Connect with us

Pelotas e RS

Coletivo Juntos denuncia racismo de alunos do IFSul

Publicado

on

Nós, do Coletivo Juntos Pelotas, vemos por meio desta manifestar apoio à uma de nossas militantes que está sendo vítima de racismo em rede de WhatsApp de uma turma do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas.

Ressaltamos que todas as medidas cabíveis foram tomadas no sentido de cobrar manifestação e ações concretas da reitoria do IF-Sul.

Esta não é a primeira vez e tão pouco o primeiro caso de racismo no interior do IF-Sul Pelotas da qual tomamos conhecimento. Não é possível que tais casos persistam em completo anonimato, sendo abafados pela administração.

Pelotas tem a maior população negra do Estado do Rio Grande do Sul, a maioria das/os estudantes das escolas públicas são negras/os.

Mesmo assim são minoria em escolas cuja entrada se da por meio de processos seletivos como é o caso do IF-Sul. Essa é uma das características injustas desse sistema.

A maior parte das/os estudantes negras/os são filhos das camadas mais populares da sociedade, portanto vinculados, em sua grande maioria, às escolas públicas, que sofrem com o sucateamento marcante do abandono da educação por parte de sucessivos governos estadual e municipal.

Esta discrepância no acesso gera turmas majoritariamente compostas por pessoas brancas, não raramente formando um ambiente em que as/os estudantes negras/os enfrentam todo tipo de conservadorismo e preconceito que muitas vezes são travestidos de brincadeiras e que provém das mesmas pessoas que dizem que nossas reivindicações são “mimimi”.

Em uma conjuntura política onde vemos os representantes do poder central deslegitimar a luta anti-racista ao ser parte integrante daqueles que, despreocupadamente, fazem afirmações racistas, não podemos definitivamente nos calar frente à ataques sérios como os das imagens.

Nossas fileiras contam com mulheres negras que empunham a luta anti-racista. E essa luta é de todas e todos que seguram a nossa bandeira.

Por fim afirmamos que defendemos que não haverá transformação alguma na sociedade, sem a superação de valores estruturais, que são reproduzidos cotidianamente, como o racismo, o machismo e a homofobia.

“Companheira me ajuda
Que eu não posso andar só,
Eu sozinha ando bem
Mas com você ando melhor.”
Estamos Juntos e não arredamos!

Coletivo Juntos

 

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita faz ginástica laboral em dia de protesto

Publicado

on

Ontem houve ginástica laboral no saguão da prefeitura. Até a prefeita Paula participou da aula. Durou quinze minutos. A atividade faz parte do Abril Verde, “mês de conscientização de segurança e saúde no trabalho”.

No mesmo dia, um grupo de professores e funcionários de 12 escolas municipais da Zona Norte protestaram na rótula das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho. Reclamam das más condições dos prédios, da falta de professores, da suspensão de aulas, de baixos salários. O grupo pede ainda perícias de engenharia nos prédios. Outros protestos estão sendo marcados.

Segundo lideranças do ato, os problemas vêm se avolumando e por falta de investimento na rede escolar.

Continue Reading

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading