Connect with us

Brasil e mundo

Se não viu A baleia, não leia esse texto

Publicado

on

A história que conta tem nexo com uma segunda, subterrânea, a história de Moby Dick, o famoso romance de Herman Melville.

Melville conta a história do capitão Ahab, que fica obcecado em matar a baleia Moby Dick, porque ela o aleijou. Desde então, anda com uma perna de pau e muletas e, negligenciando os demais aspectos da vida, só pensa em vingar-se de Moby, a grande baleia branca. Matá-la.

No filme A Baleia, o protagonista, Charlie, é um professor de escrita criativa, e fica claro que admira o romance de Melville. O roteiro foi feliz na associação, que encorpou a carga dramática. A equipe soube costurar com delicadeza as duas tramas, fundindo os fundamentos emocionais de ambas.

Charlie, bissexual, foi casado, teve uma filha, mas um dia abandonou as duas para ir viver com um aluno, que morre. Por causa dessa perda, Charlie começa a engordar, a um ponto sem volta de morbidez. Quer morrer também.

Há um paralelo entre Ahab e a filha de Charlie, agora uma jovem cheia de ódio pelo pai, por tê-la abandonado. Um nexo entre a obsessão de Ahab por matar a baleia e o ódio da filha pelo pai, a quem chama de gordo e quer ver morto.

A filha magoada é Ahab. Charlie é a baleia.

No romance, Ahab reencontra Moby Dick e lança-se contra ela com o arpão, mas fica preso nela, enroscado nas cordas dos arpões que atingem Moby Dick. Morre afogado, preso ao objeto do seu ódio, destruído pela própria força vingativa.

Não se pode lutar contra a natureza, é a mensagem do romance de Melville. A natureza tem suas próprias leis. O filme confirma isso, mas mostra que o homem é capaz de remediar as forças naturais, em nome de uma razão superior.

Ele quer morrer, mas não quer que a filha carregue seu ódio pela vida. Deseja que ela se liberte. Daí a famosa frase do filme: “Eu preciso saber que fiz uma coisa certa na minha vida”. No caso, fazer algo por alguém que não ele mesmo.

O roteiro criou uma cena final rápida, mas magnífica: Charlie, mulher e filha estão numa praia. A mulher toma sol, enquanto a filha brinca na areia. Charlie está de pé diante do mar, recebendo, na margem, o impacto das ondas nos pés, como a chamá-lo.

Ele então dá um passo para dentro do mar. Nessa hora, a câmera enquadra os três de cima. É uma cena de uma beleza terrível.

Ali, ele decidira abandonar a família. E, como Moby Dick, se tornaria alvo de ódio.

***

“Eu preciso saber que fiz uma coisa certa na vida”, diz o personagem de Brendan Fraser, em A baleia. Papel, enredo e falas calharam para o sentimento pessoal do ator, que, após décadas de carreira mediana, em queda livre nos últimos tempos, ganhou o primeiro Oscar por uma interpretação. Deu tudo de si, e aconteceu: foi retribuído. Tudo se encaixou. Tocantes. A reabilitação. O agradecimento aos que acreditaram nele. As lágrimas e os aplausos. Eis a magia e a beleza da criação artística. Quando acontece o encaixe, arrebata. É irresistível !

Jornalista. Editor do Amigos. Ex-funcionário do Senado Federal, do Ministério da Educação e do jornal Correio Braziliense. Prêmio Esso Regional Sul de Jornalismo. Top Blog. Autor do livro Drops de Menta. Fã de livros e filmes.

Brasil e mundo

Dia Nacional da Doceira agora é lei

Publicado

on

A partir de 2024, o 6 de Junho será celebrado em todo o Brasil como o Dia Nacional da Doceira. O PL 6328/19, de autoria do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), foi sancionado pela Presidência da República e publicado na edição desta quarta-feira (06/12) do Diário Oficial da União.

A data, segundo o deputado, é um reconhecimento à atividade que se destacou, principalmente, na Zona Sul gaúcha, por colaborar com o reconhecimento e a expansão do setor dentro da economia do país. Coincide ainda com a realização da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) no município de Pelotas.

A iniciativa do deputado demorou quatro anos para se tornar lei. Foi apresentada em 9 de dezembro de 2019, tramitou pelas comissões da Câmara até chegar ao Senado em 2023, onde teve o parecer aprovado na Comissão de Educação, Cultura (CE) e Esporte em caráter terminativo. Foram 18 votos favoráveis e nenhum contrário.

A assessoria do deputado diz: “Trzeciak comemorou o reconhecimento da data pela valorização das mulheres que se dedicaram no passado e transmitiram, de geração em geração, um legado que se consolidou e transformou a Zona Sul do Estado no berço da produção doceira do Brasil, assim como aquelas que, atualmente, preservam essa tradição”.

Na justificativa do projeto, Trzeciak argumentou: “Quando o mercado do charque entrou em crise, foram elas (doceiras) que abandonaram seus postos de cuidadoras do lar para arcar com parte do orçamento familiar, lançando mão sobre a única habilidade que poderiam, à época, profissionalizar: a arte de produzir doces”.

Para Maria Helena Jeske, proprietária na empresa Imperatriz Doces Finos e representante do setor, a promulgação do PL 6328/19 é um dia especial. “O Dia Nacional da Doceira vem para nos fortalecer e nos orgulhar. Somos nós, as doceiras, que mantemos uma tradição de décadas viva. E sempre inovando para manter nossa história, nossa tradição e originalidade das receitas. Essa data nos aproxima, do Sul ao Nordeste. Sentimos valorizadas, reconhecidas e incentivadas”, elogiou.

Continue Reading

Brasil e mundo

Região Sul entra em alerta laranja de tempestade

Publicado

on

A Região Sul está de novo sob alerta laranja de tempestade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso será válido até o fim da noite desta quarta-feira, 6.

O alerta vale para os três Estados sulistas, que sofrerão com excesso de chuva. Há a expectativa de chover até 100 mm sobre a região, de 1h01 até 23h59 desta quarta-feira.

Fora o volume de acumulado de água, o Inmet avisa: o alerta laranja de tempestade representa a ocorrência de outros dois fenômenos climáticos. Os ventos, por exemplo, poderão atingir a velocidade de 100 km/h. Além disso, há possibilidade de queda de granizo. “Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”

Conforme o órgão, é preciso estar atento para não se abrigar embaixo de árvores, pois há risco de raios. Desligar aparelhos eletrônicos ou até mesmo o quadro geral de energia da residência e não estacionar carros próximos a torres de transmissão e a outdoors são outras orientações.Áreas da Região Sul afetadas pelo alerta laranja de tempestade

Confira, abaixo, a lista de regiões que estão incluídas na área de atuação do alerta laranja de tempestade do Sul do país:

  • Norte Pioneiro Paranaense;
  • Serrana;
  • Oeste Catarinense;
  • Sudoeste Rio-grandense;
  • Metropolitana de Curitiba;
  • Vale do Itajaí;
  • Noroeste Rio-grandense;
  • Grande Florianópolis;
  • Centro Ocidental Rio-grandense;
  • Centro Ocidental Paranaense;
  • Metropolitana de Porto Alegre;
  • Noroeste Paranaense;
  • Norte Central Paranaense;
  • Sudeste Rio-grandense;
  • Sudoeste Paranaense;
  • Oeste Paranaense;
  • Nordeste Rio-grandense;
  • Sudeste Paranaense;
  • Centro Oriental Paranaense;
  • Norte Catarinense;
  • Sul Catarinense;
  • Centro Oriental Rio-grandense; e
  • Centro-Sul Paranaense.

Continue Reading

Em alta