Connect with us

Brasil e mundo

Quanto custa tirar a roupa e fumar baseado em faculdade?

Publicado

on

Quanto custa tirar a roupa e fumar baseado em faculdade?”, perguntou o senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia.

Perguntou muito bem.

Pelados em universidade, baseados e outras manifestações de rebeldia são típicos do ambiente universitário, em qualquer tempo.

O cinema repete a vida, nas histórias de fraternidades universitárias.

Há o prazer natural, parte do desenvolvimento, de ‘subverter a ordem e questionar o estabelecido’, nem que seja por alguns anos, nem que seja para que a pessoa se enquadre depois.

Nem todos sentem essa necessidade, mas há quem sinta.

Alem disso, não custa mesmo nada ao erário.

Pessoalmente, acho uma bobagem tirar a roupa como protesto. Uma falta completa de imaginação, algo indesejável aliás – a falta de imaginação – numa universidade.

Mas me parece que punir isto é uma falta de imaginação pior.

Falta de imaginação

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

1 Comment

1 Comments

  1. “Mas me parece que punir isto é uma falta de imaginação pior.”

    Aí que está, caro Rubens! Se não houver punição para a gama de arruaceiros e sem noção que não querem estudar, vai continuar a tal balbúrdia. Acho justo o corte e cabe às faculdades se adaptarem a isso, organizando a zona que é seus os cursos das áreas de humanas.

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading