Connect with us

Pelotas e RS

Resultados de exames de coronavírus sairão mais rápido

Publicado

on

Da prefeitura: O Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, contratou a empresa pelotense M&S Produtos Agropecuários, para realização de exames em pacientes suspeitos da Covid-19.

O laboratório tem capacidade de fazer até 250 análises por dia.

A contratação foi formalizada com o objetivo de agilizar os testes e, portanto, os resultados referentes ao novo coronavírus, até então só realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que está sobrecarregado.

Novas parcerias não foram descartadas e seguem em tratativas pelo governo estadual.

Conforme o diretor da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SMS) de Pelotas, Franklin Mendonça de Souza Neto, a empresa manteve contato com o setor, colocando-se à disposição à efetivação das provas de confirmação ou não da enfermidade.

Vistoria no laboratório

A seguir, profissionais da Vigilância, acompanhados pela Coordenadoria, vistoriaram as instalações do laboratório da M&S Produtos Agropecuários, certificando-se dos aparatos e das condições técnicas, considerando-os adequados aos procedimentos dos exames.

“O processo culminou com a aprovação da Secretaria Estadual da Saúde, interessada em buscar agilidade, desafogando o Lacen, que concentrava, até o momento, todas as análises do Rio Grande do Sul. Ao agregar as atividades da contratada, chega-se a respostas mais rápidas aos casos suspeitos da doença”, assegura o diretor da Vigilância em Saúde do Município.

Resposta em 24 horas

O gestor informa ainda que a coleta de sangue, destinada à análise, é feita entre o terceiro e o sétimo dia a partir das manifestações dos sintomas, e a conclusão é divulgada em 24 horas pelo laboratório.

“A agilidade do processo e a resposta rápida definem o diagnóstico. Inicialmente, estão restritos a pessoas que apresentem sinais clínicos de contaminação pelo novo vírus. Além disso, devem ser profissionais da saúde ou pacientes direcionados à internação hospitalar”, esclarece o coordenador.

Clique para comentar

Pelotas e RS

Deputada vai ao MP pelo caso do condomínio Lagos de São Gonçalo

Publicado

on

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul com uma representação contra o condomínio Lagos de São Gonçalo, em Pelotas, pelo caso da bomba e do duto instalados para jogar água da enchente de dentro para fora do condomínio.

Ela pede o enquadramento do condomínio nas leis de crimes ambientais e de parcelamento do solo urbano. Diana preside a Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara. A bomba foi desarmada no mesmo dia da denúncia.

Resumo da história: Tudo começou com uma “precipitação”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Enem será gratuito a todos os estudantes do Rio Grande do Sul

Publicado

on

O governo federal anunciou, na noite desta segunda-feira, 20, que todos os moradores do Rio Grande do Sul que se inscreverem para a prova do Enem terão isenção da taxa de inscrição. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana. “Vamos abrir nova data para as inscrições dos gaúchos, para que ninguém deixe de participar”, escreveu.

Santana disse que o ministério avalia, “ainda, uma aplicação específica para o Estado, com uma prova diferenciada e em condições especiais.” 

O calendário específico do Estado será divulgado em 27 de maio. “Até porque, nós vamos aguardar um pouco como vai se comportar o quadro dos municípios afetados do Rio Grande do Sul para então apresentar um calendário exclusivo do Enem para os alunos daquele Estado.”

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading