A ponte de concreto sobre o arroio Sujo, na Colônia de Pescadores Z3, principal ligação da comunidade com a zona urbana do município, e uma aspiração da comunidade, está mais próxima da realidade.
Nesta quarta-feira (15) a estrutura provisória instalada no local será removida.
A operação vai interromper o trânsito de veículos das 8h às 18h na localidade, mas não trará implicações ao funcionamento do transporte coletivo. Um ônibus irá fazer o trajeto dentro da Colônia e outro, do outro lado do arroio, aguardará os usuários para seguir viagem em direção à zona urbana do município. Será mantida uma passagem para os pedestres fazerem o trajeto.
A remoção será feita por uma equipe do Exército, responsável pela estrutura colocada no local em 2024, após a inundação que atingiu a comunidade.
Na semana passada, o Departamento de Pontes da Secretaria de Desenvolvimento Rural começou a obra de desvio da estrada, cravando estacas que irão sustentar a ponte provisória no novo local – seis metros em direção à Laguna dos Patos.
A nova ponte terá 17 metros de comprimento por dez metros de largura – dimensão que permitirá a passagem de dois veículos simultaneamente (um de vinda, outro de volta) e contará com uma calçada em um dos lados, para que pedestres a atravessem em segurança, sem disputar espaço com veículos.
O contrato com a empresa vencedora do processo de licitação, Pizzato Engenharia, de Alvorada (Região Metropolitana), foi assinado pelo prefeito Fernando Marroni em fevereiro deste ano. O investimento é de R$ R$ 897 mil. Os recursos são do Fundo Nacional da Defesa Civil, do governo federal.
Foto fornecida Ascom da prefeitura de Pelotas.

