Connect with us

Pelotas e RS

Fechamento do DP ocorre em meio a uma revolução

Publicado

on

Uma pena o fechamento do Diário Popular. Mas a verdade é que o mercado mudou muito. As necessidades mudaram. O mundo mudou.

Antes da internet, nosso mundo informativo era restrito. Havia o DP, a TV Tuiuti (retransmissora da RBS/Globo), rádios locais. Uma pequena cota de jornais do centro do País chegava aqui, para venda na distribuidora Bandeira. Os mais exigentes, buscávamos livrarias. Esse era o nosso mundo. E até éramos felizes nele.

Quando vieram a internet e as redes sociais, o mundo mesmo nos alcançou, e então vimos o quanto vivíamos limitados, inclusive pela “zona de conforto” dos veículos locais. Desembretamos. Passamos a assinar jornais nacionais e de fora do País, publicados em portais. A informação, antes concentrada, passou a ser oferecida por múltiplas fontes, inclusive aqui.

Hoje podemos montar nós mesmos nossos “próprios jornais”, escolhendo de um amplo cardápio os produtores de notícias que queremos, salvando no celular endereços variados para seguir, com textos, vídeos e áudios, conforme as nossas demandas.

Com isso, a produção de informação se pulverizou, assim como o consumo e a verba publicitária, hoje espalhada por vários endereços de produtores independentes; verba, aliás, cada vez menor, inclusive porque os próprios negócios anunciam nas suas redes sociais.

Em grande parte, os anúncios de governo é que têm mantido os veículos antigos, mas aí a informação já vem prejudicada, como hoje se percebe facilmente. Muitas vezes um veículo não é o último a saber, mas o primeiro a se calar. Não faz mal que ajam assim. A concorrência, a pluralidade de vozes que passou a existir, logo preenchem as omissões e desmontam as versões edulcoradas.

É o mundo novo. Um modo de produção tão disputado que os que hoje parecem bem, amanhã mesmo podem não estar. Haveria mais coisas a dizer, mas creio que a essência é essa. E não digo nenhuma novidade.

Desde os Anos 2000, era uma pedra cantada.

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Clique para comentar

Pelotas e RS

Moradores do RS podem se inscrever de graça no Enem 2024 até hoje

Publicado

on

O prazo para inscrições de moradores do Rio Grande do Sul no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina nesta sexta-feira (21), às 23h59. O prazo extra ocorre pela situação de calamidade pública que atingiu o estado em maio deste ano e foi reaberto pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no domingo (16), conforme edital específico.

As inscrições devem ser feitas online na Página do Participante, com o login único no portal de serviços digitais do governo federal do Gov.br. O participante que esquecer a senha cadastrada terá a opção de recuperá-la no mesmo site.

Os participantes também podem solicitar tratamento pelo nome social (se for o caso) e atendimento especializado, com recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência (PcD). O interessado deverá inserir novo documento que comprove a necessidade do atendimento especializado. E o resultado do recurso desta solicitação poderá ser consultado também na Página do Participante, a partir do dia 5 de julho de 2024.

No período regular de inscrição, que terminou na sexta-feira (14), o Inep registrou mais de 259,9 mil inscrições de candidatos do Rio Grande do Sul, entre os mais de 5 milhões de inscritos no período regular, encerrado em 14 de junho.

Isenção

Todos os moradores do Rio Grande do Sul inscritos no Enem 2024 têm direito a fazer a prova gratuitamente, porque o governo federal isentou este público do pagamento da taxa de inscrição de R$ 85, devido às enchentes.

Porém, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep alertam que a isenção da taxa não garante a participação no Enem 2024. Os moradores do Rio Grande do Sul interessados devem fazer a inscrição online para confirmar a presença nos dois dias de provas do exame.

Datas

Em 2024, as provas objetivas e a redação serão aplicadas nos dois primeiros domingos de novembro, dias 3 e 10. No Rio Grande do Sul, o MEC ainda avalia uma possível mudança na data de aplicação das provas. 

edital do Enem 2024 determinou que, no primeiro dia de provas, serão aplicadas as de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. E o participante responderá a questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo e último dia do Enem, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática. A aplicação terá 5 horas de duração.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o nível de conhecimento dos estudantes no fim do terceiro ano do ensino médio, que corresponde ao fim da educação básica no Brasil.

O Enem é considerado a principal forma de conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior, como universidades (públicas e privadas), faculdades e institutos federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni); ou de financiamento da graduação pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Os resultados individuais do Enem de estudantes brasileiros também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de ensino superior de Portugal, que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.

Para mais informações, Inep criou  a página com as perguntas mais comuns sobre o Enem, no portal do Inep. 

Continue Reading

Pelotas e RS

Pelotas terá nova secretária da Saúde

Publicado

on

Prefeita Paula Mascarenhas anunciou nesta quarta-feira (19) mudança na gestão da Secretaria Municipal de Saúde. 

Roberta Paganini, atual titular, deixará de vez a pasta, que será assumida no dia 28 próximo pela médica Rosana Souza van der Laan.

Roberta estava no cargo desde setembro de 2019. Ela pediu exoneração do cargo no dia 3 de maio deste ano, mas voltou ao cargo menos de 48 horas depois, a pedido da prefeita, até que encontrasse um substituto, no caso, substituta.

Rosana foi diretora-geral do Pronto Socorro de Pelotas de 2017 a 2021 e presidiu a Unimed Pelotas/RS de 2021 até março de 2024.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading