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Opinião

Queria saber como era a política? Espie o facebook

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Todo mundo, acredito, teve vontade de abandonar o facebook, e abandonou, depois voltou. Conheço quem nunca usou. Eu acabei voltando.

É impossível ignorar o facebook. Ele existe, e é uma arena. Queria saber como é o ambiente da política? Não precisa entrar, espie o facebook. Democraticamente, ele reflete, em forma de drama, a política, cuja arte – dizem – é harmonizar os contrários em torno de consensos. Estava pensando que era moleza?

Sabe aqueles espelhos de circo, em que rimos de nós mesmos enquanto eles nos deformam a imagem? O facebook é um leiaute da multiplicidade vital, inclusive da disposição deliberada para mentir, como fazem os produtores especializados em fake news.

Por preconceito e ignorância momentânea ou definitiva, mentimos nós também, sem querer, procurando ser sinceros. Compreendo, acho…

A pior coisa que pode ocorrer a uma pessoa é perder a autoconfiança, porque ela nos dá a certeza de que estamos evoluindo para um lugar melhor, mesmo que seja ao precipício de uma catarata, onde a beleza da caminhada por um sentido permanece.

O que noto no facebook é que nos exprimimos nos espremendo. A vida deve ser algo maior do que isso, não é possível!

Acho bárbaras todas as batalhas, mas a sensação que prevalece é de dissenso. Pelos conteúdos publicados, creio ser pacífico o fato de que sempre vivemos uma espécie de guerra subterrânea, com trégua na superfície.

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Exposta como um nervo, essa guerra foi um avanço, pois diminuiu a hipocrisia. Mas o avanço só se confirmará se a pulsão social provocar reações oficiais.

O facebook, que em tradução radical poderia ser descrito como “Livro da Nossa Cara”, confirma algo difícil de aceitar: que a paz é um evento impossível na natureza.

Alguém disse que “tirando a morte, tudo numa guerra é bom”. Talvez porque nesses momentos os homens belisquem o sonho da irmandade, materializada em “sobreviver”, único objetivo comum que a rigor nos une.

Às vezes me ocorre que a guerra é o que dá valor à vida, apesar dos efeitos nocivos. No sentido de que a paz plena nunca aconteceu porque deve ser uma coisa tão tediosa quanto são as cerimônias do Prêmio Nobel. Vc sabe!

Quando pisa naquele tapete real, o sujeito já anda meio morto por retiro e elevação, no quilômetro final antes do desconhecido, o maior de todos os precipícios. Já a maioria de nós segue habitando a planície, tentando encontrar o sol entre as montanhas.

Ultimamente, acompanhando os acontecimentos no Brasil e no mundo, homens-bomba, países-bomba, pessoas bombando no face, essas coisas, constato com assombro o que sempre foi evidente, que as pulsões são ferozes, crescentes e incontornáveis, daí o sucesso online da correspondência, mesmo que mude a plataforma.

Às vezes penso que o mundo era melhor sem as redes sociais. Não era. Penso isso porque sinto que necessitamos em parte da ilusão do outro, algo que o facebook destrói.

Afinal, é natural supor as melhores expectativas nos semelhantes e suscitar neles boas impressões, imaginar que somos todos capazes de compreensões acima da linha terrena, bruta. Nem sempre isso é possível.

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No fundo, é uma questão estética. Acredito que a contenção dos sentidos, ao menos o esforço de racionalidade na hora de se exprimir, é edificante, enquanto a dispersão dissolve a vida. Posso estar errado, mas, agora que a Caixa de Pandora foi aberta, só nos resta comprar lentes novas e aumentar a vigilância dos filtros.

Não que a verdadeira face individual seja ruim de ver. É que as reações parecem confirmar que somos mais capazes de nos afastar pela diferença do que de nos unir pela semelhança. Vivemos um tempo estranho, em que a guerra se deslocou para o mundo virtual, sem a mesma solidariedade verificada em um campo de batalha presencial.

A serventia maior do facebook vem quando é analisado à luz de outro tédio, a ciência. Uma de suas conclusões: quando nos expressamos de forma digna (com sinceridade), rompemos a magia da ilusão que os outros alimentam em nós. Mas, como na ciência, só temos certeza de que demos um passo adiante quando analisamos os fatos como eles realmente são.

O caso é que, aparentemente por medo, em vez de avançar, ficamos presos na distração das guerras.

