Connect with us

Pelotas e RS

IFSul desenvolve aplicativo para orientações de Coronavírus

Publicado

on

Um professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Timóteo Matthies Rico, desenvolveu um aplicativo voltado ao envio de mensagens sobre prevenção e cuidados relacionados ao Coronavírus para a população da região sul do estado.

Operacionalizado em parceria com o Hospital Escola da UFPel, o aplicativo, batizado de SMStopCorona, envia diariamente mensagens personalizadas sobre saúde para todos os usuários cadastrados no sistema.

Dentre as informações passadas pelo aplicativo estão orientações sobre a prevenção ao Coronavírus, assim como cuidados para a recuperação de possíveis infectados. Elaboradas por uma equipe multiprofissional do Hospital Escola, as orientações seguem as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

As temáticas são diversas: higiene, lazer, isolamento social, cuidados clínicos e atividade física são só alguns dos assuntos abordados. Para se cadastrar e receber o conteúdo diariamente, basta preencher o formulário disponibilizado nos sites do IFSul e do HE-UFPel.

Informação e praticidade

Ao contrário de muitas tecnologias disponíveis hoje para smartphones, o serviço de envio de mensagens desenvolvido pelo IFSul não requer que o usuário faça nenhum download em seu celular.

Tomóteo, que é professor do campus avançado Jaguarão, explica que o aplicativo funciona como um robô: nele, são cadastradas as mensagens que serão enviadas e também todas as pessoas que querem receber as mensagens. A partir disso, o aplicativo envia automaticamente o conteúdo personalizado por SMS.

Junto com o professor do IFSul, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, uma equipe do HE participou do projeto elaborando o conteúdo das mensagens, por meio de uma parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital.

Experiência já testada com outra doença – e aprovada

A ideia de levar informação para as pessoas de maneira fácil e prática é realmente muito apropriada para a crise de saúde pública que se instaurou com o Coronavírus. Mas a iniciativa do aplicativo, segundo o professor, já colhe frutos de um outro trabalho realizado por ele, mas, à época, voltado a outra doença. Doutor em Ciências da Saúde e com mestrado e graduação na área da Computação, o docente reuniu esses dois campos de conhecimento em sua tese de doutorado, desenvolvendo um estudo enviando mensagens SMS com orientações para ajudar a prevenir efeitos colaterais em pacientes oncológicos que estavam em tratamento contra o câncer.

“Os resultados foram promissores. Por exemplo, as pessoas que receberam as orientações via SMS apresentaram menos efeitos colaterais dos que os pacientes que não receberam as mensagens”, conta o docente, dizendo que a experiência bem-sucedida serviu de inspiração para a iniciativa de desenvolver um app similar voltado à pandemia de Covid-19.

Por ter entrado em funcionamento nessa semana, a ferramenta ainda não pode ter seus impactos avaliados, mas, segundo Timóteo, o projeto desenvolvido com os pacientes oncológicos anos atrás teve um feedback muito positivo, pois as pessoas se sentiam lembradas, apoiadas, acolhidas e bem orientadas por meio das mensagens recebidas.

E por acreditar no poder da informação precisa e embasada cientificamente, o docente não apenas tem a expectativa de que milhares de pessoas na região sul se cadastrem, como também vê no projeto um potencial ainda maior. “Acredito que esse projeto seja inovador em nível nacional. Deste modo, a ferramenta poderia ser utilizada em todo o país, beneficiando milhões de pessoas”, avalia.

Além das orientações confiáveis e personalizadas, o conteúdo também traz outra importante característica, especialmente em tempos de isolamento social: as orientações clínicas são mescladas com palavras de ânimo, carinho e estímulo, fazendo do acolhimento mais um aliado da população no combate ao vírus.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading