Connect with us

Brasil e mundo

AL homenageará Hallal com Medalha Mérito Farroupilha

Publicado

on

Da AL:

A coragem, o conteúdo intelectual, o estímulo à democracia, a valorização e o respeito à ciência serão homenageados pela Assembleia Legislativa. Por indicação do deputado estadual Zé Nunes (PT), o Parlamento gaúcho aprovou nesta terça-feira (9), o nome do Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal para receber a maior honraria do Legislativo estadual, a Medalha Mérito Farroupilha.

Hallal

Para Zé Nunes, diante da maior crise sanitária desta geração, é fundamental respaldar evidências, méritos e atitudes positivas como as iniciativas do ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ao longo do último período. “Ele é responsável pela defesa da democracia e da autonomia universitária, levou o Rio Grande do Sul ao cenário nacional. Temos total convicção do merecimento desta indicação, e em nome do povo gaúcho, com muito orgulho reconheceremos o trabalho de Hallal”, explicou.

Hallal recebe a indicação com emoção. “Num momento tão polarizado com o que vivemos, fico emocionado em ter o trabalho reconhecido com essa homenagem do Parlamento Gaúcho e do Estado do Rio Grande do Sul. Dedico essa medalha a todas as famílias gaúchas que estão em luto pela perda de familiares durante a pandemia de COVID-19. Somente juntos, e ouvindo a ciência, vencemos o coronavírus”. 

Quem é Pedro Hallal

Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal é brasileiro, natural de Pelotas – Rio Grande do Sul. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2000), mestrado em Epidemiologia pela UFPel (2002); doutorado em Epidemiologia pela UFPel (2005) e pós-doutor pelo Instituto de Saúde da Criança – University College of London – UCL, Londres -Inglaterra.

Atuou como Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entre os anos de 2017 e 2020, onde foi o mais jovem professor a conduzir uma instituição federal de Ensino Superior no país. É atualmente docente associado da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia.

Coordena o EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. É um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas e do Observatório Global de Atividade Física. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É bolsista de produtividade 1A do CNPq. É editor-chefe do Journal of Physical Activity and Health.

Medalha Mérito Farroupilha

Maior honraria do Parlamento gaúcho, a Medalha Mérito Farroupilha tem o objetivo de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do Parlamento deste Estado. Limitada a uma unidade por deputado a cada Legislatura.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading