Connect with us

Opinião

Jaccottet: ‘Errei ao votar em Lula, Dilma, Aécio e Paula’

Publicado

on

Há várias formas de se escolher um candidato. Igualmente há outras maneiras de se fazer desse candidato um rosto novo para um modo de gestão antiquado, o que muitos podem chamar de reacionário.

Eu não votei em Eduardo Leite, tampouco o mesmo será o meu candidato para o Governo do Estado se a sua candidatura for confirmada.

Dos maiores erros que cometi na vida, dois são notórios: ter votado em Lula e Dilma e em Aécio e Paula Mascarenhas.

A questão é que eu não tinha opção, salvo o voto branco ou nulo.

É lídimo que poderia ter escolhido os nomes do PSDB em 2006 e 2010, mas não confio no PSDB, assim como a mesma regra vale para o (P)MDB, PT e afins.

Não quero usar deste espaço para um palanque eleitoral, mas meus candidatos serão todos do Partido NOVO, salvo o cargo de Presidente, cujo voto irá para Jair Bolsonaro.

Por que escolher o NOVO e Bolsonaro? Simples. É preferível eleger nomes que não tenham vinculação alguma com Lula, Dilma, Aécio, Temer, Alckmin, Azeredo e outros.

O número de denunciados na Lava Jato é assombroso e, como bem disse o Rubens, o silêncio dos tucanos pelotenses é tão estridente como um bando de tucanos no cerrado às 6:00, quando saem de seus ninhos em busca de frutas.

O barulho é ensurdecedor. Eu mesmo já presenciei, quando visitei a cidade natal de meu avô, Paranã, no interior do Tocantins.

Alerto, contudo, o eleitor de que nada adianta uma Selfie usando um iPhone, fotos com um MacBook Air em frente, com o logo da Apple aceso (cuja própria Apple já abandonou).

Ações são necessárias, e isto não tenho visto, igualmente faltam esclarecimentos, pelo menos uma “mea culpa”, nem isso.

É falta de coragem?

Não estou nos nervos do PSDB para saber, mas tenho a certeza de que há algo de podre que ainda não sabemos.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Opinião

Incômodas indicações para cargos na prefeitura

Publicado

on

Há pouco a prefeitura demitiu Pai Cleber de Xangô do cargo de “diretor de Patrolamento” da Secretaria de Obras. Numa cidade com muitas ruas de terra nos bairros, o setor é visado. Quando chove, as ruas, esburacadas, alagam. Ao ver a patrola, os moradores ficam felizes. O ponto: segundo o vereador César Brizolara, do PSB, Pai Cleber foi indicado ao cargo pelo vereador Márcio Santos, do PSDB, partido da prefeita Paula Mascarenhas. A demissão veio após Brizolara afirmar que Cleber entregava aos moradores cartões oferecendo serviços religiosos e propagandeando que o serviço de patrola ocorria graças a Santos.

Já na Secretaria de Assistência Social, o servidor Juliano Nunes foi guindado ao cargo de função gratificada de “diretor de Alta Complexidade”. Segundo o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, em depoimento ontem (19) na Câmara, Nunes foi indicado ao cargo pelo vereador Carlos Júnior, do PSD, da base do governo. Como Pai Cleber, Nunes foi afastado do cargo, depois de denúncias de que desviava dinheiro público de beneficiários do Serviço de Prestação Continuada. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na casa de Nunes, onde fez buscas e apreensões.

Já no Pronto Socorro Municipal, Misael da Cunha, então vice-presidente do PSDB e ex-tesoureiro do partido, foi elevado ao cargo de “gerente executivo do Pronto Socorro”, de onde acabou afastado após a descoberta de pagamentos em duplicidade a uma empresa específica. O caso motivou uma CPI, em curso na Câmara, onde Brizolara tem insistido em que se abra uma outra CPI específica para investigar a Secretaria de Assistência Social.

Por esses casos estima-se os riscos da indicação política de pessoas para cargos-chave. De apelo eleitoral. E que operam verbas.

Vereadores indicando cargos, de qualquer tipo, e a autoridade na prefeitura aceitando, é um sinal da miséria brasileira, da falta de entendimento do papel institucional. Às vezes cansa falar disso.

A imagem da patrola parece resumir o que ocorre.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading