Connect with us

Pelotas e RS

Presidente do Concult contradiz prefeita no ‘Caso Havan’

Publicado

on

No começo da noite deste sábado (27), o presidente do Conselho de Cultura (Concult), Dan Barbier, colocou a prefeita Paula Mascarenhas numa saia justa.

Mais cedo, reagindo à repercussão da notícia de que a Havan e o Zaffari, com seus prometidos 400 empregos, pudessem não mais vir para Pelotas, Paula gravou um vídeo, postado nas redes sociais, afirmando que os representantes da prefeitura no Concult votaram contra denunciar ao Ministério Público a mudança legal que permitiu a instalação dos empreendimentos na área do Hipódromo da Tablada, mudança aprovada há pouco na Câmara porque, sendo o Hipódromo um bem do Patrimônio Histórico, é resguardado por legislações que preservam sua originalidade.

As obras de instalação da Havan e do Zaffari alteram a planta original do Hipódromo.

Dan Barbier: divergência

Horas depois, Barbier disse o contrário de Paula. Que os membros da prefeitura no Concult votaram a favor do documento que fundamentou a denúncia feita ao promotor André de Borba.

Frisou ele: “O parecer do Conselho que fundamentou a denúncia ao MP foi votado e aprovado de forma unânime, inclusive com votos dos membros da prefeitura com assento no Concult”.

Disse ainda que a reunião que com a decisão acima está registrada em ata, sob a guarda da Secretaria de Cultura.

A denúncia e a demora na manifestação do promotor incomodaram Luciano Hang, dono da Havan, que deu entrevista afirmando que o negócio poderia não sair.

Conclusão: ou alguém está confuso ou há algum ruído de comunicação.

Vídeo: Prefeita Paula se manifesta sobre ‘Caso Havan’

Havan ameaça desistir de abrir loja em Pelotas

Promotor vai rejeitar denúncia contra Havan-Zaffari

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading