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Opinião

Só após sindicância, Reitoria da UFPel decidirá se afastará ou não servidor denunciado por assédio moral

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Trecho de nota divulgada pela UFPel, no começo da noite desta quinta-feira (22):

“Na semana passada, a UFPel recebeu da EBSERH cópia do expediente que lá tramitou, o qual não veio acompanhado de nenhum juízo de valor sobre a denúncia. Imediatamente, a Reitoria procedeu com a abertura de procedimento administrativo disciplinar.

A Reitoria não viu razões para, antes do exercício de ampla defesa e à falta de suficiente contraditório, promover o afastamento preventivo do servidor.

Especificamente em relação às declarações de que, “mesmo após mais de uma dezena de relatos de assédio moral… o denunciado foi elevado à condição de superintendente substituto do hospital”, registre-se que a primeira portaria de substituição foi assinada em 14 de agosto de 2017, mais de um ano antes de qualquer denúncia.

Nova portaria foi emitida em 14 de junho de 2018, também antes do recebimento de qualquer denúncia de assédio. Destaque-se que tais portarias são de domínio público e, portanto, lamentamos profundamente que informações inverídicas tenham sido trazidas à comunidade sem o mínimo cuidado em averiguar a veracidade dos fatos.

Por fim, a administração da UFPel lamenta a ausência de reconhecimento ao trabalho sério e independente que vem sendo prestado por centenas de servidores abnegados junto à Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares, cujos relatórios inclusive são analisados pela Procuradoria Federal junto à UFPel (Advocacia Geral da União).”

O servidor denunciado ao MP e mais sobre o caso:

https://amigosdepelotas.com.br/2019/02/21/procuradoria-recomenda-afastamento-de-gerente-administrativo-da-ufpel/

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Cultura e entretenimento

Guerra civil, o grande filme do ano até agora. Por Déborah Schmidt

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Guerra Civil mostra a fotojornalista Lee Smith (Kirsten Dunst) e o redator Joel (Wagner Moura) em meio a uma guerra civil que dividiu os Estados Unidos em diversas facções políticas. A dupla pretende conseguir uma entrevista com o presidente, mas para isso, precisa atravessar um país dividido e enfrentar uma sociedade em guerra consigo mesma. A dupla é acompanhada por Jessie (Cailee Spaeny), uma jovem fotógrafa, e Sammy (Stephen McKinley Henderson), um repórter veterano.

Dirigido e roteirizado pelo premiado Alex Garland, o filme explora uma trama ambientada em um futuro distópico, porém não tão distante e nem tão improvável. Conhecido por filmes como Ex Machina (2014) e Aniquilação (2018) e pelos roteiros de Extermínio (2002), de Danny Boyle e Não Me Abandone Jamais (2010), de Mark Romanek, Garland apresenta uma mistura de ação e suspense ao apresentar a viagem de carro do quarteto de Nova York até Washington. Durante o trajeto, registram a situação e a dimensão da violência que tomou conta das ruas, envolvendo toda a nação e eles mesmos, quando se tornam alvos de uma facção rebelde.

Como a dupla de protagonistas, os sempre ótimos Kirsten Dunst e Wagner Moura criam um contraponto perfeito. Enquanto Lee já está entorpecida e demonstra frieza com relação ao caos, Joel é mais relaxado e conquista o público através do carisma. A serenidade do grupo pertence a Sammy, em um personagem que é impossível não simpatizar, ainda mais com a excelente atuação de  Stephen McKinley Henderson. Cailee Spaeny, que já havia se destacado em Priscilla (2023), repete a qualidade com Jessie, uma jovem tímida, mas ousada, e que está seduzida pela adrenalina da cobertura de uma guerra. Ainda no elenco, Nick Offerman vive o presidente dos EUA, e Jesse Plemons faz uma participação curta, porém intensa, na cena mais perturbadora do longa.

Com a qualidade técnica já conhecida dos filmes da A24, a produção mescla a todo o momento sons de tiros ensurdecedores a um silêncio que fala ainda mais alto, em uma verdadeira aula de edição e mixagem de som. A fotografia de Rob Hardy (parceiro de Garland desde Ex Machina) flerta com o documentário e a trilha sonora de Geoff Barrow e Ben Salisbury (também parceiros de longa data do diretor) é discreta, mas extremamente competente ao servir como alívio de momentos mais tensos.

É instigante acompanhar a jornada desses jornalistas e o filme definitivamente se beneficia deste fato. Através de frames com fotos realistas, em preto e branco, que surgem em meio às cenas mais duras, o filme aposta na fotografia para contar sua narrativa. Mesmo que acostumados com a violência, os jornalistas são os melhores personagens para retratarem essa história e, por mais que tenham seu posicionamento frente ao conflito, o trabalho deles é apenas registrar o que está acontecendo, deixando que o público tire as suas próprias conclusões. Guerra Civil é uma bela homenagem ao papel desses profissionais em momentos de crise.

Em cartaz nos cinemas, Guerra Civil é o grande filme do ano até o momento. Um olhar crítico e sensível, ainda que essencial, sobre a nossa própria realidade.

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Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

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