Connect with us

Pelotas e RS

“Não haverá relaxamento do controle do lockdown”, diz prefeitura

Publicado

on

Do site da prefeitura:

Não haverá relaxamento do controle do lockdown até o último minuto de vigência do Decreto municipal 6.300/2020, que instituiu, das 20h de sábado (8) até o meio-dia desta terça-feira (11), medidas restritivas no Município, com o fechamento de todas as atividades não essenciais. 

Forças integradas de segurança, junto com a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, seguem com as estratégias programadas para fazer valer as determinações.

“Estamos vivendo um momento inédito, com crise sanitária sem precedentes. Ainda que o Tribunal de Justiça do Estado tenha decidido a favor do deslocamento das pessoas, atingindo dois artigos do Decreto, o lockdown continua e não são permitidas aglomerações e permanência nos espaços públicos. As atividades não essenciais seguem suspensas, abrangendo comércio, indústria e serviços”, frisa a prefeita Paula Mascarenhas.

O assessor jurídico da prefeita, Fábio Machado, enfatiza que a excepcionalidade do momento requeria uma medida excepcional, e que o Município agiu de forma correta não recorrendo da decisão do Tribunal de Justiça, mas seguirá discutindo o mérito da ação. A fiscalização vai continuar atuando até o término do lockdown.

O secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, informa que as últimas horas do lockdown não terão relaxamento da fiscalização. Para esta segunda-feira (10), nova operação especial foi organizada, atuando até as 21h nos pontos habituais de aglomerações, como praias do Laranjal, Recanto de Portugal, Parque Uma, praça Coronel Pedro Osório, locais públicos e em bairros. À noite, as forças integradas percorrem as ruas e conferem denúncias. Na manhã desta terça-feira, o trabalho continua. Fiscalização de empresas que devem estar fechadas até o fim da vigência do decreto está incluída nas ações. 

A partir do meio-dia desta terça-feira, o transporte coletivo urbano volta às ruas de acordo com a grade normal de horários e itinerários. O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, registra o cumprimento, com sucesso, das medidas restritivas. “Os ônibus operaram somente nos horários ajustados e para transportar o público permitido – profissionais da saúde.”

A Secretaria segue participando das operações integradas, até o fim do lockdown, coibindo aglomerações e denúncias.

A Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, desde o início do lockdown, acompanhou ações integradas e manteve a fiscalização atuante no controle de atividades não permitidas. “Encontramos casos de estabelecimentos que abriram, por má interpretação das determinações do Decreto. Orientamos os proprietários e as atividades foram cessadas imediatamente”, comenta o secretário Jacques Reydams. 

A SGCMU seguirá, até o meio-dia desta terça-feira, com equipes de fiscais em vistoria, atendimento a denúncias e junto às operações integradas.

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde continua com suas equipes em ação. “Atuamos principalmente na checagem de denúncias e acompanhamos as operações integradas. Continuaremos verificando estabelecimentos vinculados à Vigilância, ligados às condições higiênico-sanitárias dos produtos”, reforça o chefe do Departamento, Sidnei Louro Jorge Júnior.

O 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) deslocará todo o efetivo, incluindo o do expediente administrativo, para cuidar as ruas da cidade e evitar aglomerações e deslocamento de pessoas sem máscara, até o meio-dia desta terça-feira. 

“Vamos prosseguir com as operações integradas até o fim do lockdown, e a cidade está respondendo exemplarmente. A população mostra-se respeitosa e percebe que a saída de casa deve ser somente quando inevitável”, observa o comandante, tenente-coronel Facin.

As operações integradas do lockdown estão formadas pela Secretaria de Segurança Pública/Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Transporte e Trânsito, e atuação da fiscalização das secretarias de Gestão Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading