Connect with us

Pelotas e RS

Serviços essenciais são mantidos no feriado de sexta-feira

Publicado

on

O feriado da Proclamação da República, sexta-feira, dia 15, não privará a população dos serviços públicos essenciais. A Prefeitura assegura atendimentos ininterruptos de urgência e emergência em saúde, saneamento, assistência social, segurança e outras ações indispensáveis.

Urgência e emergência em saúde

  • Pronto Socorro de Pelotas (PSP) – aberto 24 horas, à rua Barão de Santa Tecla, nº 834.
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – expediente ininterrupto, na avenida Ferreira Viana, 2.231.
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – atendimento durante 24 horas. Chamados pelo telefone 192.
  • Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – não abrirá na sexta-feira (15) e prestará atendimento no sábado (16), das 8h às 17h30min, na rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes.

Água e Saneamento – Sanep

  • Departamentos de Água, Eletromecânica, Esgoto, Tratamento e Drenagem – trabalharão no feriado em regime de plantões. Contatos pelo telefone (53) 3025-3797.
  • Lixo – coleta normal nos locais e horários habituais na sexta-feira.

Transporte público

  • Ônibus urbanos – no feriado de sexta-feira, os ônibus circularão de acordo com os horários de domingo.
  • Ônibus rurais – o transporte coletivo rural atenderá os usuários conforme a tabela de domingo.
  • Ônibus intermunicipais – a Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) manterá o funcionamento normal e garantirá ônibus extras, se necessário, para atender à demanda de passageiros.

Energia Elétrica

  • CEEE – plantão 24 horas para atendimento de casos de falta de luz ou presença de fogo na rede. Telefone 0800-721-2333.

Assistência Social

  • Abrigos e casas de passagem não fecharão: atendimento sem pausas. Contatos pelo telefone (53) 3921-6079.

Segurança

  • Defesa Civil – Coordenadoria da Defesa Civil atuará 24 horas. Contatos pelo telefone 153.
  • Guarda Municipal – efetivo e viaturas em serviço contínuo. Telefone 153.
  • Agentes de Trânsito – atividades permanentes. Central de Atendimento: (53) 3227-5402.

Museu e Parque da Baronesa

  • Museu da Baronesa – não abrirá no feriado de sexta-feira. No fim de semana, sábado (16) e domingo (17), estará aberto para receber o público das 14h às 17h30min.
  • Parque da Baronesa – aberto sem interrupções em horário habitual.

Bancos

  • Terminais eletrônicos – acesso do público a caixas eletrônicos, no feriado, estará de acordo com a determinação de cada agência.

Mercado Central

  • Feriado da Proclamação da República: atendimento facultativo. As bancas abrirão a critério dos proprietários.

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita faz ginástica laboral em dia de protesto

Publicado

on

Ontem houve ginástica laboral no saguão da prefeitura. Até a prefeita Paula participou da aula. Durou quinze minutos. A atividade faz parte do Abril Verde, “mês de conscientização de segurança e saúde no trabalho”.

No mesmo dia, um grupo de professores e funcionários de 12 escolas municipais da Zona Norte protestaram na rótula das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho. Reclamam das más condições dos prédios, da falta de professores, da suspensão de aulas, de baixos salários. O grupo pede ainda perícias de engenharia nos prédios. Outros protestos estão sendo marcados.

Segundo lideranças do ato, os problemas vêm se avolumando e por falta de investimento na rede escolar.

Continue Reading

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading