Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura divulga hambúrguer e patê

Publicado

on

Do site da prefeitura – Duas agroindústrias da zona rural de Pelotas – Aura Verde e Colonial Fungi – firmaram parceria e criaram produtos alimentícios com ingredientes da sua linha de produção.

Hambúrguer de cogumelos e patê de cogumelos caramelizados são as iguarias à disposição dos consumidores, frutos de iniciativas das duas empresas, visando à abertura de novos nichos no mercado.

“Trata-se de um passo extremamente importante e positivo, que integra duas agroindústrias. O espírito cooperativo que vem sendo implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural está mostrando resultados. O próprio uso de boas práticas no setor leva à possibilidade de inovação”, ressalta o secretário Jair Seidel.

As receitas do hambúrguer congelado de cogumelos e do patê de cogumelos caramelizados foram criadas pela Aura Verde, especializada na produção de molhos e antepastos. No preparo dos novos produtos são utilizados cogumelos das variedades ostra e shimeji – matéria-prima produzida pela Colonial Fungi.

Os projetos de implantação das duas agroindústrias foram criados pelo Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que segue prestando acompanhamento.

Os empreendimentos são registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria. Ambos estão presentes e representam o segmento da colônia local na Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, até o dia 10 de março.

Com o hambúrguer e o patê, a Aura Verde e a Colonial Fungi conseguem atingir públicos diferentes dos que consomem seus produtos isolados, consolidando a expansão de seus mercados.

Como preparar

O hambúrguer congelado de cogumelos é de fácil preparo. Basta aquecer azeite em uma chapa ou frigideira e fritá-lo por dois a três minutos de cada lado. O patê de cogumelos caramelizados já vem pronto. É próprio para acompanhamento de carnes e complementa diversos pratos e lanches, com seu sabor agridoce.

Pelotas e RS

Prefeita faz ginástica laboral em dia de protesto

Publicado

on

Ontem houve ginástica laboral no saguão da prefeitura. Até a prefeita Paula participou da aula. Durou quinze minutos. A atividade faz parte do Abril Verde, “mês de conscientização de segurança e saúde no trabalho”.

No mesmo dia, um grupo de professores e funcionários de 12 escolas municipais da Zona Norte protestaram na rótula das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho. Reclamam das más condições dos prédios, da falta de professores, da suspensão de aulas, de baixos salários. O grupo pede ainda perícias de engenharia nos prédios. Outros protestos estão sendo marcados.

Segundo lideranças do ato, os problemas vêm se avolumando e por falta de investimento na rede escolar.

Continue Reading

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading