Connect with us

Pelotas e RS

Paula veta projeto de lei que criava medidas de proteção a gestantes

Publicado

on

A prefeita Paula Mascarenhas vetou integralmente projeto de lei aprovado na Câmara que criava medidas de proteção a gestantes e de divulgação de boas práticas para a atenção à gravidez, parto, nascimento, abortamento e puerpério no município de Pelotas.

Pressionada pelo Sindicado dos Médicos (Simers), dias atrás, ela ponderou e decidiu.

Sobre os motivos do veto, diz a prefeitura em release:

“Este Executivo (prefeitura) restou inteiramente convencido de que, em nome do mais genuíno interesse público, é possível e necessária a rediscussão do assunto, seja pelos aspectos polêmicos trazidos pela redação do PL, seja pelo envolvimento de valores como a vida humana, a ética das relações médico-paciente e o adequado exercício profissional, dentro das condições oferecidas pela realidade”.

E mais

“Paula reiterou a necessidade de se reconhecer a crise da saúde, a falta de recursos e as dificuldades do SUS, que impõem o desafio diário de se proporcionar o melhor atendimento e disponibilizar as melhores condições possíveis para a prática da boa Medicina”.

Violência obstétrica: ‘Prefeita não sabe a quem desagradar’

Paula: ‘Não entendo por que preocupação com projeto não ocorreu na Câmara’

Abaixo, o release da prefeitura, na íntegra.

Dá pra sentir, pela construção do texto e pelo tom, a dificuldade que a prefeita enfrentou para vetar a lei:

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, na tarde desta quinta-feira (25), no Paço Municipal, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL), uma das proponentes — juntamente com o vereador Reinaldo Elias (PTB) — do Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre medidas de proteção a gestantes e de divulgação de boas práticas para a atenção à gravidez, parto, nascimento, abortamento e puerpério no município de Pelotas.
Paula explicou à legisladora as razões do Executivo para o Veto Total à proposta e fez a entrega simbólica, à Fernanda, de outras duas leis de autoria da vereadora que foram sancionadas. Uma dispõe sobre a criação da Semana de Conscientização dos Direitos das Gestantes e a outra sobre a ampliação da divulgação do Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher).  
Sobre o veto total ao PL, Paula defendeu a necessidade de construir de forma coletivo um novo projeto. 
“A partir de muito diálogo, muita discussão entre os vários segmentos envolvidos, com vistas a fazer de Pelotas uma cidade referência na área, que ofereça um parto seguro e proteção à mulher e ao bebê”, ponderou a prefeita.

A busca pelo diálogo possível  

Sobre os motivos do veto, Paula reiterou a necessidade de se reconhecer a crise da saúde, a falta de recursos e as dificuldades do SUS, que impõem o desafio diário de se proporcionar o melhor atendimento e disponibilizar as melhores condições possíveis para a prática da boa Medicina.  
Destacou, sobretudo, a multiplicidade de posições a respeito do projeto e a importância dos valores contidos no exame do assunto — as subjetividades do tema levaram a classe médica a insurgir-se contra o PL. A justificativa do veto explica que, depois que a Prefeitura intermediou encontros entre as partes envolvidas, “…este Executivo restou inteiramente convencido de que, em nome do mais genuíno interesse público, é possível e necessária a rediscussão do assunto, seja pelos aspectos polêmicos trazidos pela redação do PL, seja pelo envolvimento de valores como a vida humana, a ética das relações médico-paciente e o adequado exercício profissional, dentro das condições oferecidas pela realidade.”  

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading