Connect with us

Brasil e mundo

O cinema americano e o semblante russo

Publicado

on

O cinema de Hollywood estereotipou o tipo russo. Em geral os personagens são mafiosos traficantes, uns grandalhões com caras feitas a machado e semblantes tão expressivos quanto os semblantes dos sujeitos que têm o carro guinchado pelo Detran.

Como todo estereótipo, é falho. Mas é verdade que a média dos russos não se destaca pela simpatia. Mesmo quando são expansivos, parecem uns ursos bêbados meio perigosos. Origem disso?

Não sei. Mas talvez tenham contribuído os 70 anos de socialismo, provações, paranoia e medo. Por certo Stálin (que quer dizer Homem de Aço), sobretudo ele, marcou a alma de seu povo. Quem saísse da linha era fuzilado ou despachado para a Sibéria.

Aquela cena do presidente Bolsonaro diante de Putin dá uma medida do efeito. Putin mantém a expressão cerrada e os olhos plantados nos de Bolsonaro, que, incomodado, se inquieta e vira a cara. É uma cena engraçada porque Bolsonaro, que gosta de dar pinta de durão, subitamente se revela inseguro.

Achei até simpático vê-lo desconfortável. Sinal de que o presidente brasileiro, até ele, é capaz de estranhar “cara feia”.

Cena dos olhares abaixo:

https://fb.watch/bt3l-0FtwA/

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading