Connect with us

Brasil e mundo

Carvão de Tróia

Publicado

on

Em época de mortes de pessoas e rios, decorrentes da mineração, surge a proposta de “desenvolvimento econômico” para o RS com a Mina Guaíba que, perto da divisa entre Charqueadas e Eldorado do Sul, promete “novas tecnologias” e afirma que, ao contrário de Brumadinho, “não tem barragem”.

Os riscos de contaminação da água do Jacuí – e de toda bacia do Guaíba – são graves e preocupantes.

A população em geral desconhece, o mais dramático no tratamento da água é a retirada de micropartículas de dejetos minerais, pois, além de ser extremamente difícil que elas sejam filtradas, o seu efeito no corpo humano é cancerígeno.

Na Mina Guaíba, pelo projeto em processo de licenciamento junto à Fepam, é possível prever duas formas de contaminação da água. A primeira é a da água das chuvas sobre as chamadas “pilhas secas” que será canalizada pela empresa para desaguar 9 km adiante, no próprio Rio Jacuí, levando junto inevitavelmente uma parte do pó do carvão extraído. A segunda é no rejeito enterrado com previsível contaminação dos lençóis freáticos – que por sua vez também chegam ao rio.

Consta que o método é enterrar os rejeitos nas próprias cavas do carvão extraído, prevendo-se então “rebaixamento do lençol freático”. A mineradora Copelmi promete que os rejeitos ficarão contidos “como que numa panela” com uma camada de “rochas impermeáveis” montada no solo abaixo dos rejeitos.

Traduzindo, ao invés de barragens a céu aberto as novas barreiras estariam num “solo subterrâneo”, acima de um lençol freático rebaixado. A extensão de tal barreira “impermeável” abaixo do solo é de mais de 2 mil hectares, que é a área escavada do total de 4,5 mil ha do empreendimento.

O projeto prevê maravilhas, começando por mil empregos diretos (que chegariam a cinco mil com os indiretos) e funcionamento de vinte e trinta anos. Geraria bilhões para a economia gaúcha e impostos municipais, estaduais e federais que socorreriam as finanças públicas.

Façamos os cálculos, quantos bilhões Porto Alegre e o RS já gastaram para tratar a água do Guaíba? E para embelezamento da Orla? Pois a etapa seguinte seria um “Polo Carboquímico”, onde além da água também nosso ar passa a ser ameaçado.

Quando você passa pela BR-101 em Tubarão, já reparou como fica o ar naquela cidade? Qual o custo do tratamento de saúde, no futuro, de mil funcionários trabalhando em uma mina de carvão?

Após duas a três décadas, quando as minas forem fechadas, seguirá havendo alto custo de manutenção, quem vai arcar com isso? Se fizermos os cálculos, o lucro será privado e os prejuízos, públicos.

É um Cavalo de Tróia em forma de carvão que nos ofertam.

Montserrat Martins é médico psiquiatra, autor de Em busca da Alma do Brasil

Facebook do autor | E-mail: montserrat@tjrs.jus.br

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading