Ícone do site Amigos de Pelotas

Paula demite pai de santo do cargo de diretor de “Patrolamento”

A prefeita Paula Mascarenhas, do PSDB, demitiu nesta quinta (11) Pai Cleber de Xangô, diretor de Patrolamento da prefeitura. Ela afastou Pai Cleber do decisivo cargo depois que o vereador César Brizolara (PSB), em sessão hoje (sessão parlamentar), acusou o colega vereador Márcio Santos, do PSDB, de influir na escolha de pontos da cidade beneficiados por patrolamentos.

César denunciou que os pedidos de patrolamento de Santos eram atendidos em maior volume porque o vereador tucano indicara Pai Cleber de Xangô para o cargo de diretor do setor de Patrolas. “Quando a patrola passava nos bairros, Pai Cleber de Xangô entregava aos moradores cartões oferecendo serviços como líder religioso e atribuindo o serviço ao vereador Santos”, disse — apresentando fotos dos cartões e alegando que o gesto poderia ser enquadrado como abuso de poder econômico, prevaricação e improbidade administrativa. Foi mais longe, arrematando assim: “O PSDB devia se envergonhar de ter o Márcio Santos no partido”.

O presidente da Câmara, Rafael Amaral, do PP, engrossou a denúncia de Brizolara: “Agora eu vou ter que pedir a um pai de santo para patrolar a rua do Simões Lopes, no final do Fragata? Isso é grave, tem que ter providência urgente”.

Márcio Santos rebateu a denúncia. Basicamente, alegou “não ter poder para determinar onde é feito o patrolamento”. Mesmo assim, não conseguiu salvar o emprego do diretor, que terminou despachado.

Ao informar da demissão de Pai Cleber, a assessoria de imprensa da prefeitura explicou que o diretor já havia sido advertido por outras reclamações e que, com a queixa de César, decidiu dispensá-lo.

O poder de uma patrola em Pelotas

Sair da versão mobile