Jornalista. Editor do Amigos. Ex-funcionário do Senado Federal, do Ministério da Educação e do jornal Correio Braziliense. Prêmio Esso Regional Sul de Jornalismo. Top Blog. Autor do livro Drops de Menta.

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Especial

Pais necessários

“Ter um pai biológico devidamente registrado, que no mínimo ajude na subsistência através da pensão, não impede outras formas de vínculos tais como os pais afetivos, de pessoas que pela ligação emocional desenvolvam essas relações de cuidado, proteção e apoio tão importantes para as crianças e jovens”

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Feliz o mundo das propagandas do Dia dos Pais, onde todos os pais são maravilhosos, o que aliás me contempla, pois tive o privilégio de ter um pai assim. No Brasil real, no entanto, isso está longe de ser unanimidade: os mais diversos problemas envolvem a paternidade, do abandono à negligência, ou até situações de violência, questões essas que merecem reflexão e iniciativas, pois vão além das famílias, afetam a sociedade inteira.

Estudos sobre conduta violenta em jovens, por exemplo, apontam ao lado de outros fatores a ausência paterna, como demonstrado por pesquisas, em nosso meio, do psicólogo Jorge Trindade (publicadas em seu livro sobre Delinquência Juvenil). O percentual de ausência do pai, entre adolescentes infratores, é significativamente maior do que entre a população em geral.

O papel paterno não se restringe à esfera biológica, existe a paternidade afetiva, onde tios, avós, padrastos, ou até vizinhos ou amigos da família podem representar simbolicamente essa função para as crianças e adolescentes. A psicanálise freudiana estudou profundamente essa função simbólica, relevante desde o sentimento de proteção e segurança afetiva até a internalização de limites. Jung, ao estudar os arquétipos e o inconsciente coletivo, encontrou papéis simbólicos presentes nas mais diversas culturas e sua relevância para a psique humana.

Trabalhando como Psiquiatra e vendo muitas crianças e jovens sem registro do pai na certidão de nascimento, participei de um grupo de terapeutas de família que levou a questão às esferas governamentais, tempos atrás, quando nos foi dito que “nossa campanha agora é ‘registre seu filho’, a questão da paternidade pode ser num momento posterior”. Esse momento nunca chegou, até hoje não existe qualquer iniciativa dos poderes públicos (nem federal, nem estadual, nem municipal) para garantir os direitos das crianças e adolescentes ao registro do pai, com suas consequências jurídicas.

Muitas questões culturais estão envolvidas nessa negligência, que incluem frases que ouvimos com frequência das genitoras tais como “se ele registrar vai ter direito a visitas”, o que, por motivos variados, elas gostariam de evitar. É uma equação complexa, portanto, que envolve não apenas as instituições mas a própria cultura popular e comportamentos já tradicionais, como a confusão de papéis entre as relações conjugais e a parentalidade. Ou seja, não é nada simples identificar as complexidades e enfrentar essas questões, mas negá-las e nada fazer não vem ajudando em nada.

Ter um pai biológico devidamente registrado, que no mínimo ajude na subsistência através da pensão, não impede outras formas de vínculos tais como os pais afetivos, de pessoas que pela ligação emocional desenvolvam essas relações de cuidado, proteção e apoio tão importantes para as crianças e jovens. Existem várias formas de pai e, no sentido mais sadio dessa palavra e dessa função simbólica, todos são necessários.

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Cultura e diversão

Minha impressão de Elvis

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Vi Elvis, a cinebiografia do cantor branco que só sabia cantar dançando, requebrando sensualmente como os negros que conheceu no Sul dos EUA, em Memphis, onde nasceu, cresceu e sempre morou.

Mesmo em duas horas e quarenta, fica-se com a sensação de algo mal contato. Esteticamente rico, emocionalmente o filme é pobre. Como o arco narrativo nunca se firma, parece que o diretor evitou contar coisas que deveria ter contado, e algumas que contou, contado melhor.

Já o protagonista, apesar de fisicamente parecer com Elvis e ter incorporado com perfeição os trejeitos do biografado, não assimilou-lhe a personalidade, o que resulta num personagem sem carga dramática, “vazio”. Muito diferente, por exemplo, do que acontece com o intérprete de Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody, a primeira da recente safra de cinebiografias de músicos. Nesta, o ator literalmente incorporou Mercury, ou, o que em certos trechos parece ter ocorrido, Mercury voltou para encarnar no ator.

