Connect with us

Pelotas e RS

Sindicatos de servidores de Pelotas e Capão do Leão soltam nota de repúdio a atos de assédio moral na UFPel

Publicado

on

Segue a nota divulgada no facebook da Associação de Servidores da UFPel:

“Os Sindicatos dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão vem, através desta nota, manifestar seu completo repúdio aos atos de assédio moral denunciados ao Ministério Público Federal (MPF) por mais de doze (12) Servidores/as da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lotados no Hospital Escola (HE) da Instituição.

Não há tolerância para casos de assédio, discriminação, ameaças, deboches ou desmerecimento do trabalho dos Servidores Técnico Administrativos/as. Exigimos uma investigação criteriosa por parte da UFPel e do Ministério Público, e a consequente responsabilização pelos atos de assédio.

Recentemente tivemos notícia por meio da imprensa, da orientação do Ministério Público pedindo o afastamento do gerente administrativo da EBSERH no HE da UFPel. Por diversas vezes o ASUFPel Sindicato relatou ao Reitor e Vice-reitor em reuniões, inclusive com a participação de Servidores do Hospital, condutas do referido Gerente, incompatíveis com a ética pública e com a lei, que deveriam ser objeto de investigação e tomada de providências por parte da gestão.

https://amigosdepelotas.com.br/2019/02/21/procuradoria-recomenda-afastamento-de-gerente-administrativo-da-ufpel/

Infelizmente nenhuma medida foi tomada e a situação tomou proporções cada vez maiores, apesar da ação sistemática do Sindicato.

O ASUFPel espera que agora com a orientação do MP, finalmente haja investigação e punição. Assédio moral é crime!!
Aos trabalhadores e trabalhadoras que se sentirem constrangidos/as nos solidarizamos e nos colocamos como sempre à disposição para continuarmos lutando contra o assédio moral.

Assim, voltamos a reafirmar nosso compromisso em zelar pelo bem-estar comum dos TAE`s de Pelotas e Capão do Leão”.

A Coordenação

https://amigosdepelotas.com.br/2019/02/22/reitoria-da-ufpel-libera-nota-sobre-casos-de-assedio-moral-na-universidade/

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita faz ginástica laboral em dia de protesto

Publicado

on

Ontem houve ginástica laboral no saguão da prefeitura. Até a prefeita Paula participou da aula. Durou quinze minutos. A atividade faz parte do Abril Verde, “mês de conscientização de segurança e saúde no trabalho”.

No mesmo dia, um grupo de professores e funcionários de 12 escolas municipais da Zona Norte protestaram na rótula das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho. Reclamam das más condições dos prédios, da falta de professores, da suspensão de aulas, de baixos salários. O grupo pede ainda perícias de engenharia nos prédios. Outros protestos estão sendo marcados.

Segundo lideranças do ato, os problemas vêm se avolumando e por falta de investimento na rede escolar.

Continue Reading

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading