Ícone do site Amigos de Pelotas

Imposto mais alto da prefeitura começa a vigorar em março

No dia 29 de março, a alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) aumentará em 50%, passando de 2% para 3%. A prefeitura, em déficit nas contas públicas, precisando de dinheiro, aumentou, como sempre, os impostos.

A prefeitura avisa nas redes: “Quem possuir contratos de promessa de compra e venda e tiver condições de regularizar a situação faça-o até o dia 28 de março para aproveitar o último prazo com o imposto menor”.

Aumentar imposto para cobrir déficit costuma ser contraproducente. Se a inadimplância é grande com 2%, imagine o que ocorrerá quando passar a 3%.

A medida faz parte do que a prefeitura chama de “Plano de Recuperação Econômica”. Traduzindo: taxar o que chamam, embora obrigados a pagar, de “contribuinte”.

Para enfrentar aquele déficit, a prefeitura fez aprovar no apagar das luzes de 2023, na Câmara, um projeto que eleva impostos para uma parcela da população, indo mais uma vez no bolso do contribuinte, em vez de cortar na própria carne e equacionar, com soluções criativas, seus problemas estruturais, que se refletem, penosamente, na população.

Sair da versão mobile