Pelo filme, fiquei com a sensação de um Elvis caipira que não sabia quem era, alguém infeliz. Ele se queixa de que sua vida passara (“vou fazer 40 anos”) e não deixaria um legado. Dá a entender que gostaria de ser lembrado como ator, por um papel em filme clássico, o que não conseguiu. É impossível não pensar: se, com todo aquele talento, sucesso e riqueza, Elvis não era feliz, imagina a gente.

Pelo histórico de fins tristes de astros pop, talvez chegue uma hora em que sentem o peso da solidão. Têm o amor da multidão, mas, ao mesmo tempo, pela própria natureza da situação, não têm o amor de ninguém em específico. Não dá para entender o que se passa. O ser humano parece que nunca está contente.

Chegou a formar família e ser pai, mas fracassou no casamento. Acabou sozinho em Graceland, sua mansão. Morreu aos 42. No meio da noite. No banheiro. Obeso. Nu. Caído ao lado do vaso sanitário. (cena que não aparece no filme).

Médicos e imprensa estranharam a pressa para o anúncio da causa do óbito: “parada cardíaca e sem relação com abuso de entorpecentes”. A autópsia foi colocada, pela família, em segredo por 50 anos. Só em 2027 será possível ter acesso às informações.

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* Tom Hanks está ótimo. No papel de Coronel, agente e empresário de Elvis Presley, é um tipo inesquecível, não exatamente pelo desempenho, que é sempre funcional e empático, mas sim pela maquiagem. Pesada, ela tornou-o caricatural, como se não fosse de verdade. A não ser que tenha sido proposital, ficou estranho.

Tom Kanks como O CoronelO atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Tom-Hanks-as-Colonel-Parker-in-Elvis-sitting-in-a-ferris-wheel-seat1.jpg

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Cultura e diversão

O TELEFONE PRETO. (Por Déborah Schmidt)

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Em cartaz nos cinemas, O Telefone Preto é ambientado em 1978, quando uma série de sequestros de crianças está aterrorizando a cidade de Denver. Finney Shaw (Mason Thames) é um garoto de 13 anos, tímido e inteligente, que é sequestrado por um sádico assassino (Ethan Hawke) que o enclausura em um porão à prova de som, onde gritar não vai resolver nada. Quando um telefone preto desligado começa a tocar, Finney descobre que consegue ouvir as vozes das vítimas anteriores do sequestrador. E elas estão decididas a assegurar que o que lhes aconteceu não aconteça com Finney. 

Baseado em um conto escrito por Joe Hill, filho do autor Stephen King (reparem na referência para It – A Coisa), o longa é comandado por Scott Derrickson, um dos melhores nomes do cinema de terror da atualidade, com O Exorcismo de Emily Rose (2005) e A Entidade (2012) em sua filmografia. Mais recentemente, o diretor deixou o gênero de lado para fazer parte do Universo Cinematográfico Marvel, onde dirigiu Doutor Estranho (2016). O cineasta sabe como poucos prender a atenção do público, e em O Telefone Preto, ele retoma sua parceria com a Blumhouse, produtora conhecida pelo foco em filmes de terror de baixo orçamento.

Com o roteiro de Derrickson em parceria com C. Robert Cargill, o filme é um suspense eficaz preocupado em criar medo pelo clima de tensão e claustrofobia, aliado ao desenvolvimento de seus personagens. Isso fica evidente logo no início, ao focar no relacionamento de Finney com a irmã Gwen (a carismática Madeleine McGraw). Com isso, traumas da infância são explorados pela trama, com Finney enfrentando bullying na escola e os irmãos sofrendo com o pai alcoólatra e abusivo. Entendemos, então, a realidade e o poderoso vínculo de apoio e afeto criado por eles diante desses problemas, em uma relação fundamental para a eficiência da narrativa.   

No papel do misterioso e cruel sequestrador, Ethan Hawke rouba a cena. Uma atuação poderosa e que consegue aterrorizar o espectador mesmo usando uma máscara sinistra durante quase todo o filme. Aliás, um dos elementos mais interessantes do longa é o fato de o vilão esconder seu rosto atrás de uma máscara, que em diversos momentos altera a forma e a expressão, refletindo a instabilidade emocional do personagem conforme os acontecimentos e o mantendo ainda mais intrigante.  

Com uma história simples e bem contada, O Telefone Preto é um terror psicológico e sobrenatural que prende a atenção até o final. 

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