Connect with us

Pelotas e RS

Crise do coronavírus reduz doações e estoques de sangue

Publicado

on

Em Pelotas, a crise da doença Covid-19 já afeta os bancos de sangue, diminuindo pela metade o estoque, assim como na maior parte do País. Com a etiqueta respiratória diariamente enfatizada, a população procura manter isolamento e evitar contato social. Entretanto, com essas medidas, aliadas ao medo de contaminação, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) – principal responsável pela distribuição de bolsas de sangue na cidade – e o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas apresentam escassez.

A recomendação geral é que os cidadãos saudáveis doem nos hemocentros – em contrapartida, aqueles que se enquadram em situação de possível contaminação não se devem candidatar ou participar. “Os processos de hemoterapia já estão adequados. Pedimos para que as pessoas doem durante o período de crise. Não deve faltar sangue em tempos de incerteza”, apela a assistente social do Hemopel, Adriana Souza de Melo.

De acordo com a enfermeira do Hospital Santa Casa, Margareth Noremberg, a redução das bolsas chega a 50%. Em ambas instituições, ocorre queda nas reservas de todos os tipos sanguíneos, principalmente os negativos. Para a segurança dos doadores, Margareth esclarece que a recepção está limitada a cinco pessoas por vez na sala de espera, enquanto outros aguardam do lado de fora. “O foco é evitar aglomerações. A triagem também está mais rigorosa em relação àqueles que estiveram em cidades já contaminadas, ou têm algum sintoma”, explica.

Segundo a profissional, se a população não contribuir e os bancos ficarem desprovidos ou próximos da falta, os repasses de bolsas de sangue ficarão restritos apenas a situações de emergências – o que prejudica a sociedade como um todo. “É preciso que a população se conscientize. A doação é um gesto voluntário, por isso todos devem seguir medidas preventivas e os que estiverem em boas condições físicas não devem deixar de fazê-lo”, enfatiza.

Para doar, é necessário:

  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
  • Estar bem de saúde.
  • Possuir entre 18 e 69 anos (16 a 18 anos – somente com autorização dos pais).
  • Pesar mais de 50 quilos e estar bem alimentado.

Após a doação, a orientação:

  • Não fumar nas 2 horas subsequentes.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas seguintes.
  • Evitar esforço físico e atividades, tais como operar máquinas de corte e dirigir veículos coletivos.

Para agendar e esclarecer dúvidas:

  • Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel): Atendimento das 7h30min às 18h30min, de segunda a sexta-feira. Telefone para contato: (53) 3222-3002. Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 4569, Pelotas.
  • Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas: Atendimento das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Telefone para contato: (53) 3284-4700. Endereço: Praça Piratinino de Almeida, 53, Centro, Pelotas. Página da internet: http://www.santacasadepelotas.com.br/index.php/banco-de-sangue/

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita faz ginástica laboral em dia de protesto

Publicado

on

Ontem houve ginástica laboral no saguão da prefeitura. Até a prefeita Paula participou da aula. Durou quinze minutos. A atividade faz parte do Abril Verde, “mês de conscientização de segurança e saúde no trabalho”.

No mesmo dia, um grupo de professores e funcionários de 12 escolas municipais da Zona Norte protestaram na rótula das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho. Reclamam das más condições dos prédios, da falta de professores, da suspensão de aulas, de baixos salários. O grupo pede ainda perícias de engenharia nos prédios. Outros protestos estão sendo marcados.

Segundo lideranças do ato, os problemas vêm se avolumando e por falta de investimento na rede escolar.

Continue Reading

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading