Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura faz mutirão para recuperar cidade após chuvas

Publicado

on

Do site da prefeitura – A Prefeitura de Pelotas trabalha na recuperação da cidade, após o temporal que atingiu o município no último fim de semana. A Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) atua na zona norte da cidade, com a Operação Tapa-buracos para recuperar as vias prejudicadas pelas chuvas.

Já a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) dedica-se à retirada de árvores, limpeza de valetas e patrolamento das vias secas, enquanto o Sanep concentra-se na limpeza de canais e manutenção das Casas de Bomba, bastante exigidas nesse período.

As Secretarias e a autarquia atuam juntas para atender as demandas da comunidade.

Nesta terça-feira (22), equipes trabalharam na recuperação do asfalto do entorno da Praça do Colono – bastante prejudicado pelos alagamentos – e na rotatória das avenidas Fernando Osório e Dom Joaquim. Além destas, as ruas principais do bairro Sítio Floresta – principalmente por onde o transporte coletivo circula – foram alvo da Operação.

Mais de 24 toneladas de material foram utilizadas pela Operação Tapa-buraco entre segunda (21) e terça-feira (22). Foto: Marcel Ávila
A Secretaria também refez trechos das avenidas Francisco Caruccio, 25 de Julho e Zeferino Costa – após a avenida Assis Brasil -, e das ruas Leopoldo Brod, São Paulo, João Jacob Bainy, Barão de Tramandaí e Francisco Ferreira Veloso. “Não conseguimos ir em todas as vias da zona norte, mas as mais prejudicadas foram recuperadas”, afirma o secretário Eduardo Tejada.

Ele enfatiza o caso da rua Clio Fiori Druck, explicando que a via passa por obra do Sanep mas, em seguida, será totalmente requalificada pela Smop.

Mais de 24 toneladas de material foram utilizadas pela Operação Tapa-buraco entre segunda (21) e terça-feira (22). Foto: Marcel Ávila

Desde segunda-feira (21), mais de 24 toneladas de material foram utilizados na Operação Tapa-buracos. Da região norte, os grupos de trabalho da Smop passam para o Areal, iniciando já nesta quarta-feira (23) pela avenida Domingos de Almeida.

A intervenção ocorre no espaço entre a rua Comendador Rafael Mazza – mais conhecida como Rua das Traíras – e a Capitão Nelson Pereira, que dá acesso às Charqueadas, trecho que não foi incluído nas obras de requalificação da avenida. O percurso de quase um quilômetro já foi limpo e teve o sistema de drenagem refeito, e agora terá a pavimentação recuperada por meio da operação – tudo com investimentos da Prefeitura.

A SSUI concentra-se no recolhimento de árvores, limpeza de valetas e patrolamento das ruas já secas.

Na quarta (23), ruas dos balneários Valverde, Santo Antônio e Prazeres, na Praia do Laranjal, e também da região da Sanga Funda, serão recuperadas, com foco nas vias por onde circula o transporte coletivo. Ainda no Laranjal, serviços de roçado já foram realizados, além da desobstrução das ruas Novo Hamburgo e Montenegro.

Na região da Balsa, os trabalhos convergem para a drenagem das valetas e retirada de galhos caídos, mesma situação da zona norte e do Areal, onde equipes atuam no roçado e remoção de entulho.

A ponte localizada na rua Vinte, do Dunas, que dá acesso à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Deogar Soares, já foi recuperada pela Secretaria e liberada para circulação de veículos.

Na manhã de domingo (20), a Defesa Civil interditou a estrutura devido aos danos causados pelo temporal que atingiu Pelotas na noite de sexta-feira (18) e na madrugada de sábado (19), com fortes ventos e a precipitação de 115 milímetros em 24 horas. Equipe da SSUI reforçou a base da passagem, tornando-a segura para o trânsito.

Para qualificar ainda mais o sistema de drenagem do município – apesar do grande volume de chuva, os alagamentos foram pontuais e as águas escoaram rapidamente -, o Sanep aposta na manutenção das Casas de Bomba da cidade, com equipes trabalhando 24h em regime de plantão. Uma das bombas precisou ser trocada e a quantidade de lixo encontrada surpreendeu. A iniciativa pretende prevenir possíveis danos, já que há previsão de mais chuvas na cidade.

A autarquia também atua na limpeza de canais e sistemas de esgoto, desentupindo bueiros e retirando resíduos que possam atrapalhar o escoamento nas bocas de lobo.

Desde o início de janeiro, Pelotas já registrou 350 milímetros de chuvas, três vezes mais do que a média esperada para o mês. Segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), o temporal do fim de semana foi consequência da passagem de um ciclone sobre a Região Sul do Estado.

Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), durante a semana o clima deve permanecer parcialmente nublado, com maior possibilidade de chuvas na tarde desta quarta-feira (23).

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita faz ginástica laboral em dia de protesto

Publicado

on

Ontem houve ginástica laboral no saguão da prefeitura. Até a prefeita Paula participou da aula. Durou quinze minutos. A atividade faz parte do Abril Verde, “mês de conscientização de segurança e saúde no trabalho”.

No mesmo dia, um grupo de professores e funcionários de 12 escolas municipais da Zona Norte protestaram na rótula das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho. Reclamam das más condições dos prédios, da falta de professores, da suspensão de aulas, de baixos salários. O grupo pede ainda perícias de engenharia nos prédios. Outros protestos estão sendo marcados.

Segundo lideranças do ato, os problemas vêm se avolumando e por falta de investimento na rede escolar.

Continue Reading

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading