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, confirmou nas redes sociais que havia três pessoas na aeronave e que todos estão bem. Loureiro também disse que agentes da Guarda Municipal estiveram no local do acidente “dando suporte às equipes de resgate”.

Continue Reading

Especial

Sistema de agendamento para vacinação infantil está disponível

Publicado

on

Sistema de agendamento para vacinação infantil está disponívelPais e responsáveis podem acessar o site para escolher o melhor dia e horário para a criança receber a vacina contra a Covid-19

Foi disponibilizado nesta terça-feira (18), no site do coronavírus da Prefeitura, o acesso para que pais ou responsáveis façam o agendamento para a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos, com comorbidades ou deficiências. O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) com o objetivo de agilizar o atendimento e evitar aglomerações ou tempo maior de espera na Unidade de Vacinação Infantil instalada na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, onde o processo começará nesta quarta-feira (19).

———————————————————————————————-

Acesse o sistema de agendamento da vacinação das crianças aqui

———————————————————————————————-

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que, caso o usuário tenha dificuldade ou não tenha acesso à internet, poderá fazer a marcação para imunização da criança em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

O próprio sistema fará o cálculo do número diário de agendamentos disponibilizados para vacinação e liberará para a população. A previsão é que sejam feitas dez aplicações de vacina a cada meia hora. É preciso considerar também que, após a aplicação, as crianças deverão ficar em observação, em um espaço apropriado, durante 20 minutos.

Publicidade
Casos especiais

Importante ressaltar que as crianças residentes na zona rural do município serão imunizadas nas UBSs próximas aos seus domicílios, também a partir de quarta-feira. Cada unidade organizará sua programação, com agendamento para datas específicas. Caso a família prefira, poderá agendar e levar o menor para receber a vacina na Unidade de Vacinação Infantil.

Crianças indígenas e quilombolas serão imunizadas em ações exclusivas para os seus grupos. Os indígenas receberão a visita das equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Já os quilombolas serão vacinados nas UBSs mais próximas das suas comunidades, evitando que precisem se deslocar até o ponto fixo onde a campanha estará concentrada.

Públicos a serem vacinados por agendamento

Neste primeiro momento, de acordo com o Informe Técnico nº 01/2022 da Secretaria Estadual da Saúde, o sistema só permitirá o agendamento de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, que estejam enquadradas nos casos abaixo:

– Obesidade

– Pneumopatias Crônicas Graves

– Outros imunodeprimidos

– Hemoglobinopatia grave

Publicidade

– Doença cardiovascular

– Doença neurológica crônica

– Diabete Mellitus

– Doença Renal crônica

– Síndrome de Down

– Cirrose Hepática

Ainda conforme a SMS, até o final desta semana serão definidas novas estratégias de imunização para as crianças, inclusive para aquelas com comorbidades ou deficiência acamadas. Lembrando que o local designado para a imunização só poderá realizar a aplicação da vacina contra a Covid-19, não podendo aplicar nenhum outro tipo de vacina do calendário naquele dia.

Publicidade
Confira a documentação necessária

– Atestado (simples – não precisa ser padrão) da criança que comprove a comorbidade ou deficiência

– Documento de identidade com foto da criança

– Comprovante de residência do responsável

– Declaração de ciência do responsável legal (disponível no link)

– Caso a criança não tenha documento com foto, poderá ser preenchida uma declaração (disponível no link)

Publicidade
Continue Reading

Brasil e mundo

Cidade do Rio de Janeiro bate recorde de temperatura

Publicado

on

Pelo segundo dia consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro registrou recorde de temperatura, com a máxima de 39,2°Celsius (ºC), às 16h15, em Santa Cruz, na zona oeste. Foi a mais alta temperatura do ano e do verão, até agora.

A sensação térmica chegou a 50,8°C, às 16h, na estação Barra/Riocentro, outro recorde da estação.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, na segunda-feira (17), a máxima chegou a 37,8°C, às 15h15, em Santa Cruz, e a sensação térmica a 49,7ºC, às 15h30, na mesma estação.

Segundo o Alerta Rio, entre esta quarta-feira (19) e sábado (22), o posicionamento de um sistema de alta pressão vai favorecer a variação de nebulosidade, com céu claro a parcialmente nublado e temperaturas elevadas, mas sem previsão de chuva.

Para a quinta-feira (20), feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, o sistema prevê que uma corrente de ventos mais frescos vindos do oceano amenizará um pouco o calor. A temperatura máxima deve ficar em torno de 34°C.

Continue Reading



Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em alta