Connect with us

Pelotas e RS

Maio Amarelo começa com blitz educativa na Domingos de Almeida

Publicado

on

Prefeitura informa |

A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) definiu a programação da 6ª edição do Maio Amarelo, que ocorre de 2 a 31 de maio. O evento é voltado à conscientização no trânsito e busca destacar a necessidade da redução do número de mortos e feridos graves na cidade.

A iniciativa começa com uma blitz educativa na avenida Domingos de Almeida, marcada para o dia 2 de maio, a partir das 15h. A ação vai alertar os motoristas sobre os perigos do uso do celular ao conduzir um veículo.

Também estão previstas palestras em diversas escolas e Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Pelotas, além de passeio ciclístico programado para o dia 19 de maio, às 9h, com saída do Largo Edmar Fetter. Em 2018, mais de duas mil pessoas participaram das atividades promovidas pela STT durante o mês de maio.

O projeto é uma realização da Prefeitura, através do setor de Educação da Secretaria, com apoio CFC União, CFC Drive Car, CFC Senna, CFC CPR, Rádio União, Rádio Mais Nova, Pedal Domingueira, Bike Mania e Sest Senat.

Trânsito em Pelotas

Atualmente, Pelotas conta com uma frota de aproximadamente 207 mil veículos. A cidade terminou 2018 com o menor número de vítimas fatais em acidentes da última década, com 32 registros: 25 vítimas em vias municipais e sete nas vias federais que cortam o município. Só no ano passado, os agentes de Trânsito da cidade atenderam mais de 2,5 mil chamados de acidentes, uma média de sete por dia.

Site

Desde março, o site da Prefeitura de Pelotas oferece uma nova funcionalidade. Os cidadãos podem registrar o boletim de ocorrência de acidentes de trânsito, de pequena monta, diretamente na plataforma pelotas.com.br.

A iniciativa da STT busca dar agilidade aos atendimentos e à resolução de conflitos. Com a novidade, os agentes de trânsito poderão ser direcionados apenas às ocorrências em que haja danos materiais aos veículos, danos físicos aos cidadãos e a necessidade de interrupção do tráfego, o que trará rapidez de resposta.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading