Connect with us

Pelotas e RS

Fabrízio expõe na Sigmund Freud

Publicado

on

O Espaço Arte Chico Madrid da Sociedade Científica Sigmund Freud convida para no dia 6 de junho de 2018 (quarta-feira) às 19h a inauguração da exposição “Quando eu me desloco eu costuro a cidade: pespontada sob a poética de um artista visual e figurista”, de Fabrízio Rodrigues – mestrando do PPG em Artes Visuais da UFPel. E às 20h a fala do artista sobre seu processo criativo.

O endereço é Rua Princesa Isabel, 280 conj. 302 (esquina Gonçalves Chaves) e a exposição permanecerá até o dia 29/06/2018 em horário comercial.

A exposição, segundo Fabrízio

“Quando me desloco eu costuro a cidade: Pelotas pespontada sob a poética de um artista visual e figurista” é uma exposição em que o caminhar é meio condutor para obtenção do trabalho artístico, além das inserções das minhas memórias, vivências pessoais e profissionais.

Tenho como uma das técnicas para desdobrar meus questionamentos artísticos o bordado, elemento que possuo conhecimento técnico desde os nove anos de idade. As minhas obras possuem vestígios dos mais de dez anos que realizo a função de figurinista.

Outros fatores relevantes na minha produção artística são as histórias contadas por Andrea Mazza Terra durante o meu processo de criação, assim como a Dragtopografia que realizei na cidade de Pelotas, como meio para reconhecer a cidade através das Drags Queens.

O meu trabalho artístico também percorre pelos universos queercamp kitsch, assumindo o exagero nas cores, dobras e ícones comuns dos anos oitenta. Tenho como referencia as obras dos artistas Joãozinho Trinta, Clóvis Bornay, Arthur Bispo do Rosário, Jorge Macchi e Flávio de Carvalho.

Durante meus deslocamentos por Pelotas, a cidade começou a me fornecer o briefing para a criação, anteriormente, comum a minha profissão de figurinista, o diretor do espetáculo me direcionava no fazer de um figurino. Agora quem me ordena o que fazer, quem me direciona, é a cidade.

A cidade se expressa, grita, impulsiona, sempre nos mostra algo. O caminhar direcionado me proporcionou um olhar queer e carnavalizado para as coisas da cidade.

As obras apresentadas são resultado durante minha pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel, vinculado ao Grupo de Pesquisas Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC, coordenado pela Profa. Dra. Eduarda de Azevedo Gonçalves”.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading