Connect with us

Pelotas e RS

Orquestra Estudantil dá início às atividades em 2019

Publicado

on

Ensaio da Orquestra Estudantil – Foto Michel Corvello

Luiza Meirelles | Da Prefeitura |

O projeto que, desde maio de 2018, abre as portas da música erudita a crianças e jovens de Pelotas deu início, nesta segunda-feira, (8) às atividades de 2019 – agora, sediadas em nova casa: a antiga Estação Férrea, no Largo de Portugal.

Além do novo espaço, a Orquestra Estudantil Municipal também começa o ano com a novidade de disponibilizar mais vagas, ter participantes mais jovens e, estes, representarem mais de 20 escolas do município.

“O acervo de instrumentos também aumentou, já que vários alunos possuem os seus. A mudança de local [antes os ensaios ocorriam na Escola Técnica Estadual João XXIII] foi muito importante, porque o espaço comporta bem as necessidades do projeto, além de ser um ponto central e acessível para os jovens”, disse a coordenadora da Orquestra, Lys Ferreira.

Maior visibilidade

Enquanto 25 estudantes compuseram o projeto em 2018, neste ano, 150 inscreveram-se na iniciativa. As 30 vagas oferecidas originalmente foram expandidas para 40, a fim de comportar o máximo de interessados, considerando a estrutura existente. No entanto, além dos alunos que integrarão o grupo, outros 60 terão aulas com os mais experientes.

A professora atribui à apresentação no 9° Festival Internacional Sesc de Música, no ano passado, a ampliação da visibilidade da Orquestra. Além disso, os músicos também integraram a programação cultural da 46ª Feira do Livro e tiveram aula com a renomada professora de violino do Ceará, Liu Man Ying.

Lys acrescentou que o projeto conta com instrumentos disponibilizados pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e com outros doados por apoiadores. “O grupo vem crescendo não só em número, mas também em conhecimento”, apontou a professora, mencionando a inscrição de jovens experientes na área musical.

Amor à música

O violino rosa de Yasmin, de 11 anos, foi um presente recebido pela menina em função do amor pelo instrumento e, principalmente, pela música. Enquanto a neta concentrava-se nas orientações repassadas pela professora, a avó a acompanhava orgulhosa.

“Ela volta sempre realizada e feliz dos ensaios, que servem como um apoio, uma distração e, até mesmo, uma ajuda emocional. O sonho dela é ser violinista”, afirmou Teresinha Furtado.

Orquestra

O projeto da Smed trabalha a teoria e a prática de instrumentos como violino, viola, flauta, violão, contrabaixo, violoncelo e teclado. Os ensaios ocorrerão todas as segundas-feiras, das 15h às 18h, na sala cedida pela Secretaria de Cultura, na antiga Estação Férrea.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading