Connect with us

Brasil e mundo

Dois dedos de prosa sobre virologia e infecções. Por Renata Kotscho Velloso

Publicado

on

Renata Kotscho Velloso, médica

Vírus é um bicho traiçoeiro. Na verdade a gente nem sabe se vírus é um “bicho” ou uma “coisa”. Isso porque, vírus não “vive” muito tempo fora de uma célula que não é dele, ele precisa “roubar” a célula de outro ser vivo para crescer e multiplicar.

O problema é que daí vem a força do vírus. Como ele vive dentro das nossas células é difícil matá-lo, sem nos matar junto.

Renata: “Fique em casa, se cuide e não dissemine notícias falsas”

Os antibióticos, que combatem essencialmente as bactérias, têm como alvo características das bactérias que são exclusivas delas, e que diferenciam as células bacterianas, das humanas. Os primeiros antibióticos que foram descobertos, como por exemplo a penicilina, tem como alvo a parede celular das bactérias, algo que as nossas células humanas não possuem.

Pois bem, vírus não é assim, porque ele “mora” dentro das nossas células.

Nosso organismo tem várias células de defesa, como os glóbulos brancos. Mas eles, em geral, só combatem células “estrangeiras”. Felizmente, temos também outros tipos de célula de defesa, como as chamadas “Natural Killers”, ou NKs, que são as minhas favoritas. São elas que combatem células cancerígenas ou infectadas por vírus.

Funciona mais ou menos assim, para ilustrar, não levem ao pé da letra, por favor. A célula NK bate na porta de outra célula e pede uma senha, se essa célula não apresenta um DNA igual ao seu, a célula NK tenta matá-la.

É devido ao trabalho delas que humanos (como eu, ou você) destruímos todos os dias células esquisitas que poderiam virar cancers, ou células infectadas por vírus.

Faça a sua parte. Fique em casa, se cuide e não dissemine notícias falsas

O problema, ou a doença, acontece quando as células infectadas com vírus, ou com câncer, crescem numa velocidade muito maior do que o nosso sistema de defesa consegue combater.

É por isso que, muito mais do que os antibióticos, as vacinas são a mais importante descoberta da medicina de todos os tempos (e eu espero realmente que essa desgraça toda tenha pelo menos o benefício de nos mostrar a importância delas). Porque elas criam anticorpos contra vírus quando eles estão fora das nossas células, e não tem muito outro jeito deles morrerem.

O remédio contra malária, que estão testando contra o coronavírus, pode ser eficiente, porque a malária, apesar de ser causada por um protozoário, o plasmódio, é um bicho que também se reproduz dentro das células humanas.

Só que, como a malária é uma “doença de país pobre”, ninguém dá muita atenção para ela, nem faz muita pesquisa. Por isso, o tratamento não só não é 100% eficaz, como causa muitos efeitos colaterais (meio parecido como uma quimioterapia, por assim dizer). Não dá pra ficar usando como se fosse xarope para tosse. Percebem? É muito arriscado, tóxico, pode matar ou deixar sequelas se usado de maneira incorreta.

Então, apesar de promissores, os estudos com medicação antimalárica para tratar o coronavírus são muito preliminares e precisam de mais dados. É uma esperança (que bom!!) mas nada mais do que isso.

Se fosse fácil fazer remédio ou vacina contra Corona, já teríamos exterminado outros vírus que estão aí faz tempo, como o HIV ou a Dengue.

Não é simples. Não tem cura milagrosa.

Por isso, a nossa maior arma no momento é diminuir a velocidade de transmissão da infecção para que as pessoas que ficarem doentes possam ter tratamento digno nos hospitais e, com isso, maiores chances de sobreviver.

Faça a sua parte. Fique em casa, se cuide e não dissemine notícias falsas.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading