Connect with us

Pelotas e RS

Hospital Escola da UFPel reabre serviço de radioterapia

Publicado

on

Após uma espera de quase dois anos e meio, a Radioterapia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) volta a funcionar.

Na manhã desta quinta-feira (16), três pacientes oncológicos realizaram as consultas de avaliação com o médico radioterapeuta Ricardo Nakamura. Para esta sexta-feira (17), estão previstas mais três consultas.

O primeiro tratamento com o novo equipamento ocorrerá no dia 31 de maio, pela manhã.

Nos primeiros 40 dias, serão planejados os tratamentos de três novos pacientes por semana, tendo em vista a necessidade de cuidados com qualidade e segurança do uso do equipamento.

A expectativa é tratar até 70 pacientes por dia, após o pleno funcionamento do equipamento. E a duração média dos tratamentos é de 25 dias.

médico, superintendente e equipe no corredor do serviço

O serviço
O serviço de Radioterapia, situado na Faculdade de Medicina, é licenciado junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear e atende pacientes oncológicos da comunidade de Pelotas e região Sul do estado.

Os tratamentos radioterápicos contemplam pacientes encaminhados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. Além da equipe assistencial composta por médicos radioterapeutas, cirurgião oncológico, médico clínico, físicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, assistente social, nutricionista, psicólogo e dentista, o serviço receberá pós-graduandos da Residência Multidisciplinar em Oncologia.

Atualmente, mais de cem pacientes com câncer aguardam na lista de espera pelo tratamento de radioterapia na região Sul. Em dezembro de 2016 o Serviço de Radioterapia do HE foi suspenso, devido à expiração da validade da bomba de cobalto. Desde então, outras instituições absorveram a demanda.

O Hospital Escola então aderiu ao Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, o qual viabilizou a construção do bunker que abriga o acelerador linear, onde foi feita a montagem do equipamento, treinamento da equipe, testes e validações pelos órgãos responsáveis.

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita faz ginástica laboral em dia de protesto

Publicado

on

Ontem houve ginástica laboral no saguão da prefeitura. Até a prefeita Paula participou da aula. Durou quinze minutos. A atividade faz parte do Abril Verde, “mês de conscientização de segurança e saúde no trabalho”.

No mesmo dia, um grupo de professores e funcionários de 12 escolas municipais da Zona Norte protestaram na rótula das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho. Reclamam das más condições dos prédios, da falta de professores, da suspensão de aulas, de baixos salários. O grupo pede ainda perícias de engenharia nos prédios. Outros protestos estão sendo marcados.

Segundo lideranças do ato, os problemas vêm se avolumando e por falta de investimento na rede escolar.

Continue Reading

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading